Astenia ou debilidade (do grego a-/an-, "sem" e sthénos, "vigor") é um termo empregado em medicina para designar uma fraqueza orgânica, porém sem perda real da capacidade muscular. Caso ocorra perda muscular, passa a ser chamado de miastenia. Já a fraqueza mental é chamada de neurastenia.
A astenia é uma condição caracterizada por fraqueza, falta de energia, cansaço físico e intelectual, tremores, lentidão nos movimentos e espasmos musculares.
Claudicação (do latim claudicare, mancar) é um termo médico usado geralmente para se referir ao comprometimento da capacidade de caminhar (marcha), seja por dor, desconforto, dormência ou cansaço nas pernas que piora progressivamente durante uma caminhada e é aliviado pelo repouso.
Texto: AFAGIA a - fa - gi - a sf. Impossibilidade de deglutir, ou seja, engolir alimentos, bebidas ou a própria saliva. Ex: Quando o indivíduo não consegue engolir qualquer tipo de alimento seja ele sólido ou líquido.
Febre ou pirexia é o aumento da temperatura do corpo acima do limite normal em resposta a uma doença ou perturbação orgânica. Não existe um valor universal para o que se considera o limite máximo da temperatura normal. Os valores indicados na literatura médica variam entre 37,5 ºC e 38,3 ºC.
Emese, ou vômito, é a expulsão do conteúdo do estômago através da boca. O vômito é um sintoma muito desagradável. Pode ocorrer em doenças do aparelho gastrintestinal, em doenças do labirinto e em doenças neurológicas.
Normalmente, a fadiga deveria ser apenas uma imitação, a curto prazo, das atividades físicas ou intelectuais. Mas, em alguns momentos, a fadiga pode representar uma doença: quando não melhora mesmo após o repouso. Os médicos às vezes chamam esse tipo de fadiga de “astenia”.
Astenia ou debilidade (do grego a-/an-, "sem" e sthénos, "vigor") é um termo empregado em medicina para designar uma fraqueza orgânica, porém sem perda real da capacidade muscular.
Termos técnicos são palavras usadas para definir algo muito específico de um ou mais procedimentos de alguma profissão. Por serem restritos somente em alguns ambientes ou falados por profissionais específicos, nem toda as pessoas conhecem esses termos, daí a necessidade de ter um dicionário de termos técnicos.
A sonolência excessiva diurna (SED), ou hipersonia, é definida como a incapacidade da pessoa se manter acordada ou alerta durante os principais períodos de vigília do dia, resultando em sonolência e lapsos de sono não intencionais.
Ainda assim, muitos médicos recomendam estes exames: Hemograma completo (HC) Ferritina. Velocidade de hemossedimentação (velocidade de hemossedimentação)
O que é Artralgia? A artralgia, ou dor em uma das articulações, é um dos tipos mais frequentes de dor. Ela está relacionada com o comprometimento da função articular, sendo que o paciente acometido pode ter uma simples restrição de movimentos até uma incapacidade completa.
Mialgia é o termo médico para dor muscular. O sintoma pode aparecer em praticamente todo o corpo – uma vez que os músculos estão em quase todas as regiões. Geralmente, é resultado de estresse, esforço excessivo ou atividades físicas.
Afebril: apirético, sem febre. Apneia: ato de prender a respiração, falta de movimentos respiratórios quase sempre involuntário, exemplo apneia do sono.
Resposta: O termo técnico usado para fezes na enfermagem é "Fezes" mesmo, porém, termos relacionados incluem "Melena" para fezes com sangue digerido, indicando sangramento gastrointestinal, e "Diurese", para a produção e excreção de urina.
Tto — tratamento. Para finalizar, não poderíamos deixar de fora da nossa lista uma das siglas mais utilizadas entre os profissionais: tto. Na prática, ela significa tratamento e orienta aqueles que leem as prescrições sobre as formas corretas de atendimento ao enfermo relacionadas a seu caso.