As palavras são Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de saúde) e Shitsuke (senso de autodisciplina), migradas para o português foram traduzidas como “sensos”.
O que é o método 5S? A ferramenta 5S é um método que visa melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade e a qualidade total das entregas da companhia, tendo como base cinco sensos: utilização, organização, limpeza, bem-estar e autodisciplina.
O quinto e último S é o Shitsuke ou senso de disciplina. Para desenvolver um novo hábito e mantê-lo a longo prazo, a disciplina é extremamente importante. Por isso, é essencial desenvolver nos colaboradores um senso de autodisciplina e estimular que os novos processos e valores sejam absorvidos por todos.
O 5S é um programa de gestão para melhorar diversos pontos de uma empresa, como a organização, limpeza e padronização. Foi criado no Japão e originalmente significa Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
As palavras são Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de saúde) e Shitsuke (senso de autodisciplina), migradas para o português foram traduzidas como “sensos”.
A metodologia 5S é focada na organização de empresas e conquista da qualidade total. O 5S é baseado em Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalização) e Shitsuke (disciplina).
A denominação 5S é devida às cinco atividades seqüenciais e cíclicas iniciadas pela letra "S", quando nomeadas em japonês. São elas: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHITSUKE. Algumas empresas no Japão utilizam o 5S como uma ferramenta indispensável para a implementação e a consolidação da Qualidade Total.
A ferramenta 5S consiste na adoção de cinco passos, à primeira vista bem simples, com o objetivo de embasar o desenvolvimento da qualidade. Os princípios são: o da organização, o da arrumação ou ordenação, o da limpeza, o da manutenção e o da disciplina.
- Seiri: Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc, na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado.
O que é metodologia 5S? 5S é um programa de origem japonesa que foi criado a partir da aplicação de cinco conceitos: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Ele tem como foco organizar diferentes setores de uma empresa com base na organização, padronização e limpeza.
Qual dos 5S é considerado o segredo deste conceito?
O segredo da implantação do Seiton (Senso de Organização) é categorizar. Categorizando informações, equipamentos, ferramentas é possível organizar tudo de maneira mais fácil e intuitiva, de acordo com a necessidade de quem executa determinado processo na organização.
O primeiro senso do Programa 5S é o chamado Seiri ou Senso de Utilização que explica exatamente essa frase citada no início. É o nosso ponto inicial para colocar o ambiente de trabalho em ordem.
O senso de utilização, organização, limpeza, padronização e autodisciplina – ou seja os 5S – deve fazer parte dos hábitos daqueles que estão no comando. Só assim todos verão que aquilo não é uma obrigação ou um fardo.
O 5S é um conjunto, desenvolvido no Japão, de cinco práticas destinadas a promover a organização, a limpeza e a eficiência no ambiente de trabalho. São elas: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de padronização) e Shitsuke (senso de disciplina).
O objetivo do 5s é aprimorar determinados aspectos, como limpeza, organização e padronização. O programa geralmente é implementado nas empresas como um plano estratégico para que os aspectos essenciais da corporação passem a apresentar melhorias, caminhando sempre em direção à qualidade total.
A disciplina, muitas vezes considerada ponto principal do 5S, é atingida quando cada colaborador realiza seu papel na busca por um ambiente propício. Sendo assim, é responsável por melhorar a qualidade, o desempenho, a saúde e a produtividade dentro de uma organização.
O programa 5S pode ser implementado em qualquer tipo de empresa, órgãos públicos, escolas, associações e até na vida pessoal de cada um. Sua implementação leva a um aumento na produtividade, eficiência, segurança e motivação, além de ser aliado dos requisitos para uma certificação ISO.
Esse método foi desenvolvido no Japão pelo mesmo criador do diagrama de Ishikawa (outra ferramenta da qualidade) e então reconhecido como o guru da qualidade Dr. Kaoru Ishikawa. Assim como também outras ferramentas, o 5S foi responsável pela reconstrução do Japão após o período pós-guerra.
O nome “5S” se refere a um método/filosofia de administração japonesa que reúne os cinco preceitos Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de normalização) e Shitsuke (senso de disciplina).
O Programa 5S respeita uma sequência. É como se fossemos construir uma casa. Devemos iniciar pelo alicerce antes do telhado! Sendo assim, para colocar em prática o 5S é necessário começar pelo 1ºS e ir avançando na medida em que a etapa anterior for concluída.
O 5S promove também a maior segurança e saúde dos trabalhadores por conta da maior limpeza e das regras ergonômicas implantadas. Em síntese, o 5S promove uma melhoria na qualidade de vida dos funcionários no local de trabalho, reduz o tempo de produção e aumenta os lucros da empresa.
Qual a importância do programa 5S na vida pessoal e profissional?
O grande ganho para as pessoas dos escritórios com a prática do 5S é a racionalização de tempo e o bem-estar em um ambiente que normalmente é compartilhado por várias pessoas em um pequeno espaço. Ou seja, o 5S no escritório contribui para uma melhor qualidade de vida no trabalho.