O que significa ser um VOLUNTÁRIO? Ser voluntário implica em ter um amor que não exige nada em troca. Ser voluntário implica em ter um coração disposto a não ter expectativas com relação à gratidão!
Dedicar-se a Deus através do serviço voluntário é algo que faz diferença na vida das pessoas. O Voluntariado demonstra disponibilidade, entrega, trabalho em equipe, enfim, vontade de servir. É doação de tempo, recursos e forças. Em nossas igrejas encontramos muitas pessoas dispostas a servir a Deus de maneira especial.
A Palavra de Deus fala em 2 Coríntios 9 que devemos semear generosamente. Sobretudo, ser trabalhar na obra de Deus como voluntário é uma oferta ao Senhor. Engana-se aquele que pensa que somente dinheiro é oferta. Embora o dinheiro seja importante, ele também é fruto do nosso trabalho.
O voluntariado é uma espécie de trabalho assistencial, motivado pela solidariedade, doação do tempo e habilidade em favor da comunidade. O voluntariado é marcado pela ausência de salário. Não há contraprestação financeira em decorrência do serviço realizado ou da obra concluída.
Voluntário é a pessoa que se interessa e dispõe parte do seu tempo para executar algum trabalho de bem estar para a sociedade ou mesmo em outro campo, abdicando de qualquer tipo de remuneração. Trabalho esse que pode ser manifestado em diversas formas, sendo ele organizado por uma ONG, projeto social, igreja e etc.
É o mais comum e costuma auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade. Por exemplo, ao fazer a doação de roupas e comidas, dar apoio emocional em desastres naturais, entre outros.
Romanos 12:7-8 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o de ensinar, então ensinemos; se é o dom de animar os outros, então animemos. Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade. Quem tem autoridade, que use a sua autoridade com todo o cuidado.
5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 7 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. 8 Isso será saúde para o teu umbigo, e medula para os teus ossos.
Qual a diferença entre chamado é voluntário na Bíblia?
8- Voluntários procuram se realizar em seus talentos e habilidades, mas pessoas chamadas por Deus sabem que ser usadas por Ele é a experiência mais recompensadora que podem ter na vida. Pessoas chamadas por Deus são mais interessadas em glorificar a Deus do que em exibir seus talentos.
O voluntário é aquele cidadão que, motivado pelos valores de solidariedade e participação, doa tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário.
O trabalho voluntário, além de cumprir um mandamento de Deus, gera realização pessoal e bem-estar interior, que vem do sentimento de solidariedade, de estar servindo a Deus e à comunidade. Está na bíblia que devemos servir e trabalhar na obra de Deus, se trata de uma oferta ao Senhor.
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança, pois é a Cristo, o Senhor, a quem vocês servem.
Servir, não tanto como um escravo, que é obrigado a fazer o seu trabalho, mas como uma pessoa livre que oferece generosamente suas habilidades e suas forças, que se doa para fazer algo, não em favor de um grupo, de uma parte, mas de todos aqueles que precisam de sua ajuda, sem exceções e sem preconceitos.
Paulo aconselha os santos a apresentarem seu corpo como sacrifício vivo, a usarem seus próprios dons concedidos pela graça e a viverem como devem viver os santos. 1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
O dom da contribuição é um dom muitas vezes desconhecido pelas pessoas. Porém, ele é tão importante como os outros dons e é também indispensável na obra de Deus. “... e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo...
12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei-o vós também.
22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Exercer o voluntariado é uma expressão do amor ao próximo como um valor fundamental da fé cristã. A Bíblia nos ensina que devemos amar nossos irmãos como a nós mesmos e que tudo o que fizermos aos outros, fazemos ao Senhor.
trabalho voluntário em troca de hospedagem; trabalho voluntário para serviços profissionais e habilidades específicas; voluntariado com animais e meio ambiente.
Eles podem adquirir habilidades e experiências valiosas, conhecer novas pessoas e gerar um impacto positivo em sua comunidade. Além disso, o trabalho voluntário frequentemente leva à satisfação pessoal e a um senso de realização.