Qual o tamanho ideal de um galinheiro para 50 galinhas?
Para cada ave adulta será necessário 3m2, ou seja, para 50 galinhas serão necessários 150m2. Dentro deste cercado não há empecilho para fruteiras, ou outras plantações de árvores, sendo estas benéficas para o sombreamento das instalações e proteção das aves.
Considere 3m² de área de piquete por ave, independentemente do tipo de criação. Assim, multiplique o número de aves por 3m² para encontrar a área total.
Deve ser destinado no mínimo um ninho para cada quatro aves. Dimensão: 30 cm x 35 cm, com lateral de10 cm a 15 cm de altura, para conter a cama de palha ou maravalha.
O galinheiro deve receber cinco aves por metro quadrado. Também é ideal que exista ventilação no galinheiro. Em dias quentes, o sofrimento pode ser grande.
Medidas: 4m x 6m (24m²). Capacidade: 20 galinhas (raça Embrapa 051). Utilização: o galinheiro conta com a área central onde as galinhas ficam e 4 áreas separadas para elas ciscarem, essas áreas são rotacionadas a cada 7 dias para dar tempo da grama crescer novamente.
qual o TAMANHO DO GALINHEIRO para 50 galinhas - SEMANA DO GALINHEIRO PERFEITO
Qual o espaço para criar 50 galinhas?
Para que haja um controle da criação, existe a necessidade de que em volta do galinheiro seja construído um cercado, cuja área dependerá do número de aves criadas. Para cada ave adulta será necessário 3m2, ou seja, para 50 galinhas serão necessários 150m2.
Para calcular o tamanho adequado do galinheiro, é importante considerar o número de aves que serão criadas. O ideal é ter 6 aves por metro quadrado no espaço de alimentação e 3 a 5 aves por ninho.
aves mantidas em galpões com acesso a área externa (piquete) para pastejo, respeitando as densidades de alojamento de 7 (sete) aves por metro quadrado no ambiente do aviário e 2 (duas) aves por metro quadrado na área externa.
Um galinheiro de cerca de 4 m de comprimento, 1 m de largura e 1,5 m de altura é suficiente para abrigar entre 8 e 10 aves adultas, se elas forem mantidas dentro do galinheiro o dia inteiro, ou 20 aves durante a noite apenas.
Por exemplo, a Cobb recomenda 1,5 a 2,1cm/ave e comedouros que atendam 50 a 70 aves; já a USDA recomenda 1,2 a 2,1 cm/ave e 45 a 80 aves por comedouro; a SASSO recomenda 50,1 cm/ave.
O cadastramento da atividade de avicultura* (criação de frangos para corte, produção de pintos de um dia, criação de outros galináceos e produção de ovos) é etapa obrigatória e anterior ao Licenciamento Ambiental.
O ideal é que se tenham no mínimo três galinhas, pois essas aves precisam da companhia. E esse número pode arrecadar cerca de 500 a 700 ovos durante o primeiro ano de produção.
Elas devem ter 1m de comprimento, 30 cm de altura, 60 cm de profundidade, 80 cm de largura”, afirma Júlio Maria Ribeiro Pupa, do curso Galinhas Poedeiras – Cria e Recria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. A recomendação é de colocar 50 aves/gaiola até 30 dias.
Nos sistemas de criação à solta, as frangas somente deverão ter acesso ao piquete a partir dos 28 dias de ida- de, quando o empenamento estiver adequado. Nesse caso, a alimentação e a água deverão ser fornecidas den- tro do aviário. Utilizar cerca de 6 aves/m² no galinheiro e cerca de 10m²/ave nas áreas de piquetes.
A criação se inicia com 1 galo e 12 galinhas. Se houver mais galinhas, o galo não dá conta. Quando o número de galinhas é maior que 12 por galo, começam a aparecer ovos que não chocam (inférteis), podendo levar a criação ao fracasso.
Orientação do aviário em relação ao sol. No dimensionamento da instalação deve-se considerar a relação de 1 m² para cada 9-10 frangos (sem exceder 30 kg/peso vivo/m²).
Uma área de 1 metro quadrado será suficiente para 20 a 30 pintinhos. Os pinteiros podem ser construídos na própria propriedade ou comprados no comércio (criadeiras teladas).
Nos ninhos, as galinhas fazem a postura dos ovos, por isso, ele deve ser um local aconchegante. O ninho pode ser construído com sobras de madeira em bom estado de conservação, disponíveis na propriedade, com as seguintes dimensões: 30 cm (largura) x 35 cm (altura) x 30 cm (profundidade).
Qual a quantidade de ração deve ser fornecida diariamente para cada ave?
Consumo e ração Três aos cinco meses de idade: 110 g/ave/dia Cinco meses em diante: 118 g/ave/dia Três aos cinco meses: 100 g/ave/dia; Cinco meses em diante: 115 g/ave/dia.
Do mesmo modo, não há necessidade de aplicar hormônios nas galinhas para que elas ponham ovos. É normal que essas aves botem, em média, um ovo por dia, durante sua fase produtiva, até formar ninhadas aproximadas de doze ovos. Quando essa quantidade é alcançada, a galinha para de botar ovo e começa a chocá-los.
Pequenos grãos de areia, por exemplo, são muito importantes para auxiliar na digestão dos alimentos, pois eles ajudam a triturar o que a criação ingere. Dentro do viveiro, disponibilize uma caixa com areia bem seca para que as aves possam ciscar e tomar banho – as aves gostam muito de se espojar em areia sem umidade.
O chão do galinheiro: como deve ser e o que é melhor fazer com as próprias mãos, para não congelar, especialmente o chão quente, escolha linóleo. Pisos na sala da galinha são importantes.
A altura do pé direito do galinheiro deve ser de, no mínimo, 2,60m. As muretas laterais não poderão ultrapassar 0,50m de altura. As paredes da cabeceira e o fundo do galinheiro poderão ser substituídos por mureta e tela, conforme o clima da região.