Ao contrário da argila, que deixa o solo mais macio, a areia é mais áspera e deixa a sensação de aspereza. O elemento é composto por partículas de minerais e de rochas, em sua maioria quartzo.
A crosta terrestre é a camada mais superficial entre as que compõem a Terra. Ela também é a mais fina dessas camadas, representando uma estreita estrutura formada por rochas, solos e minerais e bastante suscetível aos fenômenos naturais.
Quais são os tipos de solo no mundo? De modo geral os tipos de solo presentes no mundo se dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).
Você conhece os tipos de solo? Super resumo em 3 minutos!
Qual solo tem menos água?
Um solo com textura arenosa apresenta menor superfície específica e, consequentemente, menor retenção de água, enquanto um solo com textura argilosa apresenta maior superfície específica e maior retenção de água.
Este solo possui granulometria maior que 0,005 e menor que 0,05 – é, portanto, um intermediário entre a areia e a argila. O solo siltoso é considerado um solo 'ruim'. É difícil trabalhar nesse terreno, já que há níveis elevados de erosão e desagregação natural.
O solo é a camada superficial da Terra e é formado por minerais e matéria orgânica, que vêm da decomposição dos animais e dos vegetais. Ele serve como fonte de nutrientes para as plantas e é um importante elemento na produção agrícola, pois é a partir dele que o homem produz boa parte dos alimentos.
A crosta é porção externa da Terra, a mais delgada de suas camadas e a que conhecemos melhor. Ela é tão fina em relação ao restante do planeta que pode ser comparada à casca de uma maçã em relação à maçã inteira.
O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.
Solo arenoso: possui grande quantidade de areia (>85%). Esse tipo de solo é muito permeável, retêm pouca água disponível às plantas, pois a água percola facilmente pelo espaço poroso formado entre os grãos de areia.
Os índices mais elevados de compactação ocorrem nos solos argilosos, com altos teores de umidade e que são manejados. Contudo, os solos arenosos e secos também podem ser compactados em função do tráfego de maquinários pesados.
Solos jovens ou neossolos – são solos rasos, muito pouco desenvolvidos, onde o horizonte A (horizonte mineral com adição de matéria orgânica) assenta-se diretamente sobre a rocha, estando ausentes ou praticamente ausentes os horizontes B e C.
As denominações, tais como: solos argilosos, solos arenosos, solos rasos, solos vermelhos, solos profundos, solos de mata, solos de campo, solos de basalto, solos de granito, solos jovens, solos velhos, etc., podem ser consideradas formas simples de classificação, em que se considera apenas um fator ou característica, ...
Solo fértil é a capacidade de fornecer água e nutrientes às plantas nas proporções adequadas para o seu crescimento e produtividade. Além disso, a fertilidade pode variar muito em uma só propriedade agrícola, pois algumas necessitam de boas características físicas e biológicas.
Os solos são classificados em grossos e finos. Solos grossos: mais de 50% dos grãos visíveis a olho nu. – Ex: areias e os pedregulhos. Solos finos: mais de 50 % das partículas não são visíveis a olho nu.
Seguem exemplos dos tipos de solo: Solo arenoso – tem consistência granulosa como a areia, é permeável à água. Comum na região nordeste do Brasil. Solo argiloso – tem consistência fina e é impermeável à água.
A parte gasosa do solo, denominada de ar do solo, é semelhante ao ar atmosférico, porém apresenta maior concentração de CO 2 e menor de O 2 . A proporção de ar no solo depende do conteúdo de água, pois o ar ocupar os espaços porosos não ocupados pela água (MACHADO; FAVARETTO, 2006).
Esse tipo de solo se caracteriza por ser seco e conter em torno de 30% de carbonato de cálcio na sua constituição. Trata-se de um tipo de solo pedregoso e bastante quente, com baixos níveis de matéria orgânica e nutrientes. Apresenta coloração clara por ter pouca concentração de matéria orgânica.