Naturalmente, a imaginação do povo escolheu na hagiologia um grupo de ao menos quatro santos católicos com santos protetores da cachaça. São eles: Santa Joana d'Arc, São Benedito, São Jorge e Santo Onofre.
Antony e Gabriel - São Barreiro | Santo dos Cachaceiros (DVD OFICIAL)
Qual é o santo da cachaça?
Com a imposição do consumo da bebida, os portugueses também impuseram São Benedito, filho de um escravo, como padroeiro dos escravos e, por tabela, da aguardente, fazendo nascer daí uma relação bem mais ampla dos negros com o São Benedito, a ponto de surgirem várias irmandades na Bahia.
Ó Santo Onofre que pela fé, penitência e força de vontade vencestes o vício do álcool, concedei-me a força e a graça de resistir à tentação da bebida. Santo Onofre que vencestes o vício do álcool, através da penitência e da oração, olhai para todas as nossas famílias que sofrem por causa desta doença.
A celebração tomando cerveja virou tradição em várias partes do mundo no dia do padroeiro da Irlanda. Descubra qual a relação entre a bebida e a data do santo irlandês. Jovens comemorando alegremente com roupas típicas em um desfile de St. Patrick's Day em Dublin, capital da Irlanda.
E foi com isso que a cachaça passou a ser usada nas oferendas das religiões com matrizes africanas, com a mesma finalidade da Libação: um pedido de proteção aos orixás em especial ao orixá Ossain. São Benedito padroeiro da cachaça no sincretismo é orixá Ossain.
"Com essa imposição de consumo da cachaça pelos negros, os portugueses também impuseram São Benedito, filho de um escravo, como padroeiro da aguardente, fazendo nascer daí uma relação bem mais ampla dos negros com o santo siciliano, a ponto de surgirem irmandades na Bahia", explica o jornalista e pesquisador.
Santo Arnulfo é considerado o padroeiro dos cervejeiros. Durante uma peste que atingiu a região de Metz, contaminando a água e adoecendo as pessoas que a consumiam, o bispo orientou os fiéis a não mais consumirem as águas contaminadas.
Data é comemorada nesta quarta-feira (6). Referência mais antiga ao encostar de bocas apareceu em 1.200 a.C, e ato ganhou novos significados ao longo do tempo.
Arnulfo de Métis ou Metz ( c. 13 de agosto de 582 — ca. 18 de julho de 640) foi um nobre franco que teve grande influência nos reinos merovíngios como bispo, sendo depois venerado como santo. Ele também é conhecido pelo seu nome anglicizado, Arnoldo.
Edson explica que “com essa imposição de consumo da cachaça pelos negros, os portugueses também impuseram São Benedito, filho de um escravo, como padroeiro da aguardente, fazendo nascer daí uma relação bem mais ampla dos negros com o santo siciliano, a ponto de surgirem irmandades na Bahia”.
A embriaguez é um pecado tão sério, a ponto de a Bíblia afirmar que os bêbados não são salvos e não herdarão o reino de Deus (Gl 5.21), a menos que se converta a Cristo (1 Co 6.9-11).
Praticar exercícios físicos, participar de hobbies, ou socializar em ambientes não relacionados ao álcool podem ser opções viáveis; Converse com amigos e familiares: comunicar a decisão de parar de beber com pessoas próximas pode ser uma fonte importante de apoio emocional.
Senhor, clamo o Teu perdão por tudo que joguei fora (dinheiro, bens, emprego, amizades, o carinho dos familiares). Tenho causado problemas e sofrimentos, mas não quero que nada disso vá para os meus descendentes. Senhor, olha com misericórdia para mim.
Dentre as opções mais comuns de tratamento e ajuda para deixar o alcoolismo, temos os grupos de apoio, como é o caso dos Alcoólicos anônimos, as psicoterapias, o uso de medicamentos e o modelo de internações em clínicas de reabilitação.
Escreva na parte debaixo de uma imagem de Santo Onofre, o nome da pessoa que tem o vício da bebida, deixe-a no seu quarto e, todos os dias, antes de dormir, reze: "Santo Onofre, sofreste com o vício e sabes o quanto essa doença afeta a saúde e ameaça a dignidade.
Primeiramente, sabe-se que Zé Pilintra gosta de bebidas alcoólicas bem fortes. Também fala-se sobre sua preferência por bebidas de coco como batidas e caipirinhas. Aliás, ainda fazendo referência às suas características boêmias que adoram bares e botequins, outra bebida muito apreciada por Zé Pilintra é a cerveja.