Febre ou sintomas inespecíficos que não melhoram. Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada.
'Não sentia nada, de repente descobri 2 tipos raros de câncer aos 21 anos' O designer Pedro Miranda, de 22 anos, descobriu em 2021 dois tipos de câncer no cólon, uma parte do intestino grosso. Esses tumores são raros em jovens e o diagnóstico só ocorreu porque médicos desconfiaram de uma anemia que não melhorava.
O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere-se e dê origem a um tumor visível.
Radiografias, tomografias computadorizadas (TC), ressonância magnética (RM), ultrassonografia e cintilografia são alguns exemplos de exames de imagem que ajudam a visualizar a presença de tumores e determinar seu tamanho e localização.
A fadiga é muito comum em pacientes com câncer no sangue. A fadiga relacionada ao câncer é caracterizada por exaustão excessiva e persistente que interfere nas atividades e funções diárias.
O câncer em qualquer parte do corpo pode provocar sintomas genéricos como perda de peso sem que esteja realizando uma dieta para perder peso ou exercícios intensos, cansaço frequente e dor que não passa.
O que acontece no corpo de pessoas que desenvolvem câncer?
Uma característica que define o câncer é a rápida criação de células anormais que crescem além de seus limites habituais e podem invadir partes adjacentes do corpo e se espalhar para outros órgãos, processo referido como metástase. A metástase é a principal causa de morte por câncer.
Não há um sintoma característico de câncer que seja comum a todos os tipos. O que a maioria dos cânceres costuma manifestar são sinais e sintomas inespecíficos, como emagrecimento, cansaço, dor no corpo, etc., que podem ocorrer também em centenas de outras doenças.
O câncer de ovário é conhecido como um “assassino silencioso” porque muitos dos sintomas mais óbvios só se desenvolvem quando ela já atingiu um estágio mais avançado.
A dor nociceptiva pode ser causada pelo câncer se espalhando para os ossos, músculos, articulações ou algo que bloqueie um órgão ou vasos sanguíneos. Dor neuropática – causada pela lesão efetiva de nervos; muitas vezes descrita como uma sensação pesada, de queimação, ou de dormência.
As pessoas de Câncer são sensíveis às mudanças e conectadas à família. "Para elas, a segurança e o amor andam juntos, e é isso que buscam em suas relações", comenta. Além disso, assim como em outros setores da vida, os cancerianos também são leais, gentis, dedicados e profundos nos relacionamentos amorosos.
Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares aumenta a suspeita de um tumor maligno, embora cânceres de mama possam ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Algumas vezes, podem ser até dolorosos. Por esse motivo, é importante que qualquer nova massa, nódulo ou alteração na mama seja examinada por um médico.
É o caso do sarcoma ósseo, um tipo de câncer dos ossos. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, semelhante ao SUS brasileiro), o tipo raro de neoplasia pode causar dores nas pernas, atrapalhando a caminhada da pessoa acometida pela doença.
Para alguns pacientes, o câncer já pode estar avançado no momento do diagnóstico da doença. Para outros, o câncer pode não se desenvolver por até anos após o primeiro diagnóstico.
Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.
Olá! Qualquer tumor, benigno ou maligno, pode doer dependendo principalmente da localização, se houver por exemplo compressão de alguma estrutura nervosa ou se causar reação inflamatória local. Por isso a dor não é parâmetro nem para desconfiar e nem para deixar de investigar.
Um câncer pode apresentar sintomas diversos (veja a seguir), mas há alguns sinais importantes. “Por exemplo, feridas que não cicatrizam, aparecimento ou crescimento de nódulos, perda de peso sem justificativa, surgimento de sangramento vaginal ou por via intestinal e dor persistente”, elenca o Dr. Glauco Baiocchi.
No entanto, a grande maioria dos tumores não apresenta sintomas em sua fase inicial. Mesmo assim, existem alguns sinais que podem indicar a presença de um tumor, como lesões na pele, nódulos na mama e na próstata, sangue nas fezes, tosse com sangue, perda de peso, sangue na urina, rouquidão sem motivo claro e anemia.
Como fica a barriga de quem tem câncer no intestino?
Inchaço abdominal: Um tumor no intestino pode obstruir o movimento normal das fezes, causando um acúmulo que resulta em inchaço. Você pode notar um aumento na distensão abdominal, que não está ligado a mudanças na dieta.
Pode ser um sintoma importante à medida que o câncer progride. No entanto, em alguns tipos de câncer, como a leucemia, pode ocorrer cansaço no início. Alguns tipos de câncer de cólon ou estômago podem causar perda de sangue anormal. Esta é outra forma pela qual o câncer pode causar cansaço.
Com a diminuição dos hormônios femininos, ocorre um desequilíbrio do nosso centro termorregulador. Com a irregularidade desse controle do resfriamento e aquecimento no corpo, a pele fica quente. Geralmente o rosto é o primeiro a iniciar cada episódio. Podem ser sentidos também palpitações, suor, insônia e cansaço.
Mais de 70% dos pacientes oncológicos sentem fadiga e ela é bastante prevalente entre aqueles cuja doença está mais avançada. Normalmente, essa sensação de mal-estar começa antes do tratamento oncológico, quando a doença está se desenvolvendo no organismo.