10W30 o que significa Já o número 30 significa o grau de viscosidade que o óleo passa quando a motocicleta atinge temperaturas mais elevadas, permitindo maior proteção em alto giro do motor. Evita formação de depósitos ou borra mesmo em alta temperatura; Baixo nível de emissão de gases nocivos ao meio ambiente.
Um 10W-30 fluirá mais facilmente do que um 10W-40 nas temperaturas normais de funcionamento do motor. Isso é importante, pois os óleos de motor ficam mais espessos naturalmente à medida que esfriam, e ficam mais finos quando se aquecem.
O óleo 5w30 é muito mais fluido do que o óleo 10w40.
A viscosidade do óleo 5w30 a baixas temperaturas é de 5, enquanto a viscosidade do óleo 10w40 a baixas temperaturas é de 10. A viscosidade do óleo 5w30 a altas temperaturas é de 30, enquanto a viscosidade do óleo 10w40 a altas temperaturas é de 40.
Em contrapartida, um lubrificante 5W-30 irá ter maior vantagem em temperaturas mais baixas, em especial na partida, quando comparado à um 10W-30, por ter um grau SAE à frio menor, ele se torna mais fluido e garante uma lubrificação inicial mais rápida.
Tempo de lubrificação do motor frio óleo 5W30 x 10W40 x 15w40
Para que é indicado o óleo 10W-30?
O Óleo Pro Honda é um lubrificante semissintético indicado para o motor da sua Honda, formulado com óleos selecionados e aditivos de alta tecnologia. Além de proporcionar um melhor desempenho, ele protege o motor, a transmissão e a embreagem nas mais diversas condições de uso.
O óleo 5W-30 é mais fluido que o 10W-30 sob temperatura ambiente. Entretanto, os dois apresentam a mesma viscosidade – 30 – quando o motor está quente.
Já o número 30 significa o grau de viscosidade que o óleo passa quando a motocicleta atinge temperaturas mais elevadas, permitindo maior proteção em alto giro do motor. Evita formação de depósitos ou borra mesmo em alta temperatura; Baixo nível de emissão de gases nocivos ao meio ambiente.
A letra “W” representa a palavra “Winter”, que significa inverno em inglês. Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento.
Óleo lubrificante semissintético recomendado para motores de 4 tempos Flex, a gasolina, etanol e GNV de automóveis, SUVs, pickups e comerciais leves. Com Tecnologia Escudo Protetor, esse óleo lubrificante proporciona máxima proteção, desempenho e economia.
Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
Sua aplicação indicada para carros Chevrolet (gm), Peugeot, Citron, Renault, Fiat, Toyota, Nissan e Volkswagen. A Comp Autopeças recomenda atenção com esse item fundamental para o bom funcionamento do carro.
O que acontece se eu colocar um óleo mais fino no motor?
Um lubrificante com viscosidade inferior a recomendada, sob altas temperaturas pode, eventualmente, “vazar” da folga. Com isso, a lubrificação hidrodinâmica (cunha de óleo) pode cessar. Tem-se então a lubrificação limítrofe ou mesmo atrito seco, dependendo da condição de funcionamento.
E essas faixas são importantes porque cada automóvel possui uma necessidade diferente. No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
Óleo semissintético de alto desempenho indicado para todos os tipos de motocicleta. Atua no motor, transmissão e embreagem, proporciona excelente proteção e combate o desgaste do motor.
Para motocicletas Honda fabricadas após 2011, recomenda-se o INTERVALO DE TROCA DE ATÉ 6.000 KM, DESDE QUE RESPEITADAS AS CONDIÇÕES DE USO, MANUTENÇÃO E RECOMENDAÇÕES DO MANUAL DO FABRICANTE DO MOTOR.
O óleo é determinante para o desempenho e maior vida útil do motor. Se o veículo for usado com óleo insuficiente ou em condições ruins, o motor poderá falhar ou sofrer danos. Utilize o Óleo Pro Honda 10W30 em todas as motocicletas e quadriciclos Honda.
Em geral os óleos de motor SAE 15W-40 são minerais. Já, os óleos SAE 10W-40 e SAE 10W-30 na sua grande maioria são semissintéticos. Os SAE 5W-30, por sua vez, podem ser semissintéticos ou sintéticos.
SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.