Sentido de um vetor O sentido informa a posição na qual a ponta do vetor está apontando, podendo ser direita, esquerda, para cima, para baixo, leste, norte, sul, oeste, nordeste, noroeste, sudeste, sudoeste etc.
- A direção do vetor é a reta onde o vetor atua. podemos classificar essa direção como sendo horizontal, vertical diagonal e ainda podemos dar a direção pelo ângulo em relação a um eixo de referência. - O sentido do vetor é dado pela ponta da flecha. O sentido indica para que lado o vetor atua.
Define-se direção de um vetor como sendo a reta suporte do segmento orientado que o representa. Para saber a direção de um vetor, basta saber a direção de sua reta suporte. O sentido de um vetor é para onde aponta sua extremidade.
As direções de um vetor podem ser definidas com base no sistema de coordenadas escolhido, por exemplo. Usando-se o sistema cartesiano, as direções do espaço seriam x e y e um vetor poderia ser escrito como V = (x, y).
Ao observar essas retas podemos concluir que direção está ligada ao que diz respeito à posição horizontal, vertical, norte, sul, leste e oeste. Já o sentido é a orientação do móvel. Unindo direção e sentido podemos determinar a posição de qualquer corpo ou objeto que esteja descrevendo uma trajetória curvilínea.
FÍSICA: ENTENDA TUDO SOBRE VETORES | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA
O que é sentido vetorial?
Sentido de um vetor
O sentido informa a posição na qual a ponta do vetor está apontando, podendo ser direita, esquerda, para cima, para baixo, leste, norte, sul, oeste, nordeste, noroeste, sudeste, sudoeste etc.
Na Física, temos como objetivo explicar a natureza e, para isso, fazendo diversas medições. Essas medidas podem ser grandezas escalares ou vetoriais. Vetores são grandezas que apresentam: Modulo, Direção e Sentido.
O vetor posição inicial consiste num vetor com origem no ponto escolhido como referencial e extremidade no ponto de partida. O vetor posição final consiste num vetor com origem no ponto escolhido como referencial e extremidade no ponto de chegada. A unidade SI do vetor posição é o metro (m).
Os vetores são representados geometricamente por flechas. Geralmente eles partem da origem, e as coordenadas de seu ponto final são escritas para identificá-lo. Na imagem abaixo, o vetor v = (a,b), pois (a,b) é o ponto final do vetor v. Exemplo: Para calcular a norma do vetor v = (3, – 4), utilize: |v| = √(a2 + b2).
Para calcular a direção do vetor v = (x, y), use a fórmula θ = arctan(y/x), em que θ é o menor ângulo que o vetor forma com o eixo horizontal, e x e y são os componentes do vetor resultante.
Qual o sentido do vetor que indica se ele será negativo?
Se ele for positivo, então o sentido será o mesmo, já se for negativo, então o sentido será contrário, e seu módulo será o produto entre o número n e o vetor →v.
Para obter o versor de v, que é um vetor unitário ˆv que tem a mesma direção e mesmo sentido que o vetor v, basta dividir v pelo seu módulo, isto é: ˆv=v|v|. Para obter um vetor w paralelo a um vetor v, basta tomar w=kv onde k é um escalar.
Módulo é o tamanho, direção pode ser, basicamente, horizontal, vertical e diagonal e, por fim, sentido é para onde o vetor aponta, que pode ser esquerda, direita, para cima e para baixo, por exemplo.
Em geometria analítica, um vetor é uma classe de equipolência de segmentos de reta orientados, que possuem todos a mesma intensidade (também designada por norma ou módulo), mesma direção e mesmo sentido.
Quando os vetores estão na mesma direção, considera-se seu módulo e sentido e é feita a operação de soma ou subtração básica, lembrando sempre do jogo de sinais. Quando dois vetores se combinam em uma mesma direção e sentido, o resultante é um vetor de módulo superior aos dos anteriores.
Vetores no R são apenas conjuntos indexados de valores. Para criá-los, basta colocar os valores separados por vírgulas dentro de um c() . Os objetos vetor1 e vetor2 são vetores. Uma maneira fácil de criar um vetor com uma sequência de números é utilizar o operador : .
Já o sentido, basicamente, representa a orientação do movimento ou do vetor. É o lugar para onde a ponta da seta apontará. Então, é ele quem determina para qual lado da reta (direção) que o móvel vai se locomover, por exemplo.
Para localizar a posição de um item em um vetor usamos um número inteiro denominado índice do vetor. Facilidade de manipular um grande conjunto de dados do mesmo tipo declarando-se apenas uma variável.
Portanto, podemos atribuir o termo direção sempre que estivermos tratando de: direção horizontal, direção vertical, direção circular. Já o termo sentido estará sendo empregado em: da direita para a esquerda, ou da esquerda para a direita, de baixo para cima, de cima para baixo, sentido anti-horário, sentido horário.
Você sabe o que é vetor de imagem? É a imagem que não é construída em gráficos bitmap, ou seja, construída por pixels. Essas imagens são construídas por linhas, curvas, retângulos e outras formas preenchidas.
São usualmente representados por setas, que partem da origem, e utilizam-se as coordenadas de seu último ponto. Na imagem acima, os vetores são representados dessa forma, isto é, setas cujas coordenadas correspondem ao seu ponto final. O vetor u possui coordenadas (2,2) e o vetor v possui coordenadas (4,2).