CURADO. É o queijo da Canastra como era antigamente. Com mais de 22 dias de maturação, tem sabor marcante, perfeito para uso na gastronomia e para acompanhar vinhos e cervejas especiais.
Assim, para maturar o seu queijo, basta coloca-lo dentro do maturador e deixa-lo em um ponto onde não tenha incidência direta de sol ou umidade. O queijo deve ser virado uma vez ao dia, se possível no mesmo horário, para que o processo de cura ocorra igualmente nos dois lados da peça.
Sua maturação é um processo que ocorre em um período mínimo de 25 dias. Durante esse período, o queijo é armazenado em condições específicas de temperatura e umidade para permitir o desenvolvimento do sabor e da textura desejados.
Seque-o e com um pano de prato enrole-o e deixe-o na geladeira. O tempo para se curar vai variar pela espessura do queijo. Quanto mais grosso, maior o tempo, mas leva-se aproximadamente 2 semanas. O queijo fica amarelinho e cremoso.
Os queijos frescais, muitas vezes têm pouco ou nenhum tempo de maturação, queijos macios ou meia cura estão prontos para consumos entre 2 semanas e 2 meses enquanto que os queijos duros têm tem um período mais longo de envelhecimento, que pode ir de meses até 2 anos ou mais.
Qual a temperatura ideal para maturação do queijo?
Só recordando os fatores ou condições que interferem na maturação do queijo: Temperatura adequada e constante quanto possível (7,2 – 14,4 °C). Umidade relativa para os queijos específicos (~ 80-98%) Manter uma certa quantidade de ar fresco para remover produtos da maturação.
O queijo Canastra é mais consumido como cura ou meia-cura e o seu diferencial é mesmo a maturação mais longa. Quanto mais dias se passam, mais a iguaria seca, acentuando o seu sabor.
Os microrganismos psicrotróficos têm destaque especial, pois são capazes de se multiplicar em temperaturas de refrigeração e produzir enzimas (lipases e proteases) que degradam lipídeos e proteínas, resultando em alterações sensoriais e de textura, podendo causar gosto amargo.
O queijo pode ser lavado em água corrente assim que você receber, e secado com papel toalha ou um pano de prato limpo antes de guardar. Aconselhamos também que seja retirado da geladeira uns 30 minutinhos antes de comer, para que o queijo recupere as suas características naturais.
Basta embalar o produto em plástico-filme de maneira bem vedada. Se precisar mantê-lo por mais tempo até uma data especial, ele pode ser armazenado na gaveta destinada para produtos frios. Mas atenção, não é recomendado congelar! A próxima pergunta a ser feita é: Qual queijo maravilhoso você escolheu?
O queijo Canastra tem validade indeterminada, por ser um alimento vivo feito de leite cru ele continua sua maturação e se transforma com o passar do tempo.
A ETIQUETA. Se o queijo está identificado com a etiqueta, quer dizer que ele foi feito na área delimitada pela Indicação de Procedência Canastra. Ele garante a origem do produto. Para receber o selo, o queijo tem que obedecer ao modo de produção indicado pelo regulamento de uso.
Qual a diferença entre queijo minas e queijo canastra?
Embora há quem pense que canastra é só um tipo de queijo, na realidade trata-se do produto produzido em uma região específica do estado de Minas Gerais, na Serra da Canastra. A região representa os sete municípios produtores do legítimo Queijo Minas Artesanal da Serra da Canastra.
O queijo é produzido pela coagulação do leite. Dessa forma, o coalho é um dos ingredientes mais importantes para a constituição da característica física do queijo. Entretanto, a utilização de uma dose incorreta de coalho ou coagulante inadequado também pode causar o sabor amargo em queijos.
5º Passo: O local de acondicionamento do Queijo, deve ser fresco e arejado evitando a exposição direta ao vento e sol, podendo ocasionar trincas e fendas na casca. Obs: Em estados com clima quente, a maturação deve ser feita num comodo onde possui ar condicionado.
Se você quiser um queijo mais úmido (mole) ou firme, basta regular o tempo de mexedura (mexendo mais o queijo fica mais firme e mexendo menos fica mais macio). A massa deverá então, ser colhida com auxílio da concha e depositada na forma.
Armazenamento na geladeira: O queijo cura pode ser armazenado na geladeira por até 3 semanas. Guarde-o em um recipiente hermético ou embrulhado em papel alumínio ou plástico. Certifique-se de que o queijo esteja seco antes de guardá-lo, para evitar o crescimento de fungos e bactérias.
2 - Posicioná-lo sobre uma superfície côncava ajuda a agilizar o processo de cura dos dois lados do queijo ao mesmo tempo, já que o queijo não enconstará na superfície, mas pessoalmente prefiro posicioná-lo em uma superfície lisa, pois gosto do processo de cura fase a fase (virando dia a dia).
Se o queijo apresentar mofo em sua casca, não se preocupe, é natural, se deseja remover, basta lavar em água corrente e, se necessário, raspar com a faca para remover o mofo da casca, mas em seguida enxugar com papel toalha. Nunca armazene seu queijo em pé, de lado ou com algo em cima dele.
Essa diferença de valores entre cada tipo de queijo pode ser explicada pelo processo de maturação. O queijo Meia Cura" apresenta uma maior quantidade de gordura, pois conforme ocorre a maturação, o queijo vai perdendo soro de leite e permanecendo um produto mais seco e concentrado de gordura.
A melhor forma de saber se o queijo mofado está estragado e não pode ser consumido é verificar se a textura ou o aroma estão diferentes de como estava quando foi comprado.