Para que serve o funk?
O funk é um estilo musical brasileiro, criado no ano de 1970 e até então, ele é consumido por diversas classes sociais, desde bailes de favela até festas de luxo. O funk tem raízes das músicas negras norte americanas, que desde sempre mostra a sua força e resistência!O que expressa o funk?
“O funk é tudo isso, mistura musical, poesia que expressa a realidade das pessoas e é também festa, é música feita pra dançar, é corpo, é uma forma de lidar com o corpo e com a sexualidade”, conta. “É uma expressão artística de vanguarda, inovadora, transgressora, que desafia regras, códigos e limites”.Qual é a função social do funk?
O funk dá visibilidade às favelas no cenário musical e incentiva os jovens das periferias a acreditar em outras possibilidades através das letras das músicas.Por que o funk foi criado?
O funk surgiu como uma “mescla” entre os estilos R&B, jazz e soul. No início, o estilo era considerado indecente, pois a palavra “funk” tinha conotações sexuais na língua inglesa. O funk acabou incorporando a característica, tem uma música com um ritmo mais lento e dançante, sexy, solto, com frases repetidas.História do Funk | Conheça a trajetória do gênero musical que, quando toca, ninguém fica parado
Por que o funk é importante?
Resumo. O funk é hoje considerado uma das maiores manifestações culturais de massa do Brasil e está diretamente relacionado aos estilos de vida e experiências da juventude oriunda de favelas, portanto ele reflete a vida cotidiana em morros e comunidades do Rio de Janeiro.Como definir o funk?
O funk tira a ênfase da melodia e da harmonia e traz um groove rítmico forte de baixo elétrico e bateria no fundo. Como grande parte da música de inspiração africana, o funk normalmente consiste em um groove complexo com instrumentos rítmicos tocando grooves interligados.O que o funk influência?
Nesse contexto, o funk, como produto cultural, determina o modo de ser jovem, reforça valores, envolve-o nas representações identitárias, ligadas a um desejo simultâneo de autoafirmação, de liberdade, de inclusão e de resistência.Como a sociedade vê o funk?
Para as comunidades, o funk é uma maneira de expor as vivências do cotidiano. Ao mesmo tempo em que o funk é visto como uma forma de manifestação cultural, pode também ser responsável pela inserção dos jovens no meio artístico e no ativismo social.Qual o conceito do funk?
O Funk é um gênero musical que surgiu nos Estados Unidos na década de 1960, influenciado por diversos estilos musicais como o soul, jazz e rhythm and blues.O que quer dizer a palavra funk?
Significado de funk em inglêsa style of music, usually for dancing to, with a strong rhythm based on jazz and a tune that repeats: James Brown is the master of funk.
Por que o funk é criticado?
Muitas das acusações sofridas pelo funk estão presentes em outros gêneros musicais associados a um público bem específico: jovens, negros, pobres, moradores de favelas e periferias. Assim como o pagode baiano e o tecnobrega, o funk é acusado de fazer apologia ao crime, às drogas e ao sexo.O que o funk transmite?
O Funk é um estilo muito em alta atualmente, ele abrange várias temáticas, porém geralmente transmitem sentimentos de descontração, por isso é tão popular. O Pagode, apesar de ser igualmente descontraído, ele tende a retratar os assuntos amorosos, seja de decepção ou de alegria.Qual é o benefício do funk?
Popularmente, o funk tem a função de aumentar a interação social e serve para difundir os interesses dos alunos de uma forma descomplicada, onde a prioridade é se divertir e passar o tempo da melhor forma possível, longe do preconceito ou estereótipo midiático.Porque os jovens gostam de funk?
O funk dialoga muito com a juventude, porque ela se sente representada pelas letras e é de sensibilidade da população entender que o movimento funk é o maior movimento político, cultural, que conversa com essa parte da população que é desassistida pelo Estado.Quais os 4 tipos de funk?
Subgêneros
- Funk melody. Ver artigo principal: Funk melody.
- Funk ostentação. Ver artigo principal: Funk ostentação.
- Funk ousadia. Ver artigo principal: Funk ousadia.
- Funk proibidão. Ver artigo principal: Funk proibidão.
- Brega funk. Ver artigo principal: Brega funk.
Qual é o gênero do funk?
Funk: conheça os subgêneros
- Funk carioca.
- Funk ostentação.
- Funk consciente.
- Funk pop.
Por que o funk é tão popular?
Como dissemos, quando o funk chegou no Brasil, ele nada mais era que a reprodução dos funks clássicos norte-americanos. Ou seja, as músicas tão conhecidas por lá se tornaram populares aqui. Além disso, aqueles que se aventuravam a criar suas próprias canções, seguiam o mesmo ritmo tão conhecido por Brown e Davis.O que influenciou o funk?
O funk teve origem nos Estados Unidos, com forte influência da black music, mas com características bem diferentes das que conhecemos atualmente.Qual o objetivo do funk consciente?
Funk ConscienteOs artistas desse estilo abordam temas como o descaso com moradores de favelas, racismo e problemas sociais. MC Hariel, Paulin da Capital e MC Marks são alguns dos representantes desse gênero, cujas composições expressam um grito de salvação e buscam conscientizar o público.