Por outro lado, se for aplicado no sentido de «cavalo», hipo- é um radical, ou seja, um elemento de palavra composta (Cunha e Cintra, 1984, p. 111); ex.: hipódromo («local com pistas próprias para corridas de cavalos e tribunas para o público», idem).
no caso medo, deriva-se a palavra medroso. amedrontado, medonho.. todas conservam o radical med, so mudam o prefixo ou sufixo. o mesmo para palavra sofrem, palavras derivadas como sofrimento, sofrer, sofro, sofreu, vão conservar o radical sofr..
O radical é a raiz de uma palavra, mantendo seu significado constante em diferentes derivados. Por exemplo, em "livro" e "livraria" ou "amigo" e "amizade", o radical permanece inalterado.
O radical "fobia" vem do grego "phobos", que significa medo ou aversão intensa. Quando combinado com outros radicais, forma palavras que descrevem medos específicos: Aracnofobia: Medo intenso de aranhas. Pessoas com aracnofobia podem sentir pânico ao ver uma aranha ou mesmo ao pensar em uma.
Resposta. o radical das palavras vida e viver esta na sílaba vi que significa em latim algo que está no início de algo. Radical: VID. Vogal Temática: A.
Na língua portuguesa, os radicais são um capítulo da morfologia. Pato é radical grego, na palavra ''patologia'', e sapo é radical latino, em ''saponáceo'', por exemplo.
O termo é composto pelos radicais gregos Arkhé, que significa tanto “início/começo” quanto “ordem/organização”, e Logia, que significa, por sua vez, “estudo/ciência”.
Pedra + óleo = petróleo: composição por aglutinação porque é mudança fonética e de escrita. Gira+sol = girassol: justaposição porque não sofreu alterações fonética. Ambos tem seu processo de composição por radicais.