Qual o significado da aliança de casamento na Bíblia?
Foi a partir do século IX que a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos. Hoje, a aliança de casamento simboliza principalmente uma promessa de um amor eterno, devoção, amor e lealdade. Seriam os votos de casamento ditos em forma de matéria e objeto.
As Escrituras indicam o casamento como uma aliança: “sendo ela (a esposa) a tua companheira e a esposa de tua aliança” (Malaquias 2,14). “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu” (Mateus 19,6).
Qual o verdadeiro significado da aliança de casamento?
Casamento: A aliança de casamento é o que simboliza o matrimônio, a união definitiva entre duas almas. Essa aliança é usada pelo casal e trocada no altar, diante da promessa de amor eterno. A aliança tradicional é dourada, feita em ouro.
Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
A origem da palavra “aliança” vem do latim, do termo alligare, que significa “relação de proximidade, união”. Em outras palavras, o anel com nome de aliança é um pacto feito entre marido e esposa, que simboliza o amor, comprometimento, fidelidade, cumplicidade e eternidade.
Significado da aliança de casamento: É o símbolo de amor e devoção, da concordância de um casal em amar e respeitar um ao outro. Sendo assim, sua forma circular representa que não tem começo nem fim, é constante como o amor deve ser.
A aliança de Deus conosco é uma expressão fundamental da vida cristã. Como em todo pacto, a aliança acontece por meio de uma entrega mútua, de um acordo de ambas as partes. Deus nos escolhe como seus filhos e promete abençoar nossas vidas em toda plenitude.
O que acontece quando eu rejeito a aliança de amor que Deus faz comigo?
A minha rejeição da aliança não afeta Sua existência. Quando eu aceito as condições, a pessoa beneficiada sou eu. No verso de hoje, o salmista expressa a vontade de Deus. A única coisa que Ele espera da humanidade é que “guarde a aliança”.
A palavra aliança tem origem no latim alligare, que remete a um relacionamento de proximidade, intimidade e união. Fazer uma aliança com alguém é como fazer um acordo, um contrato de que o casal compartilhará dos mesmos valores, por exemplo: cuidado mútuo, amizade, fidelidade etc.
Qual o significado da aliança no mundo espiritual?
É a representação do elo entre o material e o espiritual, entre o corpóreo e o sentimental. Duas vidas unidas, em amor e cumplicidade, compartilhando alegrias e tristezas.
No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Desse modo, esse simples objeto ganhou um significado muito simbólico: representa um elo material e espiritual entre duas pessoas, as quais compartilham as alegrias e tristezas da vida.
22 O que encontra uma esposa encontra o bem, e alcança a benevolência do Senhor. 23 O pobre fala com rogos, mas o rico responde com dureza. 24 O homem que tem amigos deve agir amigavelmente, e há amigo mais chegado do que um irmão.
Neste artigo, apresentaremos uma seleção de versículos bíblicos adequados para serem incluídos nos convites de casamento. Gênesis 2:24: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.”
No Antigo Testamento, havia uma grande diferença entre uma promessa, um contrato, e uma promessa muito especial chamada aliança. O contrato envolve a troca de bens entre duas ou mais pessoas. Mas uma aliança implica a troca de pessoas ou relacionamentos. Ainda hoje, a nossa sociedade é baseada em promessas.
Quando alguém entra numa aliança, assume um inescapável compromisso. A Bíblia fala que Deus fez uma aliança conosco. E essa aliança é um vínculo inquebrável com Deus. Deus não quebra aliança e não nos permite quebrá-la também.
No momento em que dois corações se unem em matrimônio, um símbolo especial é trocado para representar o compromisso e a conexão entre os cônjuges: a aliança de casamento.
casamento é um símbolo da união de Cristo e a igreja, chega a ser um sacrilégio imaginar que Cristo possa se divorciar e negar a Sua aliança. A Sua aliança é eterna, assim como o casamento é para toda a vida.
Acredita-se que as alianças surgiram entre gregos e romanos, provavelmente, vindo de um costume hindu que utilizava os anéis para simbolizar o casamento. Assim, por meio de um anel de forma circular - ou seja, sem começo nem fim - representa-se a o amor contínuo entre o casal.
Precisa aliança para casar no civil? Nada é obrigatório, mas existe sim o momento da troca das alianças no casamento civil, assim como no religioso. O Juiz de Paz faz seu discurso formal e termina com a tradicional pergunta sobre ambos realizarem o ato de livre e espontânea vontade.
O anel do dedo anelar simboliza principalmente o amor e a união, pois é conhecido como o dedo em que se coloca a aliança de namoro, noivado e casamento. Essa crença vem de uma tradição dos romanos, por conta de uma veia existente em nosso corpo chamada vena amoris, que conecta o dedo anelar ao coração.