O primeiro vestígio confirmado de um composto pastoso usado como lubrificante surgiu só em 2600 a.C., também no Egito Antigo, mais especificamente nas rodas do trenó do faraó Ra-Em-Ka. Para deslizarem, elas eram enceradas com sebo de boi ou de carneiro.
Acredita-se que os homens primitivos transportavam troncos sem a casca, de forma que a seiva vazava e servia como lubrificação. Eram também utilizados como lubrificante lama e folhas esmagadas, colocadas sob trenós.
O primeiro produto foi o lubrificante em gel, lançado em 1917. A linha K-Y® de lubrificantes íntimos foi desenvolvida para proporcionar segurança e hidratação para ajudar os casais a melhorar a sua intimidade. K-Y® está no Brasil desde Janeiro de 1990, quando foi lançado o K-Y® Gel Lubrificante.
Mas o que se pode afirmar, graças às grandes obras da civilização egípcia que ainda estão de pé e podem ser estudadas – é que o primeiro registro do uso do lubrificante aconteceu no Egito Antigo, possivelmente pouco tempo depois da invenção da roda.
O primeiro vestígio confirmado de um composto pastoso usado como lubrificante surgiu só em 2600 a.C., também no Egito Antigo, mais especificamente nas rodas do trenó do faraó Ra-Em-Ka. Para deslizarem, elas eram enceradas com sebo de boi ou de carneiro.
A lubrificação serve para deixar o ato sexual seja mais prazeroso, e também para ajudar na condução dos espermatozoides para uma possível fertilização e gestação.
Rico em ácido láurico, o óleo de coco é um produto que sempre deveríamos ter em casa. Com ele você cozinha, cuida da pele, dos cabelos, é um ótimo hidratante, regenera a pele e também é um ótimo lubrificante íntimo.
O que tem em casa que pode ser usado como lubrificante?
Pode ser óleos naturais (como coco, óleo de abacate, azeite ou óleo de jojoba), manteiga de cacau, manteiga de karité, ou mesmo óleo de cannabis. A aloe vera, também conhecida como babosa, possui propriedades hidratantes, calmantes e refrescantes.
Óleo de girassol, de calêndula, de melaleuca e de semente de uva, além do aloe vera, também são utilizados como matéria-prima de lubrificantes. Assim como o óleo de coco, no entanto, todos carecem de estudos que comprovem sua segurança e eficácia.
O lubrificante íntimo à base de água é um dos mais recomendados do mercado, visto que, utilizando o produto, o risco de desenvolver alguma alergia é menor.
O Gel Volumão é um lubrificante masculino vasodilatador, que prolonga a ereção e causa a sensação de inchaço no pênis. Sua composição é a base de Ginseng e extrato de Damiana, que são extremamente afrodisíacas para o homem, aumentando a sensibilidade e proporcionando uma intensa excitação.
Os lubrificantes industriais podem ser classificados em quatro tipos principais: óleo, graxa, lubrificantes penetrantes e lubrificantes secos. Os dois lubrificantes mais comuns no uso cotidiano são o óleo e a graxa, mas a sua instalação ainda usará os lubrificantes secos e os penetrantes.
Shell. Sendo também uma marca de renome mundial em termos de lubrificante de corrente bem como de graxa alta temperatura, consegue transparecer uma qualidade marcante em seus produtos.
Os óleos vegetais. Pode ser óleo de girassol ou o óleo de coco, que além de ser um ótimo lubrificante íntimo é também um antifúngico, ou seja, evita candidíase. Aquele mesmo óleo de coco que a gente cozinha.
2. Mel. O mel é uma substância com propriedades hidratantes e nutritivas que fazem bem para a pele. Sendo assim, é uma substância presente em diversos produtos de beleza, higiene, cuidados com a pele e até em lubrificantes íntimos.
Sobre substituir o produto por outras substâncias como sabonete, manteiga, óleo de cozinha ou saliva, o colunista conta que pode não ser uma boa ideia. "A saliva pode ter outros microrganismos e estar infectada", explica. Já as outras opções citadas podem estar contaminadas ou causar alergia.
O óleo de coco para a saúde da mulher é repleto de benefícios, tanto na cura de algumas doenças, como na prevenção de muitas delas. Outra importante função do óleo de coco na saúde da mulher é em relação às relações sexuais. Por exemplo, você sabia que o óleo de coco é um excelente lubrificante vaginal?
O que é o líquido pré-ejaculatório? O líquido pré-ejaculatório é um fluido lubrificante liberado pelo pênis durante a excitação sexual. Vem da glândula de Cowper e das glândulas de Littre, que se conectam à uretra. Essas glândulas liberam um líquido alcalino composto de muco e enzimas.
No Brasil, as camisinhas feminina e masculina e o gel lubrificante são distribuídos gratuitamente em unidades de saúde, albergues, centros de atendimento ao turista e outros.
Para saber qual é o lubrificante correto para o seu veículo, consulte o manual do proprietário na parte de manutenção sobre viscosidade (SAE) e desempenho (API) ou ACEA.
O gel lubrificante, assim como as camisinhas externas e interna, é distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Você o encontra nas 27 unidades da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids e nas unidades de saúde que oferecem hormonização para pessoas trans.