Quais são os efeitos colaterais do espironolactona?
Efeitos colaterais
- Ginecomastia (crescimento de mama em homens).
- Redução da libido.
- Disfunção erétil.
- Desidratação.
- Agravamento da função renal, principalmente em pacientes idosos ou quando utilizado em conjunto com outros diuréticos.
- Tontura.
- Náuseas.
- Espasmos musculares ou câimbras.
Qual é a contra indicação do espironolactona?
A espironolactona é contraindicada a pacientes que apresentam hipersensibilidade à espironolactona ou a qualquer componente da fórmula; a pacientes com insuficiência renal aguda (diminuição aguda da função dos rins), diminuição significativa da função renal, anúria (perda da capacidade de urinar), hiperpotassemia ( ...O que evitar tomando espironolactona?
Espironolactona e potássioApesar disto, não há necessidade de dosar o potássio antes ou durante o tratamento com a espironolactona em mulheres jovens saudáveis. Porém, durante o uso de espironolactona, deve-se evitar: Bebidas chamadas isotônicas como Gatorade pois são ricas em potássio.
Porque não tomar espironolactona?
Também não é indicado para pessoas que tenham problemas renais graves como insuficiência, dificuldade para urinar, níveis altos de potássio no sangue e doença de Addison (funcionamento inadequado das glândulas adrenais). A espironolactona não deve ser usada por grávidas e mulheres que estejam amamentando.Espironolactona efeitos colaterais? #enfermagem #tecnicodeenfermagem #medicamento
É seguro tomar espironolactona?
A espironolactona ,assim como qualquer medicação , pode sim ter efeitos colaterais como queda da pressão arterial e tonturas. Durante o tratamento orientamos a paciente em idade fértil que ela não deve engravidar (mais um motivo para usar junto com a pílula).Porque homem não pode tomar espironolactona?
Na esfera dos hormônios sexuais, a espironolactona pode causar redução do desejo sexual, disfunção erétil, dor e aumento das mamas (ginecomastia) em homens. Nas mulheres, pode causar também redução da libido sexual, irregularidade menstrual, dor e aumento das mamas.Qual é o melhor horário para tomar espironolactona?
Não existe grande influência dos alimentos com este medicamento, porém, devido seu efeito diurético, deve ser preferencialmente utilizado no período da manhã, para evitar levantar à noite para ir ao banheiro.Quando suspender espironolactona?
Os diuréticos só devem ser suspensos nos casos de insuficiência renal pré-renal, onde há aumento da creatinina em paciente com sinais de hipovolemia e os IECA em casos de hipercalemia grave ou insuficiência renal aguda (anúria ou oligoanúria associada a aumento da creatinina).Pode tomar espironolactona por quanto tempo?
O tempo médio para início de resposta é de 3 meses. Mas pode ser que seja necessário associar outros tratamentos para melhora do quadro. Melhoras!O que a espironolactona faz no coração?
A espironolactona é indicado no tratamento da hipertensão essencial (aumento da pressão arterial sem causa determinada), distúrbios edematosos (relacionados a inchaço), tais como: edema e ascite (acúmulo de líquido dentro do abdome) relacionados à insuficiência cardíaca congestiva (quando o coração torna-se incapaz de ...O que corta o efeito da espironolactona?
O uso de Álcool com o espironolactona pode cortar o efeito para o bloqueamento de testosterona no se.O que a espironolactona faz no cabelo?
Vários estudos têm demonstrado a eficácia da espironolactona no tratamento da alopecia androgenética feminina, uma forma comum de queda de cabelo em mulheres. Em comparação com outros tratamentos, a espironolactona demonstrou resultados promissores na redução da queda de cabelo e no estímulo ao crescimento capilar.Porque tomar espironolactona à noite?
Não é recomendável a administração da medicação à noite, especialmente no início do tratamento, devido à diurese aumentada durante a noite. A duração do tratamento deve ser determinada pelo médico. Deve-se utilizar a menor dose eficaz, conforme estabelecido pelo médico.O que a espironolactona faz na pele?
A espironolactona pode ser usada no tratamento da acne por atuar no bloqueio dos receptores de andrógenos (função antiandrogênica), suprimindo a produção de sebo de maneira dose-dependente. Pode ter efeitos colaterais tais como irregularidade menstrual, mastalgia, fadiga, cefaleia, etc.Qual a Meia-vida da espironolactona?
Metabolização da espironolactonaQuando usada via oral tem metabolização rápida e de primeira passagem principalmente no fígado, tendo uma meia vida de cerca de 1:30 e características de pró-droga. Já seus metabólitos ativos chegam a circular por até 16:30.