Diante de todos esses contextos, podemos interpretar o papel original do Ser Humano como a espécie responsável pela ação de intervir e transformar a estrutura e ambiente do planeta com o objetivo de facilitar, fortalecer e proteger a evolução e regeneração da vida.
“Propósito DA vida” é o propósito universal da vida humana, igual e comum a todos os seres humanos, sem exceção. É o objetivo e sentido de existência de toda e qualquer pessoa, pois está relacionada à essência e natureza do ser humano.
A humanidade dá as condições para que a Terra se veja através de nossos olhos, para que se compreenda através de nossa inteligência, para que goze através de nossos sentidos. Não podemos subutilizar nossas competências. É tempo de nos re-alinharmos com o nosso propósito comum e sermos expressão da voz da Terra.
Qual o propósito do ser humano na Terra segundo a Bíblia?
Examinemos (…) o propósito da Criação da Terra. As escrituras deixam claro que era (…) prover um lugar para que os filhos e as filhas de Deus vivessem na mortalidade e se mostrassem dignos por meio da obediência aos mandamentos, de voltar à presença de Deus, de onde vieram.
Deus tudo criou para o homem (cf. Gs 12,1; 24,3; 39,1), mas o homem foi criado, para servir e amar a Deus e para oferecer-lhe toda a criação: «Quem é, pois, o ser que vai vir à existência cercado de tal consideração?
QUAL O PROPÓSITO DO SER HUMANO NA TERRA? SERÁ QUE TEMOS ALGUM PROPÓSITO DE VIDA NA TERRA?
Qual o sentido de Deus ter criado o homem?
Deus criou homem e mulher à Sua imagem e conforme Sua semelhança. Certamente essa semelhança não é física, pois Deus é Espírito. O homem é um ser moral e espiritual. Então, o Senhor lhe deu uma consciência, uma espécie de tribunal interior, com a qual pode julgar o que é certo ou errado.
A bíblia vai nos mostrar que fomos criados para a glória de Deus, para que seu nome seja glorificado e exaltado, pois somente Ele é o autor e manutentor da vida e portanto merecedor de toda honra e glória (veja Isaías 43:7, Efésios 1:11-12, 1 Coríntios 10:31, Colossenses 3:17).
Diante de todos esses contextos, podemos interpretar o papel original do Ser Humano como a espécie responsável pela ação de intervir e transformar a estrutura e ambiente do planeta com o objetivo de facilitar, fortalecer e proteger a evolução e regeneração da vida.
Qual o propósito de Deus para a humanidade versículo?
Efésios 1,4-5
“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.”
De fato, os seres humanos precisam de sentido, e o propósito é um caminho para isso. Mas propósitos são subjetivos, variando para cada pessoa. Para o filósofo Aristóteles, a felicidade é o sentido e o propósito da vida, sendo o único objetivo e a finalidade da nossa existência.
“A missão de Deus no mundo é estabelecer o seu Reino. Participar da construção do Reino de Deus em nosso mundo, pelo Espírito Santo, constitui-se na tarefa evangelizante da Igreja” (Plano de Vida e Missão da Igreja).
Para alguns, o sentido da vida pode estar relacionado à busca pela felicidade, realização pessoal, crescimento espiritual, contribuição para o mundo ou conexões significativas com outras pessoas.
O nosso propósito de vida é aquilo que nos faz mover, que nos faz sentir vivos, que nos alimenta com amor, sentimento de pertença e gratidão. Além disto, o propósito de vida relaciona-se com os planos que tem para si e para os que estão à sua volta.
Somos hábitat de outros seres vivos, nos alimentamos de outros organismos e, quando morremos, os microorganismos tratam de reaproveitar a matéria orgânica que formava nossos corpos. Toda a história humana diz respeito ao modo como os homens mantêm uma relação entre si e com a natureza externa a eles – o meio ambiente.
Em sua filosofia moral, Aristóteles afirma que a finalidade do ser humano é a felicidade, alcançada na utilização das potências de sua alma de maneira virtuosa.
A tarefa do ser humano é dominar a criação com sabedoria, como o rei que procura o bem dos seus súditos, mas sobretudo o de “cultivar” e de “guardar” o dom recebido de Deus e do qual ele não é dono.
Alguns creem que Deus tenha criado a humanidade para que o homem pudesse participar, pelo conhecimento e pelo amor, na vida de Deus. Alguns creem que Deus tenha criado a humanidade para que o homem pudesse participar, pelo conhecimento e pelo amor, na vida de Deus.
Todos nós estamos aqui porque confiamos em Seu plano, que tem como objetivo permitir que voltemos a viver com Ele novamente. “E o pó voltar à terra, como o era, e o espírito voltar a Deus, que o deu” — Eclesiastes 12:7.
O propósito de nossa existência é ser como Ele é. Porém, isso não se dá de forma instantânea – envolve um processo. Então, além de desejar crescer até a estatura do Varão Perfeito, é de suma importância compreender como fazê-lo.
Esse mistério de Deus que se fez homem, sem deixar de ser Deus e sem mutilar a natureza humana, a Igreja chama de Encarnação (cf. CaIC 461). Esta união admirável da natureza divina e da natureza humana na única pessoa do Verbo, para realizar a nossa salvação, é sinal distintivo da fé cristã.
De forma bem resumida, podemos dizer que propósito de vida é como um objetivo em que você está disposto e motivado a focar todos seus esforços para alcançá-lo. É aquilo que você faria todos os dias com prazer para chegar na conquista mais importante de sua vida, mesmo que não fosse remunerado para isso.