O que é letargia? Letargia é o nome dado a um estado físico em que a pessoa fica com seus níveis de energia abaixo do normal. Ela acaba por sentir uma verdadeira diminuição de suas capacidades mentais e físicas, sendo que seu estado de alerta já não fica no mesmo nível.
Estupor é um estado de redução da vigília no qual é possível obter uma resposta do paciente aos estímulos vigorosos. Letargia é um estado no qual a vigília está diminuída mas é mantida apenas com estimulação leve.
Letárgico: nível de alerta reduzido, com diminuição do interesse no ambiente à sua volta. Obnubilado: semelhante à letargia; o paciente tem interesse diminuído pelo ambiente, respostas lentas ao estímulo e tende a dormir mais que o normal, com torpor entre os estados do sono.
A consciência é o perfeito conhecimento de si próprio e do ambiente. O rebaixamento do nível de consciência (RNC) é um dos diagnósticos sindrômicos mais frequentes e mais importantes em uma emergência, possuindo uma grande quantidade de etiologias diferentes.
Letargia - You Dicionário - Dicionário da Língua Portuguesa
O que é estupor na enfermagem?
Estupor é falta de resposta em que a pessoa somente pode ser despertada com estímulo físico vigoroso. Coma é falta de resposta em que não é possível despertar a pessoa e em que os olhos permanecem fechados, mesmo quando ela é estimulada.
O que é estupor? No estupor a pessoa parece estar adormecida ou muito sonolenta, como se tivesse desmaiado. Ela acorda um pouco se as pessoas gritarem com ela ou se for sacudida ou beliscada.
A letargia geralmente é causada por infecções graves, principalmente quando afetam o sistema nervoso, como meningite ou encefalite. Além disso, a letargia também pode ocorrer devido a alterações metabólicas, como em caso de diabetes não controlada ou hipoglicemia grave, e AVC, por exemplo.
A letargia e a catalepsia têm o mesmo princípio, que é a perda momentânea da sensibilidade e do movimento, por uma causa fisiológica ainda não explicada. Diferem uma da outra pelo fato de que, na letargia, a suspensão das forças vitais é geral e dá ao corpo todas as aparências da morte.
Mudanças comportamentais, emocionais ou de pensamento: modificações no comportamento, como grosseria, mau humor ou letargia, tornam a vivência cotidiana da pessoa apática mais desafiadora. Já as mudanças de pensamento e emocionais são percebidas através do desinteresse por notícias, eventos sociais e reflexões.
... superficial ou vigil (coma de grau I) ao coma depassé (coma de grau IV), podendo o doente percorrer todos os graus de coma quer no sentido de recuperação, quer de agravamento. ...em repouso vigil e desaparece com os movimentos.
Há também na medicina a descrição da pré-síncope, chamada de lipotímia. Trata-se da sensação de perda de dos sentidos e da força muscular, mas sem a perda da consciência, e com integral conservação das funções respiratória e cardíaca. Tanto a síncope quanto a lipotímia devem ser investigadas.
Síncope é a perda súbita da consciência e do tônus postural, mais conhecida como desmaio. O indivíduo fica flácido, cai e recupera-se espontaneamente. É comum que o desmaio seja antecedido por membros frios, pulso fraco e respiração superficial.
A Estratificação do Risco Cardiovascular (RVC) é fundamental para reconhecer as pessoas e classificar o risco/vulnerabilidade a partir de suas necessidades, possibilitando a organização das ações individuais e coletivas que a equipe de saúde pode oferecer.
RST: são os Repeated Sprint Training. São sprints repetidos várias vezes com intervalos curtos. São caracterizados por sprints de 3 a 7 segundos e intervalos menores que 60 segundos.
Ajustes de estilo de vida: Priorize a higiene do sono, alimentação balanceada e atividade física regular. Tratamentos médicos: Aborde condições específicas com medicamentos e terapias.
A letargia é um estado de faqueza generalida e indisposição para realização das atividades do dia a dia, podendo ser proporcionada por vários tipos de patologias tais como anemias, doenças endocrinas, parasitoses e outros.
A fadiga, a sensação de fraqueza e a letargia são sintomas comumente atribuídos ao descondicionamento físico, aos distúrbios do sono e da saúde, à subnutrição e aos problemas emocionais.
- Letargia: se for difícil acordar o bebé ou se ele não lhe responder. - Febre acima dos 40,5 C. - Abdómen ou testículos sensíveis e inchados. - Marcas ou manchas roxas na pele, que não saem quando se estica a zona da pele dos lados da mancha (sem ser hematomas, excepto se se apresentarem à volta da cabeça).