“Concorrência” pode ser definida como o processo de rivalidade entre os agentes de mercado, que pode se expressar em termos de preço, qualidade, diversidade ou qualquer outra variável comercialmente relevante.
Concorrência corresponde à situação de lucro de um mercado em que os diferentes produtores vendedores de um determinado bem ou serviço atuam de forma independente face aos compradores consumidores, com vista a alcançar um objetivo para o seu negócio – lucros, vendas – utilizando diferentes instrumentos, tais como os ...
Concorrência é a rivalidade que ocorre entre dois ou mais produtores que desejam vender seus artigos de mesma classe, ou entre vários consumidores que pretendem obter produtos de mesma espécie.
Qual é o sentido da expressão concorrência econômica Você sabe como essa concorrência pode afetar os valores dos produtos que você consome?
A concorrência econômica ocorre quando mais de uma empresa é responsável pela produção e comercialização de um produto. Isso pode torná-lo mais barato, visto que há maior variedade de escolha para o consumidor no mercado, incentivando que os preços sejam mais competitivos e atraentes.
A concorrência entre as empresas traduz-se numa maior quantidade de produtos e serviços, numa melhor qualidade dos bens e em preços mais baixos. É isto, no fundo, que o consumidor procura — o melhor ao melhor preço possível.
O que você compreende por concorrência de um exemplo?
Esses tipos de concorrentes são os mais difíceis de identificar, pois não oferecem, necessariamente, o mesmo produto ou serviço, mas competem pelos mesmos recursos ou clientes. Veja este exemplo: Empresas que vendem tablets e empresas que vendem computadores não são, necessariamente, concorrentes diretos.
Concorrência, conforme definição legal, é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto (art. 22, § 1º, Lei 8.666/93).
Análise da concorrência, conhecida também como análise de mercado, é a prática de monitorar regularmente os seus concorrentes, ou seja, negócios que oferecem produtos e serviços similares aos seus. Alguns dos aspectos que podem ser observados são os preços oferecidos, a gestão comercial, experiência do cliente etc.
Concorrência é uma característica de mercado decorrente da ação de empresas rivais, denominadas competidoras ou concorrentes, que disputam os mesmos clientes, consumidores ou fornecedores (HAMMEL e PRAHALAD, 1995; HORNGREN et al, 2004; IUDÍCIBUS e MARION, 2001; PORTER, 1999).
Os concorrentes de uma empresa são aqueles que vendem o mesmo produto ou possuem o mesmo público alvo desta empresa. Se você é dono de um negócio, saiba que traçar estratégias para tornar a sua empresa diferente das demais é um importante diferencial competitivo.
“Concorrência” pode ser definida como o processo de rivalidade entre os agentes de mercado, que pode se expressar em termos de preço, qualidade, diversidade ou qualquer outra variável comercialmente relevante.
A livre concorrência determina que as empresas podem concorrer entre si livremente, sem que uma empresa inviabilize a atuação de outra, como meio de favorecer-se.
Concorrência direta – Comercializa os mesmos produtos ou serviços para o mesmo público. Concorrência indireta – O público-alvo é o mesmo, mas os produtos são diferentes. No entanto, leva o dinheiro do seu cliente, e por isso ele compra menos do seu negócio.
A concorrência é um fenômeno econômico que tange o patrimônio, movimenta o capital e é uma força externa (exógena) que cria fenômeno contábil na célula social. Ela é matéria da economia, mas interessa ao estudioso da contabilidade quando esta, como agente externo, gera fenômeno patrimonial.
Concorrência perfeita ocorre quando existem muitos vendedores; existe uma entrada e saída fácil de empresas; os produtos são idênticos independentemente do vendedor e os vendedores são tomadores de preços.
Para ser considerada concorrente, uma empresa precisa cumprir duas condições: possuir produtos e serviços que atendam necessidades iguais àquelas para as quais os seus produtos e serviços são orientados e ter como foco o mesmo perfil de clientela.
Os concorrentes diretos e indiretos são quem disputa o mercado de vendas com sua sua marca e eles estão crescendo cada vez mais. Uma empresa concorre com várias outras nas redes sociais, nos sites e na própria região.
Para se diferenciar do seu concorrente, é importante investir num planejamento de marketing. Um trabalho de divulgação bem feito pode atrair mais clientes. Por isso, tenha uma equipe direcionada para gerenciar o marketing da sua empresa e organizar a visibilidade do seu empreendimento.
Estratégia competitiva é a maneira como uma organização compete com outros concorrentes de mercado de modo a ter uma vantagem. Portanto, ela também pode ser vista como uma forma de se destacar da concorrência, sobretudo em áreas que são muito disputadas.