Se a trajetória atual for confirmada, o Beryl se tornará a primeira tempestade a atingir a costa dos EUA nesta temporada de furacões no Atlântico de 2024.
Qual vai ser o próximo furacão nos Estados Unidos?
A temporada de furacões do Atlântico de 2024, que começa na próxima semana, deverá ser "extraordinária", com a possibilidade de quatro a sete furacões de categoria 3 ou superior, informou a NOAA (Agência de Observação Oceânica e Atmosférica dos EUA).
Debby é a quarta tempestade nomeada da temporada de furacões do Atlântico de 2024, após a tempestade tropical Alberto, o furacão Beryl e a tempestade tropical Chris, todos formados em junho.
A temporada de furacões no Atlântico vai de 1º de junho a 30 de novembro. Se você está planejando uma viagem para os EUA, especialmente para lugares como a Flórida, Texas e Carolina do Norte, é bom ficar ligado nesse período.
A previsão de uma La Niña em 2024 aumenta o risco de furacões intensos. A combinação de fatores climáticos pode resultar em extremos prejudiciais, como seca na Amazônia e no Pantanal. A intensificação dos furacões e o aquecimento do Atlântico são desafios diante das mudanças climáticas.
Câmera capta momento exato de passagem de tornado nos EUA
É verdade que está vindo um furacão para o Brasil?
O Atlântico Sul, portanto, não apresenta condições favoráveis à formação das tempestades tropicais. E o fenômeno meteorológico conhecido como tesoura ou cisalhamento do vento é raro nos países próximos à, Linha do Equador que é o caso do Brasil.
Beryl é o primeiro furacão da temporada 2024 no Atlântico, que vai do início de junho até o final de novembro. Os cientistas destacam que é incomum que um ciclone tão poderoso seja formado de maneira tão precoce na temporada.
O sul dos EUA, com os estados da Flórida, Louisiana e Texas, é, portanto, o mais freqüentemente afetado. Os estados mais setentrionais da Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia também são freqüentemente afetados, mas os furacões geralmente têm menos poder destrutivo neste extremo norte.
O que esperar de um furacão em Orlando? A temporada de furacões na Flórida vai de junho a novembro, e por conta disso a região tem vários protocolos para lidar com as tempestades, tornados e furacões. Alertas de emergência são comuns nesses casos, e fazem parte da resposta deles a esses fenômenos.
Um radar meteorológico pode detectar furacões? Quando um furacão está a aproximadamente 325 km ou 200 milhas da costa, um radar meteorológico baseado em terra pode detectá-lo. Esses radares fornecem dados atualizados sobre a intensidade da chuva, movimento e velocidade da tempestade tropical.
Uma das preocupações dos brasileiros que viajam para Miami é sobre essa questão, apesar de os furacões e tornados serem super raros por lá, eles não ocorrem há muitos anos. Vale a pena saber a época que eles geralmente acontecem para você estar atento.
O primeiro a deixar a lista foi Hazel em 1954 e o últimos foram Dennis, Katrina, Rita, Stan e Wilma, na violenta temporada de 2005. A temporada de furacões e tempestades no Atlântico, que começou em junho de 2017, já passou por Arlene, Bret, Cindy, Don, Emily, Franklin, Gert e Harvey até chegar a Irma, José e Katia.
O pico da temporada de furacões na Flórida é de agosto a outubro. O conteúdo de calor do oceano na principal região de desenvolvimento do Atlântico, onde a maioria das tempestades se formam, está em níveis em maio que normalmente são vistos no final de agosto, de acordo com uma análise da Universidade de Miami.
A Flórida tem um clima tropical e fica localizada numa região próxima à rota de tornados e furacões que se formam no Oceano Atlântico. A temporada de furacão vai oficialmente de junho a novembro, mas seu pico é entre setembro e outubro.
A temporada de furacões no Atlântico é o período de um ano de 1 de junho a 30 de novembro, quando os furacões geralmente se formam no Oceano Atlântico. A temporada de furacões no Atlântico é uma época em que se espera que a maioria dos ciclones tropicais se desenvolvam no norte do Oceano Atlântico.
Saiba quais são as épocas mais quentes e frias do ano. Situada no extremo sul dos EUA, a Flórida é conhecida pelo clima subtropical, e por ter 300 dias de sol por ano. Porém, dependendo da época, chuvas torrenciais e tornados castigam a região. Principalmente nos meses de agosto e setembro.
Os Estados Unidos são o país com maior exposição aos desastres naturais, segundo a Maplecroft, sendo classificado como de “risco extremo”. A temporada de furacão americana de 2011 foi uma das mais intensas da história dos EUA, com 1.154 tornados registrados.
O maior número de grandes furacões em uma única temporada no Atlântico é sete, registrado em 2005 e 2020. A previsão da NOAA sugere que 2024 pode se aproximar desse recorde.
A temporada de furacões no Atlântico vai de 1º de junho a 30 de novembro. É raro um grande furacão se formar logo no início da temporada. Beryl é o 1º furacão de categoria 4 já registrado nesta época do ano.
São as ilhas na porção Sul do Caribe. Entre os locais raramente afetados por furacões estão Aruba, Curaçao, Bonaire, San Andrés (Colômbia), o caribe panamenho de Bocas del Toro, San Blas, Grenada, Trinidad e Tobago e a costa de países como Venezuela e Colômbia.