O rio Madeira em Porto Velho atingiu a marca recorde de 19,74 metros em 30 de março de 2014, mais de 3 metros acima da cota de emergência estabelecida por órgãos públicos nesse local – 16,68 metros.
Um dos principais rios de Rondônia é o Madeira, um afluente do rio Amazonas e que possui mais de 3 mil km de extensão, banhando outros territórios. Destacam-se também os rios: Guaporé
🔎O Rio Madeira é um dos maiores do mundo e passa por três países: Brasil, Bolívia e Peru. A última vez que o Madeira tinha chegado a um nível tão baixo foi em 2023, quando atingiu 1,09 metro. Desde então, especialistas já previam uma seca ainda mais severa para 2024.
Qual o percurso de suas águas? O rio Madeira começa na Cordilheira dos Andes e, após percorrer 3.240 km (dos quais 1.425 km no Brasil), deságua no rio Amazonas, que corre em direção ao Oceano Atlântico.
Possui largura que varia entre 440 metros e 10 km, com uma declividade de apenas 1,7 cm e um percurso de águas totalmente livres, sem barragens ou qualquer outro obstáculo para a navegação.
Sistema Geológico Brasileiro registrou profundidade de 41 centímetros em trecho que atravessa a capital rondoniense. O rio Madeira atingiu a menor profundidade de sua história neste sábado (14. set. 2024).
O Madeira é um importante canal de integração e comércio da região Norte pois permite a movimentação de pessoas e cargas entre Rondônia, Mato Grosso e Amazonas, e, no interior desses Estados, entre localidades ainda não atendidas por rodovias.
As demais bacias hidrográficas de Rondônia são as do rio Guaporé, com 59.339,38, a segunda maior do estado; do rio Mamoré, com 22.790,66 km²; do rio Roosevelt, com 15.538, 19 km²; e do rio Abunã, a menor de todas, com 4.792, 21 km².
Desde 1907 sua empresa usava o velho porto para descarregar materiais para a obra e, quando decidiu que o ponto inicial da ferrovia seria aquele [já na província do Amazonas], tornou-se o verdadeiro fundador da cidade que, quando foi afinal oficializada pela Assembleia Legislativa do Amazonas, recebeu o nome Porto ...
O rio Douro (em castelhano: Duero) é um rio que nasce nos picos da Serra de Urbión, na província espanhola de Sória, a 2 160 m de altitude, e atravessa o norte de Portugal até a sua foz junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.
O rio Machado, nasce na Chapado dos Parecis, no planalto de Vilhena, e deságua na altura de Porto Velho no ria Madeira. O rio tem mais de 28 afluentes se tornando assim o maior rio do estado com 800 quilômetros de extensão.
A Ponta do Abunã é assim conhecida por se formar em uma faixa de terra que se estende desde os limites do Acre e Rondônia, à margem esquerda do rio Abunã até sua foz no rio Madeira.
Localizada sobre o Rio Aripuanã, no Mato Grosso, a construção de 274 metros cede espaço para a nova ponte de concreto, com previsão de entrega em agosto desse ano.
Iniciada em 2014, a construção recebeu o investimento de R$ 154 milhões. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ficou com a responsabilidade da obra desde os primeiros pilares, sobre o caudaloso Rio Madeira, de 1.450 km de extensão.
Segundo Daniely, a cor amarronzada do rio Madeira está ligada aos sedimentos trazidos pelos seus afluentes. Já a coloração verde ocorre por causa da presença de algas, que se alimentam de esgoto, fertilizantes e outras substâncias presentes na água.
Esse fenômeno é provocado pelo processo de solapamento das águas do rio com os materiais originários principalmente do período holocênico, depositados nas planícies aluviais, e que ao serem carreados pelas águas acabam contribuindo para uma característica bastante peculiar, que é a cor amarelada (barrenta) de suas ...
O rio Madeira recebe este nome, pois no período de chuvas seu nível sobe e inunda grandes porções da planície florestal, trazendo troncos e restos de madeira da floresta, época em que são negociadas pelos madeireiros e transportadas às custas do rio.