Qual o prazo para o consumidor reclamar?

O prazo para o consumidor reclamar do problema é de: • 30 dias para produto ou serviço não durável (por exemplo, alimentos, serviços de manicure, transporte público etc.). 90 dias para produto ou serviço durável (por exemplo, eletrodomésticos, móveis, serviço de ensino etc.).
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Qual o prazo para o cliente reclamar?

QUAL O PRAZO QUE O CONSUMIDOR TEM PARA RECLAMAR DO VÍCIO DO PRODUTO OU EXECUÇÃO DE SERVIÇO? O consumidor poderá reclamar dos vícios aparentes ou de fácil constatação em 30 (trinta) dias no caso de produtos ou serviços não duráveis, e em 90 (noventa) dias para produtos ou serviços duráveis.
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Qual o prazo de reclamação do consumidor?

O QUE SE PODE RECLAMAR NO PROCON? Toda aquisição de produto ou contratação de serviço que se faz na condição de consumidor é uma relação de consumo. Assim, tendo problemas nesta aquisição ou prestação de serviços, você tem direito a reclamar e pode procurar uma unidade de Procon.
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Quando caduca o direito de reclamar?

Código de Defesa do Consumidor – Lei nº 8.079/1990

O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
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Qual é o prazo limite para que o consumidor abra uma contestação?

Prazos para reclamar

De acordo com o artigo 26 a lei federal 8.078/90 que regulamenta o código do consumidor, o prazo para reclamação para vicios aparentes ou de fácil constatação é de 30 dias tratando-se de produtos ou serviços não duráveis como alimentos, lavagem de automóveis, lavanderia, etc.
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QUANDO POSSO DESISTIR DA COMPRA? Direito de Arrependimento do Consumidor.

O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
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Qual prazo para entrar com ação consumidor?

Prazo para ação do consumidor diante de vício oculto é de 30 dias — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.
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Qual o prazo para entrar com ação de reparação de danos?

A pretensão para reparação de danos causados por fato do produto ou do serviço, também conhecido como acidente de consumo, prescreve em cinco anos. A contagem do prazo inicia-se com o conhecimento do dano e da autoria, na forma do art. 27 do CDC, dispensada reclamação prévia do consumidor.
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Quais os prazos para reclamar seus direitos?

Sendo assim, os prazos legais para reclamar serão os mesmos, 30 dias para produtos não duráveis e 90 para duráveis.
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Quanto tempo prescreve direito do consumidor?

Diz o art. 27 do CDC que "prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço prevista na Seção II deste Capítulo, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria".
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Quanto tempo eu tenho para fazer uma reclamação no Procon?

30 dias para produto ou serviço não durável (alimentos, serviços de manicure, viagem etc.); 90 dias para produto ou serviço durável (móveis, serviços de ensino etc.). Os prazos se iniciam quando o produto for entregue ou o serviço for concluído.
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O que acontece se parar de reclamar?

Parar de reclamar pode trazer benefícios para a sua saúde física e mental, mudar um dia meio ruim e reprograma o seu cérebro para ver o lado positivo das coisas. Te garanto uma sensação prazerosa de leveza e sucesso.
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O que fazer quando o cliente reclama da demora?

Vamos destacar a seguir os motivos mais comuns de insatisfação:
  1. Atendimento.
  2. Produto.
  3. Entrega.
  4. Ouça (atentamente) o que seu cliente tem a dizer.
  5. Agradeça pela reclamação recebida.
  6. Apure os fatos apresentados.
  7. Reconheça a falha e peça desculpas.
  8. Busque (o mais breve possível) uma solução.
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Qual é o prazo de reclamação?

O prazo para o consumidor reclamar do problema é de: • 30 dias para produto ou serviço não durável (por exemplo, alimentos, serviços de manicure, transporte público etc.). 90 dias para produto ou serviço durável (por exemplo, eletrodomésticos, móveis, serviço de ensino etc.).
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Qual o prazo para reclamar de um produto com defeito?

Assim, são eles: Para reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação, ou seja, aquele que você percebe logo quando utiliza o bem pela primeira vez, ou mesmo antes de utilizá-lo, os prazos são de: 30 dias, em caso de serviços ou produtos não duráveis; 90 dias, em caso de serviços ou produtos duráveis.
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Quando o consumidor não tem direito à devolução do dinheiro?

No caso de compras realizadas em loja física, o fornecedor não é obrigado a devolver o dinheiro do consumidor em caso de desistência de compra. Isso acontece porque o Código de Defesa do Consumidor entende que o cliente pôde ver ou experimentar o produto antes de finalizar o pagamento.
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O que prescreve em três anos?

Nos termos do artigo 206 , § 3º , inciso V do Código Civil , prescreve em 03 (três) anos a pretensão de reparação civil, a partir da ciência da parte sobre o ilícito que se discute.
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O que prescreve em 4 anos?

O prazo de 04 (quatro) anos refere-se às ações relativas ao exercício da tutela, a contar da aprovação das contas, segundo o § 4º do art. 206 do Código Civil. Art. 206.
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Quanto tempo prescreve um dano moral?

Sobre o prazo prescricional, o Código Civil de 2002, define que uma ação indenizatória pelos danos moral e material seja de três anos. Mas, se o dano decorrer de uma relação de consumo, a vítima tem prazo de até 5 anos para mover uma ação, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor.
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Quanto tempo depois do ocorrido posso processar?

A gente explica primeiro o de dois anos. Esse é o tempo que um empregado tem para ingressar com uma ação contra a sua ex-empresa. É a chamada prescrição bienal. Depois de dois anos da saída do funcionário, a justiça passa a entender que qualquer débito já prescreveu.
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Qual o prazo para o consumidor pedir a reparação do produto com vício?

A partir da extrapolação do prazo de 30 dias, o consumidor passa a ter o direito de recorrer aos mecanismos reparatórios previstos no artigo 18 do CDC.
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Quanto tempo direito do consumidor?

49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
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O que diz o artigo 40 do Código do Consumidor?

Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.
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O que diz no artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.
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Quais são os 7 direitos básicos do consumidor?

10 direitos do consumidor que você precisa conhecer
  1. Direito à proteção da vida, saúde e segurança. ...
  2. Direito à educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços. ...
  3. Direito à proteção contra publicidade enganosa e abusiva. ...
  4. Direito de arrependimento.
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