Qual o termo correto para alunos de inclusão?

Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em caraguatatuba.sp.gov.br

É correto falar alunos de inclusão?

NÃO USE: Não fale “aluno de inclusão”: a escola deve incluir a todos. Também é errado falar aluno normal, o que sugere que a deficiência é anormal. Diga aluno ou pessoa sem deficiência. Refere-se à perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

É correto chamar um aluno especial?

No âmbito da legislação brasileira, o conceito legal pormenorizado encontra-se no Decreto 5.296/2004.” Portanto, não se deve utilizar: - necessidades especiais; - portador ou pessoa portadora; - aluno ou pessoa especial; - deficiente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.sp.gov.br

Qual termo usar para alunos com deficiência?

Nestes casos, a sigla recomendada é PcD, significando “pessoa com deficiência” ou “pessoas com deficiência”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.camara.leg.br

Como chamam os alunos com necessidades especiais?

Por fim, temos o termo Pessoa com Deficiência ou PcD. Ele é usado atualmente em leis e convenções nacionais e internacionais, portanto é o termo mais adequado para usar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pcdmais.com.br

Aluno ESPECIAL? Portador? Deficiente?! Qual o termo correto?

Como se referir a alunos especiais?

Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”. A sigla PcD é invariável, por exemplo: a PcD, as PcD, da PcD, das PcD.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em caraguatatuba.sp.gov.br

Qual é a forma correta de se referir dentro da educação inclusiva?

Muitas vezes adotado para se referir a estudantes com deficiência, seu uso é equivocado. Afinal, a educação inclusiva diz respeito a todos, e não apenas a alunos da Educação Especial. “Aluno sem deficiência” seria a expressão mais apropriada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em multirio.rio.rj.gov.br

É correto falar crianças especiais?

Pessoa Portadora de Deficiência (PPD) ou Portador de Necessidades Especiais (PNE) são termos incorretos e devem ser evitados, uma vez que não traduzem a realidade de quem possui deficiência . A deficiência não se porta, ela é uma condição existencial da pessoa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que é um aluno de inclusão?

Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fia.com.br

Porque não se usa mais o termo necessidades especiais?

Há alguns anos, o termo correto era portador de deficiência. Portanto, com o passar do tempo, ele foi abolido porque o verbo portar se refere a trazer junto a si uma coisa que, a qualquer momento pode ser deixada em algum lugar ou esquecida, o que não é o caso de uma deficiência física ou intelectual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em boraviver.com.br

Como dizer que o aluno é especial?

O correto é se referir ao estudante com deficiência como: “aluno/pessoa com deficiência” ou “aluno/pessoa com deficiência intelectual (ou auditiva, ou visual, ou física, ou múltipla)” ou “aluno/pessoa com autismo” ou “aluno/pessoa com necessidades educacionais específicas” etc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gestaoinclusiva.com.br

É correto falar portador de autismo?

Autismo: use os termos autista, pessoa com autismo. Não use o termo autista fora do contexto, como referência a alienação. Doenças intelectuais: não use os termos doente mental, pessoa excepcional ou deficiente intelectual. O termo adequado é pessoa com deficiência intelectual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Como se referir a um aluno autista?

Termos como “criança especial”, “portador de necessidades especiais”, “portador de autismo” não são utilizados. Pela lei, o termo correto é Criança com Deficiência ou Pessoa com Deficiência. O mesmo vale para a preferência na utilização do termo pessoa autista e não pessoa com autismo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bhave.life

É correto falar portador de síndrome de Down?

Use "pessoa com síndrome de Down" em vez disso. Mongolóide ou Mongol: Termo inadequado para se referir a uma pessoa com deficiência intelectual. Use "pessoa com deficiência intelectual" em vez disso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.camara.leg.br

O que significa aluno incluído?

A inclusão escolar visa garantir que todos os cidadãos tenham acesso à educação, respeitando diferenças e particularidades de cada pessoa. Foi a partir da Constituição de 1934 que a educação passou a ser compreendida como um direito gratuito e obrigatório.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

É correto usar o termo especial?

Definitivamente não! Não é a deficiência que torna alguém especial, todos somos especiais pra alguém em alguma área da vida porque temos qualidades, independente de ter deficiência ou não! Esse talvez seja um dos piores termos, existe até quem fique ofendido com ele.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em afece.org.br

Pode falar aluno especial?

Nada de dizer aluno especial, aluno portador de deficiência ou aluno autista, esquizofrênico, etc. Pode parecer um excesso de cuidado, mas utilizar os termos mais adequados demonstra o seu respeito e o seu conhecimento a sobre da condição destas pessoas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tonainclusao.com.br

É correto falar aluno com deficiência?

Hoje, recomenda-se o uso da expressão "pessoa com deficiência". Ela é adotada pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), principal referência internacional sobre esse assunto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em uol.com.br

Quando usar a palavra inclusão?

Quando pesquisamos a palavra inclusão nos dicionários, o significado é enfático: ato ou efeito de incluir. Para entender melhor o que é inclusão, também vale lembrar do seu antônimo: exclusão. Estamos falando, portanto, sobre a adoção de meios e ações que combatam a exclusão na vida em sociedade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiaderodas.com

Quais são os tipos de alunos especiais?

O público-alvo da educação especial são pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e/ou altas habilidades ou superdotação. Além das pessoas que têm alguma deficiência física ou intelectual, essa modalidade atende também a estudantes com transtornos globais de desenvolvimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em institucional.ifood.com.br

Como se chama a deficiência na fala?

Apraxia é um subtipo de transtorno motor de fala. É uma dificuldade em realizar voluntariamente os movimentos necessários à produção dos sons da fala ou seqüência de sons e sílabas, devido alteração no planejamento e ou programação dos parâmetros de movimentos necessários à fala.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em atrasonafala.com.br

É correto falar deficiente visual?

O correto é dizer: pessoa cega ou pessoa com deficiência visual; pessoa surda ou pessoa com deficiência auditiva, pessoa com deficiência mental; pessoa com deficiência física; pessoa com hanseníase. A Lei Federal nº 9.010 de 23/03/1995, proíbe a utilização do termo lepra e derivados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com