Esquadro e compasso associados à letra G: um famoso símbolo da maçonaria. Entre os seus símbolos, o esquadro e o compasso são um dos mais famosos. Eles remontam às técnicas utilizadas pelos pedreiros na Idade Média. O compasso simboliza a busca pela perfeição do homem.
Esquadro e compasso: O esquadro e o compasso maçônicos são provavelmente os símbolo mais comum na Maçonaria, usado para representar maçons e lojas maçônicas em todo o mundo. Os pedreiros antigos usavam as ferramentas para criar ângulos de 90 graus e testar a precisão de suas pedras.
Hoje os maçons se identificam publicamente, fazem propaganda, carregam adesivo no carro. Então não haveria problema em se identificar ao assumir um cargo público.
A maçonaria não é considerada uma religião, de acordo com a GOB, que destaca a prática maçônica como algo com o objetivo de "unir os homens entre si". O grupo ressalta ser uma "união recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo, que admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção."
Como é o cumprimento de mão dos maçons? - Quora. Existem vários "cumprimentos" maçônicos e saber reconhecê-los mostra o quanto você avançou na Ordem. São maneiras específicas de se apertar as mãos e que envolvem tanto a forma como se segura a mão, até a pressão envolvida nos dedos.
Qual é o significado do SÍMBOLO DA MAÇONARIA? O Esquadro, Compasso e a letra G | Maçom BR ∴ 🌟
O que a maçonaria acredita em Deus?
A maçonaria em sua vertente tradicional exige daqueles que buscam iniciar em seus augustos mistérios a crença em Deus1, independente de filiação religiosa, respeitando a liberdade de pensamento e a expressão de fé de cada indivíduo.
Ao ser admitido na Maçonaria, você terá o benefício de atuar socialmente, inclusive por meio de filantropias. Dizemos que o maçom é um Construtor Social, pois deve atuar nas causas da Sociedade de maneira bastante efetiva e constante. A filantropia, nesse sentido, é apenas uma das maneiras de atuação.
Embora seja atrelada constantemente a crenças espirituais, a maçonaria em si não é uma religião. Entre os seus princípios, destacam-se a liberdade, igualdade e fraternidade. Além disso, a maçonaria tem como objetivo a verdade, exame da moral e a prática das virtudes.
O G.A.D.U., ou o Grande Arquiteto do Universo, é o “deus genérico” da Maçonaria, a organização secreta mais antiga do mundo e cuja influência oculta está presente em quase todas as esferas da sociedade contemporânea.
Para financiar esse trabalho (e a manutenção da entidade), os maçons pagam uma mensalidade que costuma variar entre R$ 100 e R$ 150. Os participantes são, sobretudo, da classe média. Durante a análise do candidato a membro, uma comissão avalia se ele tem capacidade de contribuir sem prejudicar o sustento familiar.
Ser Maçom é preservar-se cidadão honesto e digno, submisso às leis do País, amigo de sua Família, bom pai e bom esposo, pessoa de paz, de harmonia e concórdia no seio da sociedade e, principalmente, no seio da Maçonaria.
Servir aos nossos semelhantes com consideração, bondade e respeito, ser solidário e exemplo das grandes virtudes; Deveres para com a Pátria. Ser um cidadão honrado, respeitar as leis, as autoridades constituídas, tudo concorrendo para o seu engrandecimento; Deveres para com a humanidade.
Além de todo o valor histórico e sentimental, o anel Maçonaria é feito em Prata Maciça Italiana 925, o que resultou em um anel com uma qualidade diferenciada e conforto exclusivo.
Usadas pelo homem, devem relembrar-lhe a mansidão e a pureza a que está obrigado, e aquelas entregues à mulher simbolizam que o maçom deve ter consideração pelo belo sexo, presenteando-as não à mulher que mais ama, mas aquela que considera mais digna de ser amada.
A Maçonaria tem como missão fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos.
O Maçom deve ter e manter elevada Moral, tanto na vida privada como na social, impondo-se pelo respeito, procedimento impecável e realizando sempre o Bem.
A maçonaria crê na fraternidade de todos os homens, que "são filhos do mesmo criador". Apesar disso, a maçonaria não é uma religião, mas sim uma sociedade que afirma pregar o combate a ignorância, superstição, fanatismo, orgulho, vício, dominação e privilégios.
A Maçonaria é religiosa ? Sim, é religiosa, porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, porque é uma entidade espiritualista em contraposição ao predomínio do materialismo.
O bode tem uma longa história de associação com o divino, sendo usado em oferendas sacrificiais na antiguidade. Na maçonaria, o bode adquire uma representação complexa, funcionando como um símbolo de resistência, perseverança e sacrifício.
Em função disso, os objetivos perseguidos pela maçonaria são: Ajudar os homens a reforçarem o seu caráter; Melhorar sua bagagem moral e espiritual; e. Aumentar seus horizontes culturais.
Os mais utilizados são o Rito de York (70%) o Rito Escocês Antigo e Aceito (12%) e o Rito Moderno (7%) (também chamado de Rito Francês ou Moderno na Europa). Juntos, estes três ritos detém como seus praticantes mais de 99% dos maçons especulativos.
Grande Arquiteto do Universo: A letra “G” pode representar o Grande Arquiteto do Universo, um termo utilizado pelos maçons para se referir à força criadora suprema, seja ela entendida como Deus, o Supremo Criador ou a Divindade universal.