Qual o significado da carta de Paulo aos Colossenses?
Na epístola de Colossenses, Paulo reagiu aos falsos ensinamentos em Colossos dando ênfase à divindade, à missão de salvação e à supremacia de Jesus Cristo (ver Colossenses 1:15–23). Ele ensinou que Cristo é a própria imagem de Deus, o Pai, o Criador, o Cabeça da Igreja, o primeiro a ser ressuscitado e o Redentor.
Qual o propósito da carta de Paulo aos Colossenses?
Paulo escreveu a Epístola aos Colossenses por ter recebido a notícia de que eles estavam incorrendo em graves erros (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”). Os santos de Colossos estavam sendo influenciados por ensinamentos enganosos e práticas errôneas que ameaçavam sua fé.
Quase a metade dos versículos de Efésios tem paralelo em Colossenses. Os primeiros destinatários da Carta são os membros da Comunidade de Colossas. Assim Paulo se dirige a uma comunidade não formada por ele. Paulo solicita que a Carta seja lida também na comunidade vizinha de Laodiceia (Cl 4,16).
A essência dos ensinamentos dele é de que somente Jesus Cristo poderia salvar e somente por meio dele os pecados são perdoados. Paulo incentiva os colossenses a continuarem fieis, construindo sua fé em alicerce seguro, com vigilância, não crendo em ensinamentos de qualquer pessoa.
Quem Paulo pediu para levar uma carta aos Colossenses?
Paulo Aconselha os Colossenses
Os colossenses eram os membros da Igreja da cidade de Colossos. Um colossense chamado Epafras visitou Paulo em Roma e pediu-lhe conselho sobre como lidar com o grave problema dos falsos mestres que espalhavam doutrinas corruptas entre os santos.
Epístola aos Colossenses, Carta de Paulo aos Colossenses, ou abreviadamente Colossenses são alguns dos nomes pelos quais é conhecida a epístola atribuída ao apóstolo Paulo, redigida aos cristãos da Igreja situada em Colossas, uma cidade frígia da Ásia Menor, aproximadamente no ano 60 d.
Para Quem e Por Que Esse Livro Foi Escrito? Essa epístola foi escrita para os santos fiéis em Colossos, um lugar localizado na atual Turquia. Paulo orientou os santos de Colossos a compartilharem a carta com os membros da Igreja em Laodiceia (ver Colossenses 4:16).
A igreja de Colossos estava sob o ataque de falsos mestres que estavam denegrindo a divindade de Jesus; eles estavam ensinando que Ele não era realmente Deus. Embora Paulo nunca tivesse ido à igreja pessoalmente, ele tratou essas questões diretamente.
Acredita-se que as cartas aos colossenses e a Filemom tenham sido escritas da prisão, por volta de 60 a 62. Naquela época, Nero era o imperador cruel e insano do Império Romano, que podia ignorar as reivindicações de cidadania romana de Paulo.
A carta aos colossenses declara claramente que Cristo é Criador (1:16), Cabeça (1:18; 2:10), e Salvador (1:20-23), e que qualquer outra doutrina não é nada mais do que "filosofia e vãs sutilezas" de homens (2:8). A esperança pela palavra (1:1-8). Paulo escreve a esses santos intimamente, como a família.
Esta cidade entrou em declínio (possivelmente devido a um terremoto) e a cidade bizantina de Conas (Chonæ; Χῶναι) ocupou um sítio próximo às suas ruínas. Francis Arundell indica que parte ou todo o sítio original de Colossas mudou de nome para Cona ou Conas.
A cidade de Colossos ficava na província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia. A igreja dali não tinha sido fundada por Paulo, e, pelo que parece ele ainda não havia estado lá quando escreveu a Carta aos Colossenses.
O fundador da comunidade foi Epafras que, estando preso com Paulo em Éfeso, lhe transmitiu muitas informações de Colossas. Da prisão, Paulo escreve uma carta aos colossenses, e o faz com autoridade apostólica, mesmo não tendo sido seu fundador e até mesmo sem nunca ter estado em Colossas.
Os estudiosos da Bíblia concordam que ela foi escrita pelo apóstolo Paulo aos romanos para explicar como a salvação é oferecida por meio do Evangelho de Jesus Cristo. É a primeira e a mais longa das Epístolas Paulinas, e é considerada a epístola com o "mais importante legado teológico".
O que significa colossenses e suas linhas de amor?
O refrão da canção fala sobre um 'fio que se rompeu', simbolizando a separação entre a humanidade e Deus devido ao pecado. A 'costura' desse fio pelo 'sangue santo' de Cristo representa a redenção e a restauração da relação entre Deus e os seres humanos, uma das crenças fundamentais do cristianismo.
Cl 1.15-17 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
Paulo não fundou essa comunidade, tudo indica que seu fundador tenha sido Epafras, a quem Paulo chama de “querido companheiro de serviço” (1,7) e “servo de Jesus Cristo” (4,12). A cidade de Colossos hoje é apenas um sítio arqueológico.
Meditar nas cartas do apóstolo Paulo é extrair delas grandes ensinamentos para uma vida de retidão e perseverança no Senhor; é trazer para si mesmo o valor de viver os padrões daquilo que Deus deseja para cada um de nós; é entrar na história do tempo dele e nos fartar de um conteúdo saudável.
Que heresia Paulo encontrou entre os crentes de Colossos?
“Na epístola de Paulo aos Colossenses, encontramos as primeiras evidências do gnosticismo na Igreja Cristã primitiva. O gnosticismo era uma falsa filosofia, que tinha como foco a crença de que o espírito era perfeito e santo, mas que a matéria, e tudo o que fora criado a partir dela, era inteiramente má.
O que pregavam os falsos mestres na igreja de Colossos?
Esses falsos mestres pregavam um sincretismo religioso, misturando elementos cristãos, judaicos e pré-gnósticos, mascarados por práticas externas de cunho místico-ascético, na base da abstinência de certos alimentos e bebidas e uma estreita observância de festividades judaicas (2,16ss), promovendo um mal-entendido e ...
As cartas aos Tessalonicenses: são consideradas por todos os estudiosos como as primeiras cartas de São Paulo (e primeiras do Novo Testamento). Foram escritas em Corinto entre os anos 50 e 52. Essas cartas tratam fundamentalmente da Parusia, ou segunda vinda de Cristo e da ressurreição dos mortos.
O estudo de Colossenses nos conduzirá a uma reflexão sobre a supremacia de Cristo, alinhando a nossa fé ao estilo de vida que estamos levando, bem como considerar alguns riscos que nos cercam e como nos prepararmos para lidar com os mesmos firmados na Palavra de Deus.
São Paulo foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagadores do cristianismo. Autor de treze epístolas do Novo Testamento. Antes de se converter, era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém. São Paulo, Apóstolo nasceu em Tarso, na Cilícia, atual Turquia.