A forma magérrimo é anormal. Prefira-se macérrimo (forma erudita) ou magríssimo (forma vulgar)." Contudo, já o conceituado "Dicionário de Questões Vernáculas" de Napoleão Mendes de Almeida só refere, para superlativo sintético de magro, as formas magérrimo e magríssimo.
8) Para José de Nicola e Ernani Terra, "embora as formas populares magérrimo e magríssimo sejam de largo uso, uma pessoa muito magra é uma pessoa macérrima". 9) Registra, todavia, magérrimo o Dicionário da Melhoramentos.
Nas frases seguintes, os adjectivos lindo e belo, precedidos do advérbio muito, e os adjectivos lindíssimo e belíssimo, exprimem uma qualidade elevada a um alto grau. Por isso se diz que estão no grau superlativo: Tens um cravo muito lindo.
O superlativo de "incompetente" não causa surpresa, o que também ocorre com o de alto (altíssimo), rico (riquíssimo), inteligente (inteligentíssimo), fraco (fraquíssimo) e tantos outros.
No caso do adjectivo "grande", temos as seguintes formas do comparativo e do superlativo, na sua formação regular: a) comparativo de igualdade: tão grande como; b) superlativo absoluto sintético: grandíssimo; c) superlativo absoluto analítico: muito grande.