Qual o tema principal da carta aos Tessalonicenses?
Um dos principais temas abordados por Paulo na Primeira Epístola aos Tessalonicenses é a Segunda Vinda. Ele concentrou-se na participação dos justos nos acontecimentos relacionados à Segunda Vinda, principalmente no que se refere aos santos que já tiverem falecido (ver 1 Tessalonicenses 2:19; 3:13; 4:13–17; 5:1–10).
Viver uma vida em santidade, na certeza de que Cristo virá nos buscar. Essa provavelmente é a mensagem central trazida pelo apóstolo Paulo aos tessalonicenses. Há pelo menos uma referência, em cada capítulo da primeira carta, sobre a volta de Jesus.
Qual era o objetivo da carta de Paulo aos Tessalonicenses?
Paulo expressa grande apreciação aos santos de Tessalônica. Ele relembra os leitores de seu afetuoso ministério entre eles e expressa alegria por sua fidelidade. Incentiva os santos a crescerem em amor uns para com os outros e para com todas as pessoas.
Em resumo, o devocional baseado em 1 Tessalonicenses 5:16-18 nos ensina a importância de cultivar a alegria, a oração e a gratidão como um estilo de vida. Ao aplicarmos essas três ações práticas em nossa vida, estaremos vivendo de acordo com a vontade de Deus e experimentando a plenitude da vida em Cristo Jesus.
Qual o motivo da alegria de Paulo ao escrever aos Tessalonicenses?
Paulo fala da grande alegria ao saber que os cristãos de Tessalônica mantinham a fé e prosperavam nas obras de Deus. Resumo: Paulo envia Timóteo e recebe boas notícias. Aproximando-se do final da carta, Paulo fala sobre a importância de viver para Deus para se viver bem.
CARTA AOS FILIPENSES | SERIE PANORAMA BÍBLICO | Podcast LPC - EP 14
O que Paulo queria dizer aos Tessalonicenses?
1 Tessalonicenses 1–3 Paulo expressa profunda gratidão aos santos de Tessalônica. Ele os lembra da bondade com que lhes ministrou e expressa alegria por sua fidelidade. Incentiva os santos a ter mais amor uns aos outros e a todas as pessoas.
Os santos de Tessalônica não entendiam alguns aspectos da Segunda Vinda de Jesus Cristo. Eles temiam que os membros da Igreja em Tessalônica que haviam morrido não pudessem participar das bênçãos da Segunda Vinda.
Uma vez que o Espírito não pode tolerar a vulgaridade, a rudeza ou a falta de recato, então, sem dúvida, tais coisas não são para nós. Se afastamos o Espírito do Senhor quando fazemos o que sabemos ser ruim, então tais coisas não são mesmo para nós.
Os principais objetivos de Paulo eram ajudar esses conversos a obter mais conhecimento espiritual de Deus e da Igreja (ver Efésios 1:15–18; 3:14–19); promover a união, particularmente entre os membros gentios e judeus (ver Efésios 2:11–22; 4:1–16; 5:19–6:9) e incentivar os santos a resistirem às forças do mal (ver ...
Meditar nas cartas do apóstolo Paulo é extrair delas grandes ensinamentos para uma vida de retidão e perseverança no Senhor; é trazer para si mesmo o valor de viver os padrões daquilo que Deus deseja para cada um de nós; é entrar na história do tempo dele e nos fartar de um conteúdo saudável.
Quem é o apóstolo Paulo enviou para cuidar dos tessalonicenses?
Paulo enviou Timóteo para ministrar aos novos membros da Igreja de Tessalônica. Essa epístola de Paulo incentivou os santos tessalonicenses a viverem uma vida digna e lembrarem-se de que o Salvador voltaria para julgar todos os homens.
Qual o objetivo da carta de Paulo aos Tessalonicenses?
Ao receber dele a notícia de que a comunidade de Tessalônica continuava fervorosa e ativa, ele escreve esta carta para comunicar a sua alegria e estimular a perseverança da comunidade. Nesta carta, Paulo também procura responder a algumas questões que preocupam a comunidade de Tessalônica.
Qual é o tema trabalhado por Paulo na segunda Carta aos Tessalonicenses?
A Segunda Epístola aos Tessalonicenses fornece importantes pormenores quanto à Segunda Vinda de Jesus Cristo. Entre eles, a ideia de que o Senhor voltará com uma “labareda de fogo” e que o castigo dos iníquos será a destruição “ante a face do Senhor” (2 Tessalonicenses 1:8–9).
Foi a primeira carta que o apóstolo Paulo (com o apoio de Silas e Timóteo) redigiu aos cristãos da cidade de Tessalônica, na época pertencente a província da Macedônia no Império Romano.
No arrebatamento, Cristo voltará para o Seu povo. Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, enquanto aqueles que estiverem vivos ainda irão seguir de perto. Todos os crentes se reunirão com Jesus no ar para iniciar uma eternidade passada com o Senhor (1 Tessalonicenses 4:16-18).
Em resumo, 2 Tessalonicenses é uma carta escrita por Paulo para encorajar e orientar a igreja cristã em Tessalônica a manter a fé e se preparar para a segunda vinda de Cristo.
Qual é o objetivo principal da segunda carta do apóstolo Paulo a Timóteo?
A Segunda Epístola de Paulo a Timóteo dá ênfase ao poder que advém de termos um testemunho de Jesus Cristo (ver 2 Timóteo 1:7–8). Ela também contém uma profecia sobre os “tempos trabalhosos” que aconteceriam tanto na época de Paulo e Timóteo como nos últimos dias (ver 2 Timóteo 3:1–7).
Sejam alegres, em qualquer situação; orem o tempo todo; deem graças a Deus, não importa o que aconteça. É como Deus quer que vocês, que pertencem a Cristo Jesus, vivam neste mundo. Não apaguem o Espírito nem reprimam os que afirmam ter recebido uma palavra da parte do Senhor. Mas também não sejam ingênuos.
Havia nela características que a identificava e a distinguia como uma igreja saudável. Para isto, a igreja dos tessalonicenses, evidenciava ser formada de crentes realmente eleitos e salvos por Cristo Jesus (1.3 e 4). As ações de graças de Paulo e de seus companheiros, eram dadas em razão do progresso de tais crentes.
As informações históricas atestam, entre a população grega da cidade, a presença de vários povos: egípcios, trácios (povo indo-europeu), ítalos (da antiga Itália), sírios, judeus, entre outros. O destaque entre eles eram os comerciantes italianos que viajavam atrás das oportunidades comerciais no Império Romano.
Religião: Do ponto de vista religioso Tessalônica era uma típica cidade da época: divindades romanas, divindades locais, cultos mistéricos do Egito e da Ásia Menor. Portanto havia politeísmo e sincretismo. Os judeus estavam presentes, tinham sua sinagoga (1Ts 2,14-16; At 17,2) e foram ativos contra a pregação de S.
Onde Paulo estava quando escreveu a segunda carta aos Tessalonicenses?
Essa semana estudaremos 1ª e 2ª Tessalonicenses, cartas que Paulo escreveu aos tessalonicenses enquanto estava em Corinto, durante sua primeira visita à Europa, por volta do ano 50 d.C. Seu trabalho em Tessalônica é descrito em At. 17.