A República Socialista do Vietnã, juntamente com a República Popular da China, a República Popular Democrática da Coreia, República de Cuba e República Democrática Popular do Laos, é um dos cinco países socialistas do mundo de partido único, defendendo oficialmente o comunismo.
O Vietnã é atualmente uma república socialista de partido único e, embora majoritariamente rural, tem passado por um importante processo de crescimento econômico.
O PCV é um partido marxista-leninista com uma linha de pensamento centralista democrático. O seu líder supremo é o Politburo (Bureau Político) chefiada pelo Secretário-Geral. O Politburo é eleito pelo Comitê Central, e o Comitê Central é eleito pelo Congresso Nacional.
O Vietnã tem leis extremamente rígidas contra drogas ilegais, incluindo maconha, cocaína e heroína. A posse, o uso e o tráfico dessas substâncias são considerados crimes graves no país e podem resultar em penas de prisão perpétua ou até mesmo pena de morte.
O atual presidente do Vietnã é Tô Lâm 22 de maio de 2024. O presidente nomeia o Vice-presidente, o Primeiro-ministro, ministros de Estado e demais cargos do Executivo com o consentimento da Assembleia Nacional.
COMO ESTÁ O VIETNÃ HOJE? || VOGALIZANDO A HISTÓRIA
Tem muita pobreza no Vietname?
Com o “milagre” econômico vivido nas últimas décadas, com forte impacto no nível de emprego, o país deixou a lista dos países mais pobres do mundo e desde 2010 passou a integrar o grupo dos países de renda média baixa.
Hoje o Vietnã é um dos países emergentes que mais cresce globalmente e, aos poucos, tem diminuído seus problemas de desigualdade social e infraestrutura precária. Uma mistura rara que é imperdível para qualquer desbravador de novas culturas!
O Vietname é considerado um país seguro, aconselhando-se, contudo, as precauções necessárias quando se viaja em regiões turísticas e nas grandes cidades, especialmente Hanói e Ho Chi Minh City, onde podem ocorrer pequenos roubos de objetos pessoais, sendo aconselhável deixar os documentos e valores em lugares seguros ...
Na arquitetura, lindas mansões francesas e prédios públicos podem ser vistos em todo o país, as cidades possuem parques em abundancia e as ruas são arborizadas. Muitos bistrôs de calçada vendem cafés deliciosos com baguetes. Trabalhadores e determinados, os vietnamitas são bastante educados e acolhedores.
No Vietnã, 85% da população é budista, o taoísmo e confucionismo são as religiões seguintes com maior número de fiéis. O cristianismo representa 8% da população, a religião foi influência dos portugueses e holandeses entre os séculos 16 e 17.
Com uma população de mais de 98 milhões de habitantes, o Vietnã vem apresentando crescimento econômico expressivo, especialmente após a pandemia, com expansão do PIB de 8% em 2022.
Em 2019, o país era o 9º maior produtor mundial de antimônio; 10º maior produtor mundial de estanho; o 11º maior produtor mundial de bauxita; o 12º maior produtor mundial de titânio; o 13º maior produtor mundial de manganês e o 9º maior produtor mundial de fosfato.
É um país de clima tropical, quente e úmido, e, como uma regra geral, podemos dizer que seu clima é condicionado por duas monções. A Monção de Inverno vem do nordeste entre os meses de outubro e março, trazendo frio e umidade para o norte do país, e temperaturas quentes com um clima seco para o sul.
Em 1979, a China invadiu o Vietnã por causa da invasão do Camboja pelo Vietnã, cujo os governos do Camboja eram apoiados por Pequim. O conflito durou um mês e resultou em dezenas de milhares de vítimas. O exército chinês retirou-se do Vietnã, mas, apesar disso, a China reivindicou a ação como uma vitória.
O Vietnã apresenta, portanto, proporção de pobreza máxima semelhante ao Brasil (com 20%). Os dados são do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Mais de 90% da população adulta é alfabetizada. O índice de mortalidade infantil situa-se em 22,26 natimortos por mil.
Como o Estado vietnamita não oferece uma rede de proteção social suficiente e a aposentadoria é incerta, os pais dependem dos filhos para sustentá-los na velhice.
Se você está procurando um lugar com uma cultura fascinante, ótima comida e uma boa qualidade de vida a um preço acessível, o Vietnã é o destino perfeito para você. Muitos expatriados e nômades digitais que se mudam para o sudeste asiático escolhem morar no Vietnã.
Em geral, eles buscam o Brasil, regularizam-se como refugiados para uma estadia temporária e rumam ao norte do país, para então empreender, muitos por terra, o caminho até a América do Norte.
No que diz respeito ao Vietname quase sempre com roupas frescas e leves, camisas que cobrem os ombros com algumas mangas compridas, shorts e calças abaixo do joelho, pois quando se visita os templos e pagodes. Se viajar no inverno entre dezembro e janeiro, pode trazer calças compridas e casacos.
Aviões norte-americanos lançando bombas sobre tropas norte-vietnamitas em 1972. O estopim para a entrada norte-americana no conflito foi o Incidente do Golfo de Tonkin, que aconteceu em 1964. Nesse golfo, as embarcações norte-americanas tinham dado suporte para ações anteriores, como a citada ação secreta da CIA.
Hoje, mães solteiras no interior ainda enfrentam dificuldades, discriminação e vergonha, mas recebem benefícios de iniciativas do governo que começaram com a geração mais velha. Em Loi, só restam quatro das 17 mulheres que fundaram a comunidade.
É seguro viajar para o Vietnã? Em geral, o Vietnã é considerado um destino seguro para viajantes. A criminalidade é relativamente baixa e os locais turísticos são bem patrulhados.
Os casamentos fictícios estão no auge no Vietnã, onde a instituição do matrimônio é sagrada e 70% das pessoas com mais de 15 anos são casadas. O fenômeno vai além da honra das mães solteiras, já que também se pode alugar mães, tios e primos para evitar disputas quando as famílias desaprovem a união.