Indicam uma pausa breve antes de citação, explicação ou enumeração. Assim como eles, o ponto e vírgula pode ser usado em uma enumeração. São caracterizados pela interrupção em uma frase ainda inacabada. Também podem ocorrer antes de uma fala ou para indicar uma oração apositiva.
Já os dois pontos, como já vimos, marca uma ligeira pausa em uma frase não concluída. Por isso, são inseridos após vocativos, antes de discursos diretos, explicações, esclarecimentos, etc.
A pontuação recupera recursos específicos da língua falada, como entonação e pausas. Os sinais de pontuação são sinais gráficos empregados na língua escrita para tentar recuperar recursos específicos da língua falada, tais como: entonação, jogo de silêncio, pausas, etc.
O sinal de dois-pontos é usado para estabelecer relação entre dois enunciados, indicando que há uma citação, uma enumeração ou uma explicação referente à primeira oração. Os dois-pontos indicam uma leve pausa a partir da qual é possível iniciarmos uma citação, uma enumeração ou uma explicação.
Aprendendo a ler e escrever | Sinais de Pontuação | Ensinando meu filho | Ponto Final, Vírgula...
Qual a principal função do dois-pontos?
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor!
Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios. É usada para: a) separar termos que possuem mesma função sintática na oração: O menino berrou, chorou, esperneou e, enfim, dormiu.
Qual é a importância dos sinais de pontuação em um texto?
A pontuação na linguagem funciona como uma espécie de sinalização, guiando e organizando o texto a ser lido. Como num trânsito, os sinais apontam onde deve haver pausas ou o que chama a atenção. O assunto foi tema da reportagem de português do Projeto Educação desta quinta-feira (19), com o professor Vicente Santos.
Os sinais de pontuação servem para indicar, na língua escrita, o ritmo e a entonação da leitura, mostrando as pausas ou o tom de voz. Também servem para mostrar como as ideias estão encadeadas no texto, organizando-as hierarquicamente, mostrando se são complementares ao enunciado principal.
As únicas pontuações capazes de encerrar uma frase no português são ponto final, reticências, exclamação e interrogação. Portanto, depois de dois pontos, o correto é usar letra minúscula. Exemplo: – Pensei na seguinte maneira de resolver essa situação: comprar um carro novo.
Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase. As reticências também podem indicar uma ação que ainda não terminou, além de transmitir sentimentos como dúvidas, surpresas, hesitações, suspense etc.
O ponto-final é um sinal de pontuação que indica uma pausa longa e encerra um período. É utilizado em frases declarativas e imperativas, afirmativas ou negativas. O ponto-final serve para encerrar períodos. O ponto-final é um sinal de pontuação que marca uma pausa longa.
O que significa vários pontos no final de uma frase?
As reticências são um sinal de pontuação usado para indicar que houve uma interrupção ou uma hesitação no discurso. Elas se localizam ao final do enunciado; assim, quando uma oração termina em reticências, não é necessário incluir o ponto-final, pois elas já assumem essa função.
Os sinais de pontuação são recursos da linguagem escrita utilizados com o objetivo de demarcar unidades e sinalizar os limites das estruturas sintáticas nos textos.
Qual é o sinal de pontuação que indica que alguém vai falar?
O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar (destacar) trechos de textos. O travessão é um dos sinais de pontuação da Língua Portuguesa.
Os sinais de pontuação são um conjunto de sinais gráficos que indicam, em uma construção sintática, o maior ou menor grau de coesão entre estruturas e, em alguns casos, podem manifestar aspectos prosódicos (da fala) em um enunciado escrito.
O ponto-final é um sinal gráfico que fecha um período e indica uma pausa de longa duração. Ele é usado em frases declarativas, imperativas e interrogativas indiretas. O ponto-final serve para encerrar um período.
Pontos são como uma moeda específica de um programa de incentivo e são acumulados de acordo com o valor gasto na fatura do cartão de crédito. O saldo fica vinculado ao CPF do titular. Ou seja, para acumular é preciso usar o cartão no dia a dia.
Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?
É possível usar dois-pontos duas vezes em uma mesma frase?
A repetição de dois sinais de dois pontos na mesma frase é ou tem sido possível, pelo menos, em textos literários, embora se trate de um uso muito marginal que a maioria dos prontuários, das gramáticas de referência ou dos guias gramaticais não chega a mencionar1.
Conhecendo as coordenadas dos pontos A e B, basta igualar o seu determinante a 0 para encontrar a equação geral da reta. Exemplo: Encontre a equação geral da reta r que passa pelos pontos A(2,1) e B(4,5). Então, a equação geral será r: – 4x + 2y – 6 = 0.