O que é o brandy? O brandy é uma bebida destilada elaborada a partir de uvas ou outras frutas. Em se tratando de tipos de uvas, geralmente são utilizadas as brancas, já que o tanino das tintas tende a interferir negativamente no resultado.
Conhaque, brandy ou brande, é uma bebida alcoólica decorrente da destilação de vinho, geralmente contendo cerca de 40~60% de graduação alcoólica por volume.
O processo de produção do brandy envolve a fermentação das frutas para criar um vinho de frutas, que é, então, destilado para aumentar o teor alcoólico. O líquido resultante é envelhecido em barris de madeira, geralmente de carvalho, contribuindo para o sabor característico da bebida.
Tabata Amaral | SABATINA ELEIÇÕES SÃO PAULO - 09/09/2024
Qual a diferença de conhaque e brandy?
É importante ressaltar que para ser considerado Cognac, o brandy deve ser destilado na cidade Cognac na França, pois trata-se de uma Denominação de Origem. Assim, todo Cognac é um brandy, mas nem todo brandy pode ser considerado Cognac. O Brandy é envelhecido em barricas de carvalho durante, pelo menos, dois anos.
Uma das formas mais comuns de consumir um brandy é servindo-o em uma taça de conhaque do tipo baloon (aquelas baixas, com o bojo largo e a boca mais estreita).
Diz-se que um comandante de navio holandês teve a ideia de destilar o vinho para economizar nos custos de frete, mas, ao chegar, descobriu que o destilado havia envelhecido em um delicioso líquido nos barris de carvalho e, assim, nasceu o brandy.
Mudança de religião, de emprego ou de casa. Também é indicado para transtornos causados por mudanças – perda de amigos e circunstâncias familiares, envelhecimento, luto, etc.
Tradicional e antiga mistura de medronho e mel, Brandymel é um licor produzido no Algarve com mel, aguardente de medronho e aromatizado com plantas serranas, que dão origem a este licor com mais de 50 anos de história.
O Conhaque XO Rémy Martin, conhecido também como Cognac, é uma bebida elegante e refinada. Seu aroma lembra baunilha, maçã e damasco e sua cor é dourada cristalina. Apresenta demasiada finesse ao paladar, podendo ser apreciado sozinho ou adicionado em coquetéis.
🥃 🤓 👉 O brandy é comumente chamado de “conhaque”, porque faz referência ao brand de Cognac, produzido na França, na cidade que lhe deu o nome. Ao que data a história, essa foi a primeira região a produzir o “vinho destilado”, ainda no século III.
O brandy é um destilado com uma gradução alcóolica entre 36º e 45º, obtido através da destilação de vinho e posteriormente envelhecido em barris de carvalho.
O termo "conhaque" (ou "cognac", em francês) é frequentemente usado como sinônimo de brandy, especialmente o brandy produzido na região de Cognac, na França.
"O brasileiro chama de conhaque o destilado de cana. Mas o verdadeiro Cognac, produzido na re-gião da cidade de Cognac, na França, é um brandy de vinho fino", esclarece Ignacio Osborne, sexta geração do fundador da companhia.
Enquanto o whisky é fermentado a partir de grãos de cereais (como cevada, centeio e milho), o conhaque é fermentado a partir de uvas, como já explicamos nesse outro artigo aqui. O whisky passa por uma única etapa de destilação. Já o conhaque passa por duas antes de ser finalizado.