O triângulo com setas, já conhecido de todos, é o símbolo da reciclagem e informa que aquela embalagem pode ser recolhida para reciclagem e, portanto, deve ser separada para a coleta seletiva.
O padrão oficial do símbolo da reciclagem é um triângulo formado por três setas em sentido horário. Contudo algumas variantes de cor e preenchimento são usadas para identificar tipos de materiais. O símbolo da reciclagem de papel foi criada pela American Paper Institute.
A seta superior representa o papel, a seta inferior representa o plástico e a seta diagonal representa o vidro. Juntos, eles simbolizam a importância da reciclagem e da reutilização de materiais para a preservação do meio ambiente e a redução do desperdício.
Número 5 é o produto feito de polipropileno (PP). Canudos, tampas de garrafas e embalagens de iogurte são normalmente feitas de PP. Recipientes de PP não transmitem quaisquer produtos químicos nos produtos que embalam.
São os 3 tipos de plásticos seguros para guardar alimento, mas o professor Julio diz que, mesmo que o plástico do tipo 5 seja aprovado pela Anvisa para esquentar e esfriar, ele não recomenda esquentar nem esfriar nenhum tipo de plástico. Condições adversas de temperatura são uma forma de contaminação.
Os plásticos são separados em seis tipos (PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS) e ainda há uma sétima opção (outros), esse tipo geralmente é utilizado para produtos de plásticos produzidos a partir de diversas resinas e materiais.
Neste sentido a política do 5 R's – reduzir, reutilizar ou reaproveitar, reciclar, repensar e recusar – vem para contribuir como instrumento eficaz para a solução dos problemas do lixo.
Repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar são as cinco palavras necessárias. Repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar são as cinco palavras necessárias para ter uma grande resposta para a sustentabilidade respeitando o meio ambientes.
O símbolo da reciclagem, também conhecido como símbolo da coleta seletiva, é um dos símbolos gráficos mais reconhecidos no mundo e ajudou a incentivar a reciclagem global, mas nem todo mundo sabe de onde ele veio.
Qual é o significado do símbolo que fica na lixeira?
O símbolo é formado por 3 setas que apontam uma para outra formando um triangulo. São baseadas na idéia da fita de Möbius, no qual a reciclagem do lixo é um processo infinito. Quando pensamos no material que é descartado nada mais é do que um material que pode ser reutilização logo o símbolo faz todo o sentido.
Reciclável: Embalagens, Copos, Vidros especiais como tampa de forno micro-ondas), Frascos de remédio vazio, Potes de conserva, Cacos, Garrafas. Não reciclável: Óculos, Lâmpadas, Espelhos, Louças, Ampolas de remédios, Boxes Temperados, Pirex, Cerâmicas, Para-brisa de carros, Porcelanas, Tubos de TV e monitores.
♻Símbolo de Reciclável: É representado por três setas em forma de triângulo, formando um ciclo. Esse símbolo indica que o produto ou material é reciclável.
Você já reparou que todas as embalagens plásticas têm um número dentro do triângulo, que é o símbolo da reciclagem? Essa diferença dos números, que varia entre 1 e 7, foi pensada, pois nem todo plástico tem a mesma composição - alguns são mais rígidos e pesados, outros mais flexíveis e leves.
A etapa “recusar” envolve dizer “não” para desperdiçar sob a forma de descartáveis de uso único, como: sacolas, canudo, lixo eletrônico, entre outros objetos de vida curta que possuem uma única passagem para a lata de lixo. Recuse coisas que você não precisa.
Depois, foram incluídos os conceitos de Reaproveitar e Repensar, quando foi rebatizado de política dos 5R's. Os 7 R's classificam em: Repensar; Recusar; Reduzir; Reparar; Reutilizar; Reciclar; Reintegrar”, explicou.
O que é o Princípio dos 3R's? Um caminho para a solução dos problemas relacionados com o lixo é apontado pelo Princípio dos 3R's - Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
A letra T em cor preta dentro de um triângulo amarelo com bordas pretas representa a presença de produtos transgênicos na composição do alimento embalado. Esse símbolo é bastante polêmico, e já houve tentativas de retirar a obrigatoriedade dele nas embalagens.
Quando aparece o número 7, significa que o plástico em questão não pode ser caracterizado por nenhum dos outros 6 tipos citados anteriormente. Nessa categoria, estão todos os outros polímeros, daí a dificuldade de se apontar exatamente de qual material é feita aquela embalagem de plástico.
O número 5 no plástico identifica o Polipropileno (PP), uma resina plástica com características únicas. O polipropileno é um termoplástico amplamente utilizado devido à sua versatilidade, resistência química e propriedades de barreira.
As embalagens plásticas mais “perigosas” são aquelas onde encontramos o número 7 ou 3 escritos dentro do símbolo da reciclagem. Eles indicam que a embalagem contém o BPA na sua composição.
As embalagens recicláveis apresentam o símbolo universal da reciclagem, que é formado por três setas, formando um triângulo. Para diferenciar cada tipo de material, são utilizadas variações no símbolo universal da reciclagem. Alguns materiais possuem até mesmo um ícone específico que substitui o símbolo universal.
Os plásticos contêm vários compostos químicos, dois deles de toxicidade conhecida: os fitalatos e o BPA. Em 2008, uma dessas substâncias, o Bisfenol-A (BPA), foi relacionada a problemas hormonais, diabetes e câncer.