O que é Cross-Sell? Quando falamos em cross-sell, ou venda cruzada, estamos nos referindo à venda de produtos ou serviços relacionados e complementares com base no interesse do cliente ou na compra de um produto.
Cross sell é a técnica de fazer uma oferta de um produto complementar ao que o cliente decidiu comprar para aumentar o faturamento da loja. Ou seja: Você queria um celular com boa bateria e acabou levando também um power bank.
O cross selling é uma estratégia que foca em oferecer produtos e serviços relacionados aos que o cliente já compra, ao passo que o upselling visa vender versões mais atualizadas e avançadas. Ambas as estratégias têm como objetivo melhorar a experiência dos clientes e os resultados de vendas.
A diferença entre upsell e cross sell é a forma como o produto é oferecido para o cliente. No upsell, o vendedor oferece uma melhora no produto ou serviço atual. Já no cross sell, a oferta é de um outro produto junto com o que o cliente já iria levar.
O que Significa Upsell, Cross Sell e Downsell | #Insight 80
Qual a vantagem do cross selling para as empresas?
Cross selling e upselling têm como uma de suas principais vantagens a redução de custos com a aquisição de novos clientes. Afinal, o mais difícil já foi alcançado: fazer o cliente tomar a decisão de compra. O próximo passo mais estratégico agora é oferecer a ele um produto melhor ou complementar ao que ele deseja.
Upsell é um termo em inglês, muito utilizado no universo de marketing e vendas, que não tem uma tradução direta para o português, mas que podemos definir como “vender a mais”. Na prática, ele abrange as táticas usadas para fazer com que seu novo cliente gaste mais dinheiro com você.
O downsell é uma estratégia de venda em que é oferecido ao cliente uma solução com valor menor àquela que ele demonstrou interesse originalmente. Ou seja, busca-se atender ao menos parcialmente a demanda do cliente oferecendo a ele uma versão cujo preço é inferior ao da primeira opção.
Um consumidor vai até o lugar e pede por uma porção pequena de camarões, mas o garçom pergunta que ele gostaria de pedir o prato grande por um valor acrescido. Outro exemplo seria uma plataforma de streaming que disponibiliza 4 tipos de planos mensais para seus assinantes.
Leads são os contatos que você gera através das suas ações de marketing. Geralmente qualquer contato que você possua o nome e o número pode ser considerado um lead. Já o prospect é um lead que já foi qualificado pelo setor comercial e começou a ser prospectado pelo mesmo.
Podemos definir o que é CRM em vendas como uma forma de gerenciar o relacionamento de uma empresa com seus clientes. Para isso, utilizam-se informações-chave sobre esses contatos para personalizar as abordagens e conduzir consumidores por todo o funil de vendas com mais assertividade e eficiência.
Order bump é uma estratégia baseada em oferecer produtos complementares ao pedido do cliente nos momentos de finalização da compra. O objetivo é incentivar o consumidor a incrementar o seu pedido, aumentando o ticket médio e o faturamento do negócio.
O que é downsell? O downsell é utilizado quando o cliente desiste da compra por alguma objeção, como restrição financeira ou simplesmente porque ele não sente que aquele é o momento de comprar. Então, você oferece algo de menor valor. Assim, o seu ticket médio diminui, porém você não perde a venda.
Já o cross-merchandising é colocar as mercadorias de forma estratégica. A ideia é posicionar produtos que podem ser consumidos em conjunto lado a lado na prateleira. A intenção é mostrar para o consumidor, por meio da aproximação dos itens, que ele precisa da outra mercadoria.
Decoy Marketing é uma técnica que visa influenciar o comportamento de compra do consumidor e o incentiva a adquirir um produto ou serviço mais caro ou mais barato. No exemplo do corretor, a tática poderia envolver um terceiro imóvel pouco mais caro que os outros dois, mas ainda dentro do orçamento do cliente.
Upsell é uma técnica de vendas que busca oferecer um item mais completo e de maior valor para um cliente que está adquirindo ou já adquiriu algo similar, mas com preço inferior.
O cross selling e up selling são estratégias de vendas focadas em otimizar a experiência do cliente e, consequentemente, aumentar o ticket médio e o faturamento da empresa. Afinal, por mais que nem todo empreendedor se considere um vendedor nato, as atividades comerciais são vitais para a empresa.
Order bump: oferta de produto complementar, que agrega valor à compra do cliente. Upsell: oferta de um produto de melhor qualidade (e, geralmente, maior preço).
O upsell foca em aumentar o valor do produto principal, enquanto o cross sell busca aumentar o valor total da compra através de produtos adicionais. Para quem deseja vender no Instagram, o upsell pode ser mais desafiador, pois requer que o cliente veja o valor agregado em um produto mais caro.
Antes de definir qual será o modelo de vendas utilizado, é preciso analisar quatro elementos diferentes. São eles: complexidade da solução, ticket médio, perfil do público-alvo e presença no mercado. Os três tipos de vendas para usar na empresa são: self service sales, inside sales e field sales.
De forma bem direta, Cross Merchandising é a prática de colocar lado a lado produtos de categorias diferentes a fim deaumentar as vendas. A princípio pode parecer estranho, mas pense nas grandes redes varejistas e em como elas fazem isso o tempo todo.
1. Order bump: é um incremento no pedido na fase final da compra, você já tem os dados do cliente e o pedido completo e aí você oferece a "batata maior" por um pequeno incremento no valor da compra. 2. Cross sell: indicação de produtos complementares ao que está sendo adquirido, que melhorem a experiência de compra.