Alopurinol é indicado para a prevenção de crises de gota e outras condições associadas com o excesso de ácido úrico no corpo, entre elas, pedras nos rins e certos tipos de doença renal.
Qual o melhor remédio para eliminar o ácido úrico?
O alopurinol é a estratégia terapêutica preferida, quando o paciente é um super produtor ou um sub-excretor de ácido úrico (alopurinol 300mg/dia). Também deve ser usado em pacientes com alta excreção de ácido úrico e que tenham história prévia de cálculos renais de ácido úrico ou insuficiência renal.
De uma maneira geral, o mais indicado para o tratamento no controle do índice de ácido úrico é preferir alimentos menos industrializados, seguir uma dieta balanceada e saudável, rica em leite e derivados, frutas e verduras e esquecer o consumo de bebidas alcoólicas – incluindo a cerveja, que é rica em purina.
Os frutos do mar, como camarão, mexilhão, lagosta, caranguejo, ostra e polvo são ricos em purinas, que são substâncias presentes no DNA do corpo humano e de alguns alimentos e que, quando ingeridos em excesso, aumenta os níveis de ácido úrico no sangue.
O que não pode comer quando está com ácido úrico elevado?
Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas; Diminuir o consumo de produtos industrializados e com muito açúcar, como refrigerantes, bolachas, sorvetes ou comida pronta; Perder ou manter o peso adequado, pois a obesidade e o sobrepeso são umas das causas do ácido úrico alto no sangue.
Limão – Muito indicado no tratamento da desintoxicação do organismo, tomar um suco puro de limão, durante um período consecutivo, em jejum pode ajudar significativamente nos resultados.
Alcachofra – Considerada uma das melhores verduras que age na eliminação de toxinas, as alcachofras são altamente diuréticas e evitam a retenção de líquido.
O ácido úrico alto pode acontecer devido a alterações no funcionamento dos rins, consumo excessivo de alimentos ricos em purinas, como carnes vermelhas e frutos do mar, diabetes ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
A pomada de Confrei é utilizada na medicina natural principalmente pela presença do acido úrico, que auxilia na renovação celular. É utilizado principalmente como auxiliadora no trato de feridas, possuindo ação cicatrizante e também é muito utilizada para dores nas articulações.
O ácido úrico é preocupante quando ele está em níveis elevados no corpo humano (hiperuricemia). Se está em alta concentração, ele se transforma em cristais pequenos e se acumula em várias partes do corpo, como: Articulações (o mais comum);
Para baixar o ácido úrico rapidamente pode-se tomar remédios de farmácia, como colchicina ou alopurinol, indicados pelo reumatologista, evitar consumir alimentos ricos em purina e bebidas alcoólicas e tomar suco de cereja.
O tratamento para ácido úrico alto deve ser orientado por um reumatologista, mas, geralmente, inclui o uso de remédios para ácido úrico como Alopurinol, Probenecida ou Sulfinpirazona, e o uso de anti-inflamatórios, como Indometacina ou Ibuprofeno, para aliviar as dores nas articulações.
Além disso, para controlar os níveis de ácido úrico no organismo é importante beber bastante água, praticar atividade física, não consumir alimentos com teor elevado de purina, evitar bebidas alcoólicas e aumentar a ingestão de alimentos de origem vegetal.
O Alopurinol é um medicamento usado prevenir crises de gota e outras condições associadas com o excesso de ácido úrico no corpo, tais como: pedras nos rins e certos tipos de doença renal. Logo, este medicamento atua reduzindo a produção de ácido úrico que é sintetizado por nosso organismo.
O sumo de limão está entre aqueles conhecidos por neutralizar o ácido úrico. Isto garante que o ácido úrico é removido do corpo. A vitamina C no limão também ajuda a reduzir os níveis de ácido úrico. Para isso, basta espremer a metade ou um limão em 1 copo de água por dia e bebê-lo.
“Até o momento, o estudo vem demonstrando que os extratos obtidos das folhas e da madeira do ipê branco apresentam o efeito de redução do ácido úrico no sangue pela diminuição da sua síntese”, afirma Dênia Saúde-Guimarães.
A terapia com bicarbonato de sódio deve ser iniciada na dose diária de 0,5 a 1mEq/kg de peso/dia por via oral. As recomendaçoes preconizadas nas principais diretrizes clínicas brasileiras e internacionais estao sumarizadas na tabela 1 abaixo. O ácido úrico é o produto final do metabolismo das purinas.
Quem tem problema de ácido úrico pode comer feijão?
Alimentos ricos em purinas que NÃO aumentam o ácido úrico no sangue O consumo de alimentos ricos em purinas que são de origem vegetal como feijão, ervilha, soja, vagem, lentilha, espinafre, cogumelos e couve-flor não precisa ser restringido ou evitado.
Além disso, é recomendado que pacientes que já estão doentes ou têm predisposição a desenvolver ácido úrico evitem o consumo de carnes vermelhas e derivados, como bacon, carnes processadas, como presuntos, e frutos do mar, assim como alimentos ricos em gorduras, extratos de carne, aves e bebidas alcoólicas.
Alguns remédios caseiros que podem ajudar a baixar o ácido úrico são o chá de urtiga, o suco de cereja e a água de alcachofra, já que possuem propriedades antioxidantes, desintoxicantes e diuréticas que servem para eliminar essa substância do organismo.
Quais são as frutas que faz mal para o ácido úrico?
A maioria das frutas não altera os níveis de ácido úrico no sangue, como a melancia, a tangerina, a laranja, a maçã, o ananás, os morangos, entre outras. Mas algumas frutas mais doces (como os figos, as bananas, as uvas, os pêssegos) podem causar hiperuricemia.