Qual o tempo ideal para uma massa de pizza descansar?
Deixe a massa descansar por 40-50 minutos Depois do preparo da massa, ela deve descansar tempo suficiente para que, pelo menos, dobre de tamanho. Geralmente, esse processo leva de 40 a 50 minutos, tempo necessário para que a massa possa crescer e torne-se macia.
Quanto tempo posso deixar massa de pizza descansar?
Depois de preparar a massa fermentada, você deve deixa-la descansando (por 24, 48 ou até 72 horas, dependendo do seu desejo) até que o processo de maturação seja concluído.
“Assim, a massa fica consistente. Se estiver morna, o manuseio vai ativar a fermentação antes do tempo”, afirma. Em segundo lugar, é importante deixar a massa descansar por, no mínimo, duas horas, tempo necessário para o crescimento. Por fim, usar um bom forno para que a pizza asse por inteiro.
A receita, gentilmente cedida por Luciano Nardelli, o Lucho, da Carlos Pizza, rende quinze discos individuais.O trunfo é a longa fermentação: ela demora 35 horas para ficar pronta, o que inclui 24 horas de descanso em geladeira e 10 horas de repouso em temperatura ambiente.Depois de feita a massa, veja aqui como fazer ...
Sovar a massa de pizza é uma parte superimportante, pois esse processo permite que o glúten impeça a saída dos gases liberados pelo fermento, responsáveis por fazer a massa crescer. Por isso, procure sovar a massa por cerca de 10 minutos para garantir que ela cresça e fique saborosa e crocante.
Então a geladeira é um ótimo lugar para guardar a massa da pizza. Coloque a massa da pizza em um recipiente de plástico fechado e hermético e coloque na geladeira.
Se a sua massa já ferntomeu bastante na fermentação primária, mantenha a temperatura da geladeira baixa (abaixo de 5C) e não deixe na geladeira por um período muito longo. Teoricamente, a massa pode ficar por até 36 horas.
“A borda pode ficar dura por falta de hidratação na massa ou pela temperatura do forno. Para deixar sempre no padrão, o ideal é respeitar a quantidade de água para cada farinha (verificar o w) e deixar o forno em temperatura correta (forno convencional à 200°C ou à lenha à 380°C)”, esclarece.
A técnica é a seguinte: pré-aqueça o forno até atingir os 180ºC e coloque a pizza. Em intervalos de 5 em 5 minutos abra o forno e gire a bandeja para que a pizza cozinhe por igual de todos os lados. Quando o queijo derreter completamente ou a massa chegar num tom marrom-claro é sinal que a pizza está pronta.
Descanso da Massa. O descanso é importante também para permitir que a massa readquira um volume adequado, devido a perda de gases durante a fase de moldagem. Isso irá influenciar diretamente a qualidade de textura e das células do miolo do produto final.
Já as massas de método cremoso, inverso, direto podem ser preparadas e armazenadas em geladeira por até 24h antes de ir ao forno. Esse método é eficaz tanto para MANTER A AÇÃO DO FERMENTO quanto para mantermos a segurança alimentar do produto, uma vez que este contém ovos crus.
Os furos evitam que durante o pré-assado as massas se abram ao meio criando uma bolha enorme. Fabricados em materiais laváveis, não oxidam, e são fáceis de usar permitindo uma maior produção de massas pré-assadas.
Um nível de hidratação de 60-70% é normalmente recomendado para massa de pizza feita no forno a lenha, frequentemente associada a pizzas de estilo napolitano.
A maturação é o processo que acontece depois que a fermentação foi finalizada. Existe muita discussão em relação a essa etapa, pois alguns especialistas defendem que o processo é uma fermentação secundária.
Segundo a confeiteira, quando se trata de massas que levam fermento químico, é possível armazenar a massa na geladeira. Mas atenção! O tempo máximo é de até 24 horas: "Tanto para manter a ação do fermento quanto por segurança alimentar, pois contém ovos crus."
Quanto tempo uma massa de pizza pode ficar fermentando?
Aqui no Brasil, não são todas as pizzarias que respeitam o mínimo de tempo de maturação, que seria de 24 horas, e muito menor é o número daquelas que fazem a maturação da massa de pizza de longa duração (48 horas).
A fermentação a frio permite que a levedura (fermento) faça o seu trabalho mais lentamente, fazendo com que ele produza além de apenas gás para crescer a massa, mas compostos que darão muito sabor para ela. Também permite desenvolver bem o glúten, responsável pela elasticidade da massa.
Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa – ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.
Se a massa tiver crescido o suficiente, o buraco permanecerá aberto por cerca de 2 minutos antes de se fechar novamente. Se isso acontecer, pode colocar o pão no forno, pois está pronto para assar.
Quando a fermentação é prolongada por mais tempo do que o necessário, a massa incha excessivamente e a malha de glúten começa a se romper, perdendo assim a capacidade de reter gás.
A farinha é a grande responsável por endurecer a massa. Por isso, use apenas a quantidade indicada na receita. Garanta que ela fique úmida. Segundo o especialista, também não é preciso sovar demais a massa.
A longa fermentação da massa é o processo de controle da quantidade de fermento, temperatura e hidratação, resultando após a maturação numa pizza de massa leve, de melhor digestão e com sabor especial. A massa fica maturando por no mínimo 24 horas e é por isso que o sabor fica diferente das pizzas comuns.
Quanto mais tempo a pizza ficar na geladeira, mais úmida vai ficar. Por isso, se quiser deixar para a próxima semana, é melhor colocar no freezer. Coloque em uma vasilha com tampa, com várias folhas de papel toalha. Você pode guardar no freezer deste modo por até vários meses.