O Rio São Francisco, apelidado de “Velho Chico” é o maior rio totalmente nacional e um dos mais importantes rios do país, especialmente para a Região Nordeste.
Por conta da altitude das áreas que atravessa, o rio Jordão é classificado como o rio mais baixo do mundo. O rio Jordão destina entre 20 e 30 milhões de metros cúbicos de água para o Mar Morto todos os anos.
O Rio Sucuri, localizado em Bonito/MS, possui uma das águas mais cristalinas em todo o mundo e por isso encanta as pessoas que têm a oportunidade de conhecê-lo.
Simplesmente o rio mais cristalino do Brasil 💙 A flutuação no Rio Sucuri é uma das mais famosas de Bonito MS, por suas águas extremamente transparentes.
OS 10 Maiores Rios do Brasil - Os Mais Gigantes e Imponentes Rios Brasileiros
Qual é o rio mais sujo do Brasil?
1º LUGAR – Rio Tietê
Com 1.010 km², nasce em Salesópolis, na serra do Mar, e atravessa o estado de São Paulo, banhando 62 municípios. Ocupa o topo do ranking por receber o esgoto doméstico e industrial no trecho da capital.
O Rio Sucuri, o rio mais limpo do Brasil, com suas águas incrivelmente cristalinas, é um testemunho do que pode ser alcançado com práticas de conservação rigorosas e um compromisso coletivo com a sustentabilidade.
O Rio Sucuri é o mais cristalino do Brasil e está entre os dez mais cristalinos do mundo! Além do espetáculo de tons vibrantes na água, azul piscina ou verde, nas partes com vegetação, é um lugar incrível para observar a fauna dessa região do Mato Grosso do Sul.
O rio Amazonas é o mais extenso e o mais caudaloso (maior vazão de água) rio do mundo, estendendo-se por 6.992 km desde a sua nascente na parcela peruana da cordilheira dos Andes até a sua foz na ilha do Marajó, entre os estados brasileiros do Amapá e do Pará.
No seu ponto mais largo, o rio Amazonas atinge na época seca 11 quilômetros de largura, que se transformam em 50 quilômetros durante as chuvas. Os outros nomes do o Rio Amazonas?
É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo. Banha duas capitais: Brazavile, na República do Congo e Quinxassa, na República Democrática do Congo. Devido à constância do seu enorme caudal, é navegável por barcos de grande tonelagem até Matadi, na República Democrática do Congo.
O Rio São Francisco é considerado um dos maiores e mais importantes rios do Brasil por causa da sua relevância econômica, cultural e social, especialmente para as regiões Nordeste e Sudeste.
Com ajuda de sensores, tecnologia de geoprocessamento remoto e satélites, os pesquisadores do INPE identificaram que o Amazonas possui 140 km a mais do que o Nilo, diferença que o consagraria como o maior rio do mundo. Na visão do Instituto, o primeiro possui 6.992 km de extensão enquanto o segundo termina em 6.852 km.
1. Rio Tâmisa, Londres (Reino Unido) A história do Tâmisa é a mais famosa entre os casos de rios que foram recuperados — ele permaneceu poluído por séculos.
O rio Caño Cristales fica na Colômbia 📌 e é considerado o mais bonito do mundo 😱 Atrai turistas de várias partes do mundo por ser comparado a um arco-íris pelos seus tons de vermelho, azul, amarelo, laranja e verde.
O Rio Sucuri é conhecido pela transparência de suas águas cristalinas que permitem observar uma grande diversidade de fauna e flora aquática, com isso tem atraído visitantes do mundo inteiro.
1º lugar - Rio Tietê, São Paulo: com uma extensão de 1.150 km, nasce em Salesópolis e atravessa o estado de São Paulo passando por 62 municípios. O Rio Tietê recebe uma gigantesca carga de esgoto doméstico e industrial em seu trecho na cidade de São Paulo (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL).
Rio Amazonas banha três países em seu percurso da cordilheira dos Andes até sua foz, na ilha de Marajó. Forma, junto de seus afluentes, a maior bacia hidrográfica do mundo. O Amazonas é o maior e mais caudaloso rio do mundo.