O símbolo do minuto, como unidade de medida de tempo, é min. Na escala de Tempo Universal Coordenado (UTC), ocasionalmente, um minuto pode ter 59 ou 61 segundos devido à inserção de segundos bissextos (ou intercalados), que são ajustes feitos para manter a sincronia do tempo civil com as variações na rotação da Terra.
São escritas em minúsculas e não têm ponto nem forma plural; não há espaço entre o símbolo e a abreviatura; a abreviatura de "minuto" é "min", e não "m", que é a abreviatura de "metro": "A reunião começa às 10h30min desta terça-feira." (Certo)
Para grafar hora, use h; minuto, min; segundo, s. Não use espaço entre o número e o símbolo nem acrescente s para o plural. Use 10h30, e não 10h30min ou 10:30.
A “regra do 1 minuto” é um princípio direto que incentiva a ação imediata. Funciona assim: ao se deparar com uma tarefa, questione-se se é possível concluí-la em um minuto. Se a resposta for sim, faça-a imediatamente, sem hesitação. Isso permite riscá-la da sua lista de obrigações rapidamente.
O ponteiro dos minutos começa no topo do relógio apontando para o . Isso representa que se passou minuto depois da hora. A cada minuto a partir disso, o ponteiro dos minutos se move uma marca para a direita.
Use 16h30 ou 16h30min10s. Escreva h, min e s para horas, minutos e segundos. O min é necessário se a indicação especificar a hora até o número de segundo.
Números ordinais expressam ordem, são representados por um número cardinal seguido do indicador ordinal, como o 1° (primeiro), 2° (segundo) e assim por diante.
Quanto ao minuto, múltiplo da unidade de tempo o segundo, o seu símbolo no SI (Sistema Internacional de Unidades) é min, e não m como escreve, pois este é símbolo do metro.
* Na indicação de hora exata não há necessidade do emprego dos dois “00”, referindo-se a minutos, ou seja: “8:00h”. Nesse caso, devemos utilizar somente “8h”. * Em se tratando de minutos, devemos optar pelas formas evidenciadas a seguir: Chegamos às 20h30min, ou simplesmente 20h30.
Ao contrário do que é regra para as abreviaturas entre os gramáticos, que as rematam com ponto (por exemplo, min.), os símbolos de unidades de tempo do SI dispensam-no (min). Abrevie-se, pois, quando for adequado: hora (h), minuto (min), segundo (s).
Assim, como 30 segundos representam metade de um minuto, podemos representar 30 segundos como sendo 0,5 minuto. Logo, a hora noturna seria de 52,5 minutos. O mesmo procedimento se aplica ao minuto noturno que seria representado por 52,5 segundos.
Quando a transformação desejada não resulta em um valor inteiro de hora, é necessário cuidado na interpretação. Por exemplo, 150 minutos correspondem a 2,5 horas, pois 150 ÷ 60 = 2,5 . Esse resultado é indicativo de 2 horas e 30 minutos, pois representa 2 horas mais 0,5 hora, ou seja, 2 horas mais meia hora.
Segundo (símbolo: s) é a unidade de medida de tempo no Sistema Internacional de Unidades (francês: Système International d'unités), comumente entendida e historicamente definida como 1⁄86400 de um dia — este fator derivado primeiro da divisão do dia em 24 horas, depois de horas em 60 minutos e finalmente minutos para ...
Devem ser grafados nesta ordem: hora, minuto e segundo. Podem ser grafados por extenso ou em algarismos arábicos. Para detalhar data e hora, seguir esta ordem: dia, mês, ano, hora, minuto e segundo. Os dias da semana podem ser grafados por extenso ou por forma reduzidas.
Para representar 5 minutos em 1 hora, pode ser representado pela fração 5/60, onde o numerador representa os 5 minutos e o denominador está relacionado a hora que possui 60 minutos.