Na epístola de Colossenses, Paulo reagiu aos falsos ensinamentos em Colossos dando ênfase à divindade, à missão de salvação e à supremacia de Jesus Cristo (ver Colossenses 1:15–23). Ele ensinou que Cristo é a própria imagem de Deus, o Pai, o Criador, o Cabeça da Igreja, o primeiro a ser ressuscitado e o Redentor.
Finalizando, a carta aos Colossenses gira em torno de um eixo principal, o hino que mostra Jesus Cristo como imagem do Deus invisível, Sabedoria de Deus, Cabeça do corpo que é a Igreja, Primogênito dentre os mortos, moradia da Plenitude de Deus, Reconciliador de todas as coisas por meio do sangue derramado na cruz (1, ...
A essência dos ensinamentos dele é de que somente Jesus Cristo poderia salvar e somente por meio dele os pecados são perdoados. Paulo incentiva os colossenses a continuarem fieis, construindo sua fé em alicerce seguro, com vigilância, não crendo em ensinamentos de qualquer pessoa.
Qual o contexto? Em 60-61 d.C., durante a sua primeira prisão em Roma, Paulo escreveu esta carta à igreja colossense depois de ter recebido um relatório de que eles estavam lutando contra a heresia cristológica.
Na Epístola aos Colossenses, Paulo refutou as doutrinas errôneas que estavam sendo ensinadas em Colossos salientando a divindade de Jesus Cristo, Sua missão redentora e Sua preeminência (ou seja, de incontestável superioridade) (ver Colossenses 1:15–23).
Na epístola de Colossenses, Paulo reagiu aos falsos ensinamentos em Colossos dando ênfase à divindade, à missão de salvação e à supremacia de Jesus Cristo (ver Colossenses 1:15–23). Ele ensinou que Cristo é a própria imagem de Deus, o Pai, o Criador, o Cabeça da Igreja, o primeiro a ser ressuscitado e o Redentor.
O que significa colossenses e suas linhas de amor?
O refrão da canção fala sobre um 'fio que se rompeu', simbolizando a separação entre a humanidade e Deus devido ao pecado. A 'costura' desse fio pelo 'sangue santo' de Cristo representa a redenção e a restauração da relação entre Deus e os seres humanos, uma das crenças fundamentais do cristianismo.
A carta aos colossenses declara claramente que Cristo é Criador (1:16), Cabeça (1:18; 2:10), e Salvador (1:20-23), e que qualquer outra doutrina não é nada mais do que "filosofia e vãs sutilezas" de homens (2:8). A esperança pela palavra (1:1-8). Paulo escreve a esses santos intimamente, como a família.
O apóstolo Paulo ajudou a liderar a Igreja depois que Jesus morreu. Naquela época, não havia telefone nem internet. Por isso, Paulo escrevia cartas aos membros da Igreja.
É provável que Epafras tenha fundado a igreja colossense (Cl 1.7), e a partir de 1.21 presumimos que a igreja era composta principalmente de gentios. Filemom era cidadão de Colossos e um líder justo naquela igreja.
Epístola é uma passagem das Sagradas Escrituras (em geral extraída das epístolas dos Apóstolos), que é lida ou cantada antes do Evangelho. O lado da Epístola localiza-se à direita do celebrante quando este se encontra de frente para o altar, na celebração de costas para o povo; à sua esquerda fica o lado do Evangelho.
Uma das principais mensagens do Livro de Colossenses é a supremacia de Cristo. Paulo enfatiza que Jesus é o Filho de Deus, o Criador de todas as coisas e o cabeça da igreja. Essa ênfase na divindade de Cristo é fundamental para a fé cristã e ajuda os crentes a compreenderem a importância de Jesus em suas vidas.
Leitura bíblica: Colossenses 2:6. “Portanto, assim como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, também andai nele”. Este texto ensina que andar em Cristo é a resposta que todos nós precisamos dar ao mundo de que nossa fé não é estéril, ela tem obras, ela dá frutos.
Cl 1.15-17 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
Colossenses foi escrita por Paulo durante o período de sua prisão domiciliar em Roma (At 28.30), por volta de 61 A.D.,[1] ou seja, num tempo em que a igreja devia ter mais ou menos seis anos de existência. É provável que Tíquico tenha sido o mensageiro que a levou aos seus destinatários (4.7).
A cidade de Colossos ficava na província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia. A igreja dali não tinha sido fundada por Paulo, e, pelo que parece ele ainda não havia estado lá quando escreveu a Carta aos Colossenses.
Qual o significado da carta de Paulo aos Colossenses?
A carta de Paulo aos Colossenses é um tesouro precioso de Deus para sua igreja. Em nenhum outro lugar da Bíblia, temos uma descrição tão completa da grandeza de Cristo e sua plena sua suficiência para nossa salvação. Nessa disciplina vamos aprender as principais características teológicas e literárias da carta.
O que o apóstolo Paulo quis dizer em Colossenses 3?
Ele diz que, como cristãos, devemos deixar de lado nossas antigas maneiras de viver e nos revestir da nova natureza que recebemos em Cristo. Esta passagem em Colossenses 3:16 nos lembra da importância de permitir que a Palavra de Cristo habite em nós de forma rica e profunda.
"Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo" (Colossenses 2:8). Muito ensinamento religioso de hoje em dia tem sua origem na sabedoria, tradições e superstições dos homens, não em Cristo.