O brasileiro, que surfou uma onda com potencial de recorde mundial, tenta superar o atual recordista Sebastian Steudtner. Pela formato de medição que o Gigantes de Nazaré usou, a onda do Chumbinho foi avaliada com 27,51 metros, maior que a do atual recorde mundial (26,21 m).
O evento resultou na maior onda da história. O mega tsunami media 91,4 metros de altura, mas a onda seguinte tornou-se muito maior. À medida que a gigantesca montanha de água viajava por toda a extensão da Baía de Lituya, atingiu um pico de 524,2 metros perto da enseada Gilbert, depois destruiu tudo ao seu redor.
As ondas de rádio são um intervalo de frequências do espectro eletromagnético que são largamente utilizadas nas tecnologias de telecomunicações. As ondas de rádio têm os maiores comprimentos de onda do espectro eletromagnético, estendendo-se entre 1 mm (10-3 m) até 100 km.
Longe das praias e fora da visão direta de surfistas e espectadores, existem ondas muito maiores, que podem ultrapassar 200 metros de altura. Essas ondas, chamadas internas, são as verdadeiras ondas gigantes.
Uma das ondas mais conhecidas do mundo, Pipeline também é das mais perigosas. Tubular, a onda quebra forte sobre um afiado fundo de coral, que está muito perto da superfície.
Por que a onda de Nazaré é TÃO grande? | Minuto da Terra
Qual é a maior onda que já existiu?
Pela formato de medição que o Gigantes de Nazaré usou, a onda do Chumbinho foi avaliada com 27,51 metros, maior que a do atual recorde mundial (26,21 m).
Após ter surfado a maior onda do mundo (26,21 m) em 2022, o surfista alemão de ondas gigantes, Sebatian Steudtner, de 38 anos, pode ter superado a própria marca. Na última quinta-feira, o atleta postou em suas redes sociais o registro de uma onda de 28,57 metros de altura, dropada por ele.
Essas ondas se deslocam em alta velocidade e têm comprimento entre 100 km e 500 km. À medida que se aproximam da costa, perdem velocidade e ganham altura, que fica de 30 m a 40 m. Os tsunamis possuem elevado potencial de destruição, como observado na Indonésia, em 2004, e no Japão, em 2011.
Jaguaruna, cidade do Sul catarinense com cerca de 20,2 mil habitantes segundo o IBGE, guarda, além de belezas naturais, as maiores ondas do Brasil. Por isso, a região é um destino popular para surfistas que buscam desafios.
São 7 os tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro- ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama. O que determina a sua classificação é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas e também o seu comprimento.
E se o violeta é a cor mais quente do espectro visível, então o material vai estar absorvendo todas as outras mais frias. Ou seja, um material vermelho tende a estar mais aquecido do que um material azul ou violeta, pois ele tem mais energia sendo absorvida.
A Praia do Norte da Nazaré conquistou fama mundial quando, em 2011, o surfista Garrett Mcnamara surfou ali uma onda de 23,8 metros, entrando para o Livro do Guiness como a maior onda surfada do mundo.
Até então, a maior onda surfada no Brasil também havia sido em Itacoatiara, em 2022, com aproximadamente 6 a 7 metros, pelo surfista Gabriel Sampaio. A onda que Felipe Cesarano surfou foi nomeada para concorrer a um prêmio mundial de onda grande, o XXL Big Wave Challenge.
A onda de rádio possui a menor frequência de onda do espectro eletromagnético, na faixa de 10.000 Hz, assim, transporta pouca energia e, por consequência, possui o maior comprimento de onda, na faixa do 1000 m.
Deslizamento de terra criou ondas que se espalharam em um fiorde na Groenlândia, criando vibrações que viajaram pelo mundo. Pesquisadores de 15 países se uniram para entender a causa do evento sísmico.
No início deste século, mais precisamente em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 na escala Richter atingiu a costa da ilha indonésia de Sumatra, no Oceano Índico. O forte tremor gerou um tsunami tão devastador que é considerado até agora como o mais mortal da história.
É muito improvável que ocorram tsunamis no Brasil. Isso porque a parte do Oceano Atlântico que cerca o território brasileiro não tem falhas tectônicas relevantes, onde os abalos sísmicos são registrados.
O mar invadiu a terra com incrível violência, destruindo árvores, casas, barcos, tudo que estava pela frente. Em cerca de 15 minutos, milhares de pessoas foram mortas. Ainda a leste do epicentro do terremoto, as ondas geradas pelo tsunami chegaram à Tailândia e Malásia.
A aproximação de um tsunami pode ser identificada na faixa costeira com base em um recuo muito grande da água do mar, o que indica a chegada do vale de uma onda de grandes dimensões. Minutos após o recuo do mar na praia, o tsunami atinge a costa, onde quebra de maneira violenta.
Ondas gigantes podem ser formadas quando ventos fortes batem contra correntes oceânicas, quando ondas formadas em diferentes tempestades juntam suas forças ou quando o "swell" interage de modo singular com um fundo particular.
Skeleton Bay é uma descoberta recente na história do surf mundial, se comparada a picos como Fiji ou ilhas Mentawai. Entenda, a ciência por trás da melhor onda do mundo. E o porque, essa lendária esquerda que quebra onde o deserto da Namíbia encontra a costa do Oceano Atlântico, é considerada a melhor onda do mundo.