As placas laranja são de sinalização de algum evento incomum na pista, como obras, por exemplo. As amarelas são chamadas de placas de alerta, pois avisam o motorista do que está no caminho. As verdes são de indicação, mostram saídas para as cidades, distâncias até outra cidade, entre outras finalidades.
A pintura amarela indica a delimitação de pistas como sentidos opostos e regulamentam deslocamentos laterais. A faixa pode ser simples ou dupla, contínua ou seccionada.
A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores: AMARELA – utilizada na regulamentação de fluxos de sentidos opostos, na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.
O Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro, quando trata da sinalização semafórica e aborda as cores desta, nos orienta que a função do amarelo é indicar “Atenção”, devendo o condutor inclusive, se possível, “Parar” o veículo, salvo se isto resultar em situação de perigo para os veículos que vêm atrás do mesmo.
O tempo que o sinal permanece no amarelo, a velocidade, o tamanho do cruzamento, o horário, para então decidir com segurança. Porém, as recomendações são: sinalizar, diminuir a velocidade e então parar. Dessa forma é possível evitar uma infração de trânsito, e principalmente, um grave acidente”, conclui Mariano.
Em quase todo o mundo, há uma “língua” na qual nós somos fluentes: as cores do semáforo. Não importa onde estamos ou para onde vamos, sabemos que o vermelho indica parar, amarelo significa diminuir a velocidade e o verde, seguir em frente. Mas quem criou esse código e como ele se disseminou por todos os países?
Sinal amarelo: Significa “atenção”. É um alerta para o condutor, que deve diminuir a velocidade e parar o veículo, prestando atenção se o carro de trás está em uma distância segura para parar também.
A luz amarela (ou laranja) do semáforo indica que o condutor deve diminuir a velocidade e parar o veículo, e não aumentar a velocidade para passar. Mesmo que a lei seja omissa nessa situação, parar o veículo é a reação mais prudente, conclusão da jurisprudência com base nos artigos 44 e 45 do CTB, vejamos: “Art. 44.
“A sinalização horizontal serve como auxiliar à proibição especificada nas placas R6A (proibido estacionar) e R6C (proibido parar e estacionar), o que significa que se não houver uma placa de regulamentação ou outro fator proibitivo (como esquina, guia rebaixada ou ponto de embarque e desembarque do transporte coletivo ...
A pintura amarela indica delimitação de pistas com sentidos opostos e regulamentam deslocamentos laterais. Ela pode ser simples ou dupla, contínua ou seccionada. Além disso, pode marcar espações proibidos para estacionamentos. Já quando a faixa é branca, quer dizer que o fluxo de veículos é para o mesmo sentido.
É usada pelos novos estudantes, representando o começo da jornada no karatê. Faixa Amarela: a faixa amarela representa a terra onde a semente (o praticante) foi plantada pela primeira vez. É um símbolo do nascimento de uma nova habilidade e conhecimento.
Linha Amarela Tracejada: indicam permissão à ultrapassagem, mas somente para os veículos que têm a linha tracejada ao seu lado da via. Se a linha tracejada estiver do seu lado, você pode ultrapassar quando for seguro. Caso a linha do seu lado seja contínua, não se permite realizar a ultrapassagem.
O que as faixas de trânsito em Linha amarela indicam ao condutor?
Amarela: utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.
Passar no sinal amarelo não dá multa. A infração ocorre apenas quando o motorista fura o sinal no vermelho. No entanto, o sinal amarelo indica que o semáforo mudará para o vermelho em instantes e o motorista deve reduzir a velocidade ou realizar a parada.
De acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, no sinal amarelo, “o condutor deve parar o veículo, salvo se não for possível imobilizá-lo em condições de segurança”.
O que o motorista deve fazer quando o sinal estiver amarelo?
De acordo com o item 4 do Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a luz amarela indica atenção e permite a passagem. Mais adiante é descrito que o condutor deve reduzir a velocidade quando ela está piscante.
Reformado por emenda protocolada pelo próprio autor, o PL nº 73/2022 determina, na prática, que o sinal amarelo tenha duração mínima de quatro segundos.
As cores do semáforo são globalmente conhecidas, sendo elas verde, amarelo e vermelho. A cor verde significa que o motorista pode seguir tranquilamente. O amarelo, por sua vez, indica que o motorista deve diminuir a velocidade e se preparar para parar pois o sinal logo mudará para vermelho.