Postura de 2 ovos, chocados pelo casal entre 11 e 13 dias. Os filhotes saem do ninho com no máximo 2 semanas de vida. O casal, às vezes dois dias depois, já inicia nova ninhada, quando as condições ambientais permitem.
A fêmea põe cerca de dois ovos, que são incubados pelo casal por um período de 11 a 13 dias. Palavras-chave: Rolinha-roxa; Torcacita Colorada; Ruddy Ground-dove; Columbina talpacoti; Família Columbidae; Ordem Columbiformes; Avifauna.
Quanto tempo leva para nascer o filhote de rolinha?
Os filhotes têm taxas de crescimento rápido e podem voar a partir de 11 dias após a eclosão dos ovos. O motivo é a necessidade que os adultos têm em produzir uma nova ninhada rapidamente. Esta espécie tem potencial para produzir várias ninhadas por ano.
Elas possuem o tamanho variável entre 18 até 22 centímetros de comprimento. Seu peso médio é entre 20 a 30 gramas. Por fim, para caracterizar essa curiosa ave, o bico é pequeno, curto e frágil. A Rolinha Diamante pode viver em média 8 anos em cativeiro, mas, na natureza, elas podem ultrapassar os 10 anos.
- Quantos ovos os pombos podem colocar? Normalmente a fêmea coloca 2 ovos por vez, fazendo em média de 2 a 3 deposições por ano, os quais, por sua vez, demoram de 17 a 18 dias para nascer.
Postura de 2 ovos, chocados pelo casal entre 11 e 13 dias. Os filhotes saem do ninho com no máximo 2 semanas de vida. O casal, às vezes dois dias depois, já inicia nova ninhada, quando as condições ambientais permitem.
A fêmea é toda parda. Nos dois sexos, sobre a asa há uma série de pontos negros nas penas. Os filhotes saem com traços da plumagem de cada sexo. O macho possui um canto monótono, de dois chamados graves e rápidos, repetidos continuamente por vários segundos (ouça o canto da rolinha no vídeo abaixo).
Dentre os predadores destacam-se outras aves, tais como o caburé, o falcão-de-coleira, o quiriquiri, além de répteis como o teiú e, felinos como o gato doméstico.
As rolas-mansas, rolas-domésticas ou ainda rolas-rosadas, descendem de rolas selvagens que foram domesticadas há muitos séculos atrás. Assim, sendo uma variante doméstica da ave selvagem, é permitido ter rolas como animais domésticos.
O que fazer com um filhote de rolinha que caiu do ninho?
A principal orientação dos especialistas é não intervir no desenvolvimento do filhote, já que o simples fato de o tocar pode fazer com que os pais não o tratem mais ou que a ave se machuque. Mas, estando diante se uma ave caída, o melhor a ser feito é procurar pelo ninho e tentar devolvê-la para esse local.
O macho possui penas marrons avermelhadas, cor dominante no corpo do adulto, em contraste com a cabeça, que é cinza azulada. Já, a fêmea é marrom pardo. Nos dois sexos, há uma série de pontos negros alinhados nas penas das asas, quase formando listras. Os filhotes saem com traços da plumagem de cada sexo.
A legislação atual determina que as espécies consideradas domésticas não necessitam de autorização especial. Estão neste grupo as aves manom, mandarim, diamante de gould, canário, periquito australiano, calopsita e rolinha diamante, além de galinhas e codornas.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o alpiste, e até mesmo o mix de sementes não é a melhor opção de alimento para pássaros. Isso porque esses ingredientes não possuem a quantidade de vitaminas e nutrientes necessária para a manutenção da saúde das aves.
Alimentação: Herbívora, mais especificamente granívora, alimentando-se de grãos e sementes no chão. Reprodução: Deposita 2 ovos brancos em pequenos ninhos em forma de tigela, construídos em arbustos e árvores de pequeno porte.
A pomba-rola (Columbina talpacoti), ave do Brasil, não transmite doenças. Mede entre 12 e 18 centímetros, o macho tem penas marrom avermelhadas e a cabeça cinza azulada.
Alimentação: Herbívora, mais especificamente granívora e frugívora, alimentando-se de grãos, sementes, frutas e vegetais. Reprodução: Deposita 2 ovos em ninho de gravetos em formato de xícara, normalmente construídos a 1 ou 2 m de altura, às vezes também no chão.
Por que algumas pombas abandonam o ninho com os ovos para chocar? Ninhos podem ser abandonados por pombas devido à diferentes motivos, principalmente se forem mexidos. Como algumas fêmeas botam os ovos mesmo não havendo palha no local, se por acaso for adicionado algum material, as aves deixam o ninho sem retornar.
- Devolva o bichinho: Se ele for saudável, faça uma busca visual no local, procurando o ninho. Ao encontrar o ninho, caso ele seja acessível, é preciso colocar a ave de volta no lar. Use luvas e devolva-a com cuidado ao ninho. A propósito, os pais cuidarão do bichinho, mesmo que tenha sido manipulado por um ser humano.
Limpe telhado e calhas: a limpeza e a remoção dos ninhos são os primeiros passos para que as aves se afastem. Lembre-se, porém, de utilizar máscara e luvas para evitar a contaminação; Não alimente nenhum tipo de ave: evite deixar resquícios de alimentos na varanda, no quintal ou em qualquer outro local.