O rio Azuis é um curso de água localizado no município de Aurora do Tocantins, no estado do Tocantins, no Brasil. Com uma extensão de apenas 147 metros, o rio Azuis é considerado como o menor rio do Brasil e da América Latina e o terceiro menor rio do mundo, segundo o Guinness Book.
O rio Correntoso, que liga o lago de mesmo nome ao lago Espejo, é considerado o rio mais curto do mundo. Da ponte que existe, pode-se ver as duas extremidades do rio, cerca de 200 metros.
O rio Reprua é um curso de água do distrito Gagra, na Abkházia, Geórgia. Este pequeno rio com apenas 27 metros (89 pés) de comprimento, é, possivelmente, o menor rio do mundo.
OS 10 Maiores Rios do Brasil - Os Mais Gigantes e Imponentes Rios Brasileiros
Qual é o único maior rio do mundo?
1. Amazonas: duas vezes o maior do mundo. Além de ser o mais extenso do mundo, superando o rio Nilo em quase 140 quilômetros, o Amazonas também detém o título de rio com o de maior volume de água do planeta, segundo informa o Inpe.
No seu ponto mais largo, o rio Amazonas atinge na época seca 11 quilômetros de largura, que se transformam em 50 quilômetros durante as chuvas. Os outros nomes do o Rio Amazonas?
A bacia do rio São Francisco é a terceira bacia hidrográfica do Brasil e a única totalmente brasileira. Palavras-chave: Bacia Hidrográfica. Rio São Francisco. Minas Gerais.
O rio Amazonas é o mais extenso e o mais caudaloso (maior vazão de água) rio do mundo, estendendo-se por 6.992 km desde a sua nascente na parcela peruana da cordilheira dos Andes até a sua foz na ilha do Marajó, entre os estados brasileiros do Amapá e do Pará.
O rio Amazonas chega a atingir uma largura de 11 km, o que o torna o mais largo do mundo. Ele é responsável por 20% de toda a água doce que chega aos oceanos.
No Brasil, o menor rio em extensão é o rio Azuis, localizado no estado do Tocantins. O rio tem apenas 147 metros de extensão e uma largura de 10 metros. Ele nasce em um pequeno lago chamado Lagoa dos Azuis e deságua no rio Tocantins.
Além de ser o mais extenso, o rio Amazonas também é considerado o maior rio por vazão de água do mundo e uma das mais importantes fontes de biodiversidade da Terra.
É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo. Banha duas capitais: Brazavile, na República do Congo e Quinxassa, na República Democrática do Congo. Devido à constância do seu enorme caudal, é navegável por barcos de grande tonelagem até Matadi, na República Democrática do Congo.
Vale ressaltar que, apesar do debate em relação ao tamanho dos dois rios, atualmente, o rio Amazonas é reconhecido mundialmente como o maior rio em volume, superando não só o africano Nilo, como o Yangtze (o maior da Ásia) e o Mississippi (segundo maior dos EUA) juntos.
O Rio São Francisco é considerado um dos maiores e mais importantes rios do Brasil por causa da sua relevância econômica, cultural e social, especialmente para as regiões Nordeste e Sudeste.
Segundo as informações disponibilizadas na Wikipédia (não são dados oficiais e carecem de confirmação para trabalhos escolares e pesquisas) temos no Brasil cerca de 1.130 rios principais e um grande número de ribeirões, córregos, arroios e igarapés, distribuidos em 12 (doze) grandes bacias hidrográficas.
Em média, a profundidade do rio Amazonas é de cerca de 50 metros, mas, em seus pontos mais profundos, no oeste paraense, chega a 120 metros. Em um comparativo, sua profundidade é três vezes maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Rio Amazonas banha três países em seu percurso da cordilheira dos Andes até sua foz, na ilha de Marajó. Forma, junto de seus afluentes, a maior bacia hidrográfica do mundo. O Amazonas é o maior e mais caudaloso rio do mundo.
O Rio Grande do Norte é o grande produtor de sal do Brasil. O Estado é repleto de salineiras. Inclusive, na região de Galinhos dizem que existe um lugar com a maior concentração de sal do país, a região próxima a Duna do Capim é considerada o "mar morto brasileiro".