Na educação moderna, os alunos são encorajados a serem participantes ativos no processo de aprendizagem. As aulas envolvem atividades práticas, discussões em grupo e projetos que promovem o pensamento crítico e a criatividade.
Quais são as principais características da Escola Moderna?
Outros aspectos que devem nortear a missão de uma escola moderna incluem ideias sobre tolerância, ambientalismo, humanidade, globalismo, empreendedorismo e inovação. Vários modelos pedagógicos tentam criar ambientes de aprendizagem inovadores, como sala de aula invertida e metodologias colaborativas.
Fundação. Fundada em 1901 na cidade de Barcelona por um grupo de ativistas anarquistas, pedagogos e apoiadores entre eles Francesc Ferrer e Anselmo Lorenzo, a escola tinha como objetivo "educar a classe trabalhadora num ambiente racional, laico e não coercivo".
Eles pregavam a universalização da escola pública, laica e gratuita. A atuação dos chamados “pioneiros da educação nova” se estendeu por décadas, não sem sofrer ataques dos empresários da educação da época e das ordens religiosas cristãs, que lucravam com a instrução.
Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade. Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa.
A escola é uma importante instituição que auxilia no desenvolvimento social, aprimorando habilidades e competências dos indivíduos. Além disso, desempenha um papel fundamental na formação do conhecimento, dos valores e comportamentos.
A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.
No Brasil, a Escola Nova buscava a modernização, a democratização, a industrialização e urbanização da sociedade. Os educadores que apoiavam suas idéias entendiam que a educação seria a responsável por inserir as pessoas na ordem social.
Ele e seus colegas defendiam que apenas um sistema estatal de ensino, pautado pela liberdade e por uma pedagogia laica e contemporânea, daria as bases para a superação das desigualdades sociais brasileiras.
Na educação moderna, os alunos são encorajados a serem participantes ativos no processo de aprendizagem. As aulas envolvem atividades práticas, discussões em grupo e projetos que promovem o pensamento crítico e a criatividade.
Ao contrário do método tradicional, a educação moderna assenta num princípio pensado para envolver os alunos na sua própria aprendizagem, colocando-os num papel central em todo o processo.
Era um legado da sociedade feudal; um registro que resistia à emergência de uma nova época cujas necessidades educacionais já não lhe eram mais pertinentes. A burguesia imitava a nobreza quando contra- tava um preceptor para educar os seus filhos.
Freinet foi criador, na França, do movimento da escola moderna. O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é vista não como um indivíduo isolado, mas fazendo parte de uma comunidade.
A Escola Moderna foi idealizada pelo espanhol Francisco Ferrer y Guardia (1859-1909), que no ano de 1901 começou a publicar uma revista de Educação na cidade de Barcelona, Espanha, com o nome de Escola Moderna.
Quais as características que a Escola Moderna se organizou inicialmente?
Quais as características que a escola moderna se organizou inicialmente: A preocupação em separar os alunos em classes seriadas, de acordo com a faixa etária. A divisão sistemática dos programas de acordo com cada série.
Defendia o desenvolvimento do trabalho escolar no sentido de permitir ao aluno a passagem daquilo que denominava de autoridade consentida (quando a criança recebe a matéria prima dos seus juízos e forma hábitos) para a autonomia crescente, uma vez que senhores de si mesmo, as crianças sê-lo-ão também da sua pequenina ...
Na escola nova, os alunos eram incentivados a realizarem tarefas e atividades práticas como método central, porque isso desenvolve a autonomia do aluno. Contudo, o conteúdo na tendência escolanovista era direcionado pelo docente, que tinha o passo a passo do que era necessário que o aluno aprendesse.
Com a teoria da Escola Nova, o pensador sugeriu um modelo de ensino focado no aluno como protagonista. A aprendizagem deve partir da experiência e dos conhecimentos prévios de cada criança. Hoje isso é praticamente consenso na sociedade, mas ele foi um dos pioneiros na construção desse pensamento.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova almejava, como um dos pontos de partida, uma escola totalmente pública, que fosse essencialmente gratuita, mista, laica e obrigatória, em que se pudesse garantir uma educação comum para todos, colocando, assim, homens e mulheres frente a iguais possibilidades de aprendizagem e ...
A Pedagogia da Escola Nova é uma abordagem educacional que valoriza a participação ativa do aluno, a valorização da sua individualidade e a busca por uma educação integral.
O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento espontâneo da criança. Ele não deve ensinar, mas criar situações para que os alunos aprendam. O aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem, um ser ativo.
O papel da escola na sociedade é socializar o conhecimento, seu dever é atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento o indivíduo como cidadão.
A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do individuo sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras, sem estas aprendizagens dificilmente o aluno ...
Ao fornecer educação de qualidade, transmitir valores éticos e morais, e promover a inclusão e o respeito mútuo, a escola cumpre sua função social de preparar os alunos para a vida pessoal e profissional, além de contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente e engajada.