Filho (do latim: filius) é o nome que se dá aos descendentes em relação aos seus respectivos pai e mãe, muito embora o termo também seja utilizado como vocativo em conversas informais, especialmente entre pessoas com um certo grau de intimidade.
O radical é a raiz de uma palavra, mantendo seu significado constante em diferentes derivados. Por exemplo, em "livro" e "livraria" ou "amigo" e "amizade", o radical permanece inalterado.
SAIBA COMO IDENTIFICAR O RADICAL DAS PALAVRAS | Resumo de Português para o Enem
Qual o radical de amigo?
🔹Por exemplo: o radical da palavra “amigo” é “amig-“, e é a partir dele que se formam outras palavras da mesma família, como “amizade”, “amigável” e “amigar”.
Resposta. o radical das palavras vida e viver esta na sílaba vi que significa em latim algo que está no início de algo. Radical: VID. Vogal Temática: A.
Filho em hebraico é בן (pronuncia-se ben). Para alguns rabinos espiritualistas e cabalísticos, בן também significa “abençoado em tudo”, o que faz com que essa seja também uma das palavras mais lindas do hebraico.
Ser filho é entender que se é alguém além da mamãe, um ser individual, cheio de competências, habilidades e potencial. Ser pai é ser sensível, valorizar cada conquista, entender as dificuldades e sempre ter um olhar otimista... Ser filho é poder contar com um colo caloroso, com um ombro amigo e um olhar bondoso.
Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.
E o elemento mais pequeno de todas estas palavras indicativo daquele sentimento que todos conhecemos é amor. Este é o radical de todas estas palavras, chamado assim em vez de morfema lexical. Note-se que radical não é o mesmo que raiz. A raiz de todas estas palavras é am-.
Há, no entanto, uma relação etimológica que é ainda hoje analisável, porque o vocábulo em questão inclui o radical leit-, que surge em leite (ver Dicionário Houaiss).
radical da palavra "animal" é "anim-". Com base nesse radical, podemos formar outras palavras como "animação", "animado", "animador", "animosidade", entre outras.