Qual o prazo para dar entrada no acidente de trabalho?
Serviço para comunicar um acidente de trabalho ou de trajeto, bem como uma doença ocupacional. O documento pode ser usado em outros órgãos além do INSS. Atenção! A empresa onde a pessoa acidentada trabalha é obrigada a informar o acidente até o dia útil seguinte.O que preciso para dar entrada no INSS por acidente de trabalho?
Documentos necessários para solicitar o auxílio-acidente
- Documento de identificação oficial com foto (RG ou CNH)
- CPF.
- Comprovante de residência.
- Carteira de trabalho, contracheques ou outro comprovante de vínculo empregatício.
- Laudos médicos, exames, receitas e atestados que comprovem as sequelas do acidente.
Como funciona o INSS em caso de acidente de trabalho?
Caso o acidente seja de trabalho, também é necessário apresentar a comunicação de acidente de trabalho (CAT). E, por fim, aguardar a decisão do INSS. Após a realização da perícia, o INSS analisará o pedido e, se constatada a sequela permanente que reduz a capacidade laboral, concederá o benefício.Como funciona o afastamento pelo INSS por acidente de trabalho?
O trabalhador tem direito à solicitação do afastamento pelo INSS quando um acidente ou uma doença impossibilitem ele de exercer a sua profissão por mais de 15 dias. A primeira quinzena permanece como obrigação da empresa. Ou seja: o pagamento de salários normalmente.Auxílio-acidente tem prazo para pedir no INSS?
Qual é o prazo para requerer o auxílio-acidente?
Segundo o artigo 104 da Lei 8.213/91, a ação de referentes a acidente de trabalho, inclusive do auxílio acidente, prescrevem em 5 anos, contados da data: do acidente que resultou em incapacidade temporária verificada em perícia da Previdência Social; do reconhecimento das sequelas do acidente pela Previdência Social.Quem faz a perícia do acidente de trabalho?
A perícia médica é um procedimento técnico e imparcial realizado por um médico perito, geralmente nomeado por um juiz ou designado pelo INSS. O objetivo principal é avaliar as condições de saúde do trabalhador após um acidente de trabalho, identificando: A natureza e a gravidade da lesão.Quanto tempo demora para receber do INSS por acidente de trabalho?
Atualmente, a legislação estabelece que o primeiro pagamento desses benefícios seja efetuado, de forma definitiva, em até 45 dias após a data da apresentação, pelo segurado, da documentação necessária à sua concessão.Quem comunica acidente de trabalho ao INSS?
O próprio trabalhador, seus dependentes, o sindicato, uma autoridade pública ou o próprio médico que o assistiu podem preencher a CAT. O campo refente ao "atestado médico" deverá ser preenchido por um médico, de preferência aquele que atendeu o trabalhador ou algum médico da confiança do trabalhador.Quais são meus direitos após um acidente de trabalho?
Após sofrer um acidente de trabalho, o trabalhador tem direito à estabilidade no emprego por um período de 12 meses após seu retorno às atividades. Essa garantia significa que ele não pode ser demitido sem justa causa durante esse período, salvo em casos excepcionais.Quanto tempo depois de um acidente posso dar entrada no INSS?
Para dar entrada no benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por até 180 dias, os segurados podem fazer o requerimento via Atestmed, pelo aplicativo ou site Meu INSS.Quais são os 7 passos para ser aprovado na perícia médica do INSS?
As 8 Dicas de Ouro para Passar na Perícia do INSS
- VISTA-SE DE FORMA ADEQUADA. ...
- CHEGUE CEDO. ...
- LEVE TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS. ...
- SE POSSÍVEL, PEGUE UM ATESTADO NOVO. ...
- RESPONDA (SÓ) O QUE O PERITO PERGUNTAR. ...
- COMECE PELO PIOR. ...
- FALE A VERDADE, SOMENTE A VERDADE E NADA MAIS DO QUE A VERDADE.
O que fazer após sofrer acidente de trabalho?
Caso algum acidente ocorra em sua empresa, é obrigatório:
- preencher e encaminhar a CAT imediatamente;
- fornecer toda a documentação solicitada;
- arcar como o pagamento do salário pelos primeiros 15 dias — depois disso, será pago pelo INSS;