Qual o principal conflito vivido por Bentinho e Capitu?
Resposta: O principal conflito em "Dom Casmurro" é a dúvida da traição de Capitu, que atormenta Bentinho por toda a vida. Ele tenta resolver buscando provas, mas a falta de resolução definitiva e a ambiguidade do caso marcam a obra.
Qual o grande conflito que gira em torno de Bentinho e Capitu?
Nos dois principais conflitos enfrentados por Bentinho, o primeiro de lidar com a promessa da mãe em torná-lo padre mesmo apaixonado por Capitu e o segundo de conviver sob suspeitas de adultério por parte de sua esposa com seu melhor amigo, há a busca por possíveis e necessário, entretanto, no primeiro, a personagem ...
Qual é o principal conflito na obra de Dom Casmurro?
O principal conflito que a obra traz é quando Bentinho começa a desconfiar de uma possível traição entre sua esposa e seu melhor amigo Escobar, durante seu enterro, pelo jeito de Capitu agir, depois de um tempo ele começa a reparar semelhanças entre seu filho Ezequiel com seu melhor amigo e a presença do filho antes ...
Qual é o principal conflito que Bentinho enfrenta e como ele tenta resolvê-lo?
Bentinho enfrenta o conflito de estar apaixonado por Capitu, enquanto sua mãe deseja que ele se torne padre. Ele tenta resolver essa situação prometendo a Capitu que se casará com ela, mesmo que tenha que ir para o seminário. Esse é um dos principais dilemas no romance "Dom Casmurro", de Machado de Assis.
Qual o principal motivo da separação de Bentinho e Capitu?
Um dos motivos mais fortes que levaram Bentinho a se afastar de Capitu foi o fato de ele achar que seu filho, Ezequiel, fosse, na verdade, filho de seu amigo, Escobar, em virtude de uma semelhança na aparência e nos modos de agir.
Bentinho não tem provas suficientes para afirmar que Capitu o traiu. As coisas que diziam a respeito dela eram apenas suposições. O ciúme excessivo de Bentinho o fazia pensar desta forma. Criava situações para justificar o sentimento de posse que tinha em relação a Capitu.
O ciúme de Bentinho em relação a Capitu surge pela primeira vez aos quinze anos de idade, antes mesmo de a moça ter notícia da existência de Escobar, ou ele dela. Com toda a sua força e horripilância, o protagonista deseja enterrar as unhas na garganta de Capitu e observar o sangue refluir até a morte dela.
Solitário e angustiado, Bentinho passou a viver para o passado. Procurava reinterpreta-lo, construindo no Engenho Novo uma casa idêntica à de Matacavalos. Em seguida pôs-se a escrever sua autobiografia, para convencer-se da traição da mulher e para provar ao mundo que não agira mal ao recusar Ezequiel.
A personagem de Capitu deu origem a diversos estudos psicológicos e literários. O ciumento Bento Santiago, o Bentinho e mais tarde Casmurro, seu esposo, conjecturava o caráter dela. Em suas palavras: “criatura de quatorze anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado.
Qual foi o juramento que Bentinho e Capitu fizeram?
XLVIII (quarenta e oito) Juramento do poço Após fazerem as pazes, Capitu e Bentinho mudam os seus juramentos, prometendo então que um casaria com o outro.
Qual a diferença de idade entre Capitu e Bentinho?
Assim, com o objetivo de “atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência”, Bentinho, o narrador, conta a sua história. Volta aos seus quinze anos, quando é vizinho de Capitu, uma menina de catorze anos.
Quais são os principais conflitos que Bentinho enfrenta ao longo do livro?
Bento passa por inúmeros conflitos durante o enredo cujos principais podem ser considerados dois: a promessa de sua mãe de torná-lo padre, possível impedimento para que ele pudesse viver um romance com Capitu, sua amada e; posteriormente, a suspeita da traição de sua esposa com Escobar, amigo próximo que conheceu no ...
Os olhos de Capitu, confessa Bento, que “traziam não sei que fluido misterioso e energético, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia nos dias de ressaca” (ASSIS, 2008,p. 51).
Qual foi o motivo da separação de Bentinho e Capitu?
A separação de Capitu e Bentinho, personagens do romance "Dom Casmurro" de Machado de Assis, é motivada pela suspeita de adultério. Bentinho, ao longo da narrativa, desenvolve uma crescente desconfiança de que Capitu o traiu com seu melhor amigo, Escobar.
Como termina o relacionamento de Bentinho e Capitu?
Quando Ezequiel entra em seu escritório, decide matar a criança, mas desiste no último momento. Diz ao garoto, então, que não é seu pai. Capitu escuta tudo e lamenta-se pelo ciúme de Bentinho, que, segundo ela, fora despertado pela casualidade da semelhança. Após inúmeras discussões, o casal decide separar-se.
Dois argumentos para defender a tese de que Capitu traiu Bentinho, de que Ezequiel era filho de Escobar. O primeiro argumento é literário; o segundo, do próprio narrador. O argumento literário me diz que, se Capitu não traiu Bentinho, o romance deixa de ser sobre o adultério para ser uma obra sobre o ciúme.
Embora o livro não tenha seu nome, Capitolina Pádua, mais conhecida como Capitu, é a verdadeira protagonista de Dom Casmurro, um dos romances mais famosos de Joaquim Machado de Assis (1839-1908).
Em seu recém-lançado “Código Machado de Assis: Migalhas jurídicas”, Matos aponta uma “prova cabal” que não teria sido levada em consideração pelos estudiosos. Trata-se de uma suposta “senha” jurídica que Machado de Assis deixou em um capítulo de “Dom Casmurro”, trazendo a confirmação tácita de que, sim, Capitu traiu.
Transforma-se, assim, paulatinamente, no amargo "Dom Casmurro", que dá título ao romance, enquanto Capitu vive com o filho na Suíça. Capitu morre no exterior e Ezequiel, depois de formado, volta para o Brasil e procura por Bentinho.