Manteiga é o termo dado ao alimento do leite de vaca, se for de outro animal o nome correto é: "manteiga de + nome do animal de origem". A manteiga é composta por cerca de 83% de gordura, sendo o restante água e resíduos de lactose (o açúcar do leite) e de butirina, um tipo de gordura.
Entre opções nacionais ou internacionais de manteigas do mercado, 5 especialistas conseguiram unir as 7 marcas que entregam melhor qualidade em aroma, textura e sabor. No top 3, ficaram: President, La Serenissima e Paysan Breton, respectivamente.
Algumas manteigas, especialmente as provenientes de vacas alimentadas com capim, ainda são ricas em ácidos graxos ômega 3, benéficos para a saúde do coração devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
Segundo os especialistas, uma boa manteiga deve ser cremosa, delicada e apresentar sabor de leite. Ranço e acidez em excesso são sinais de manteiga velha ou matéria-prima de má qualidade. A textura ainda deve ser untuosa e nunca esfarelenta.
Um dos motivos que explica esse cenário é o desequilíbrio entre oferta e demanda. A consultoria Kantar WorldPanel estima que, de 2014 a 2016, o consumo de manteiga no país tenha aumentado 6,5%. Ao mesmo tempo, a produção nacional caiu 6,4%, segundo a Pesquisa Trimestral do Leite (PTL), do IBGE.
Demanda maior por gordura do leite faz preço da manteiga disparar e consumo crescer entre os mais ricos. Se você é o responsável pelas compras de casa, já deve ter notado que a manteiga tem andado bem mais cara.
A manteiga é de origem animal, feita da nata do leite batida. Ela possui ácidos graxos saturados, colesterol e calorias. Nutricionalmente, a manteiga possui gordura saturada e colesterol, não sendo recomendado seu consumo diário para pessoas com tendência a colesterol alto ou problemas cardíacos graves.
Para quem tem colesterol e triglicérides altos, consumir manteiga em quantidades controladas seria uma melhor opção, porém deve-se considerar também uma alimentação saudável equilibrada rica em fibras para melhor controle.
Qual é a melhor manteiga para quem tem colesterol alto?
Prefira margarina especiais. Já há no mercado margarinas com esteróis vegetais (fitosteróis) que parecem ajudar a baixar os níveis de colesterol LDL. As duas marcas mais famosas são Becel pro-activ® e Benecol®.
De uma forma geral, em uma dieta equilibrada e sem grandes restrições, a manteiga pode ser consumida normalmente e em pequenas quantidades por dia, segundo a nutricionista da Alice. Ela recomenda o uso diário de uma “ponta de faca” ou uma colher de chá por dia de manteiga (inferior a 5 g).
Além dos ácidos graxos como o linolênico, a manteiga ghee também é fonte de diversas vitaminas, como A, D, E e K. Ela também oferece antioxidantes para a saúde do organismo.
Mas afinal, qual delas é a opção mais saudável? De acordo com a nutricionista Priscilla Primi, colunista do GLOBLO, do ponto de vista da saúde cardiovascular, a margarina é melhor do que a manteiga.
Manteiga de Primeira Qualidade: É a manteiga com menos gordura (80% ou mais), mais acidez que a extra (8 ou menos), pode levar mais sal que a extra (2,5% ou menos). Essa manteiga pode receber a adição de algum corante natural, como o urucum (colorau).
"A margarina tem o melhor perfil de nutrientes, por ter menos gordura saturada do que a manteiga, e ambas devem ser consideradas no contexto da alimentação em geral.