Pirose (do grego "pýrosis", ação de queimar) ou azia, é a sensação de ardor (queimação), que tem início na parte posterior do esterno e que se propaga através de ondas ou golfadas, até a faringe, fazendo-se acompanhar de eructação com acidez e aumento da salivação.
A condição causa a sensação de calor excessivo, que pode aparecer associada a uma secreção de saliva e uma acumulação de gases. Também conhecida como azia, a Pirose produz-se quando a pessoa regurgita o ácido gástrico.
Ocorre, por exemplo, no refluxo gastroesofágico, condição na qual o conteúdo ácido do estômago reflui para o esófago lesando as suas paredes. A azia faz parte de um quadro mais abrangente de sintomas que se designam por dispepsia, termo que significa má digestão.
O que é pirose? Popularmente conhecida como azia, a pirose causa uma sensação de queimação no peito, logo abaixo do esterno, devido ao refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago, que é o tubo que conecta a boca ao estômago. É comum associar a pirose a um sabor amargo na boca ou na garganta.
A azia é caracterizada pela sensação de queimação, dor (que pode ser leve ou muito forte) na garganta e nas regiões superior e média do peito, além de um gosto ácido na boca. Normalmente, é sintoma de refluxo gastroesofágico (DRGE), uma doença do esôfago. O desconforto na região costuma aparecer logo após as refeições.
A azia refere-se a uma sensação de ardor que se localiza no epigastro, zona central do abdómen, ao nível da junção das últimas costelas. Quando esta sensação de ardor se estende pelo peito, posteriormente ao esterno (e eventualmente até à boca), designa-se por pirose.
A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago. Ela pode ser gastrite aguda, surgindo de repente, ou gastrite crônica, que demora para ser tratada e evolui aos poucos. Ela também pode ser chamada de gastrite enantematosa. A gastrite geralmente causa dor e azia, além de uma forte sensação de queimação.
A Rio Grande Energia (RGE) é a concessionária responsável pelo serviço de distribuição de energia elétrica em vários municípios do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, com sede em São Leopoldo.
Dispepsia é uma sensação de dor ou desconforto na parte superior do abdome; muitas vezes é recorrente. Pode ser descrita como indigestão, gases, saciedade precoce, empachamento pós-prandial, sensação de corrosão interna ou queimação.
A Epigastralgia é a dor na parte superior do abdome ou epigástrio, também conhecida popularmente como dor na “boca do estômago”. Essa dor abdominal pode estar relacionada a várias estruturas que estão presentes nessa região, até mesmo órgãos de outras regiões podem causar dor epigástrica, como o coração e pulmão.
O ardor no peito, em casos de infarto, pode ser confundido com uma azia. Já a sensação de compressão no tórax, por mais de 20 minutos, também é um sinal de alerta. É um sinal de alerta importante quando ocorre sem razão aparente, particularmente quando associado a falta de ar e dor no peito.
A inflamação repentina e acentuada do revestimento do estômago é chamada gastrite aguda. A inflamação que dura por muito tempo é chamada gastrite crônica.
CID K30: o que significa? CID K30 faz referência à dispepsia, conhecida popularmente como indigestão. O código integra a seção Doenças do esôfago, do estômago e do duodeno (CID K20-K31) do Capítulo XI – Doenças do aparelho digestivo (CID K00 a K93).
Dispepsia é uma condição na qual o paciente apresenta problemas relacionados à má digestão e alterações na sensibilidade da mucosa do estômago. Geralmente, esta situação está relacionada à presença da bactéria Helicobacter pylori, mas pode acontecer por diversos fatores.
Dispepsia: O que é? Dispepsia, geralmente designada por má digestão ou gastrite, é um conjunto de sintomas que se manifesta na topografia do estômago (região epigástrica), entre o umbigo e o tórax.
O que é RGE? O refluxo gastroesofágico (RGE) ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o interior do esôfago – um tubo muscular que leva o alimento e líquidos da boca para o estômago. O RGE também é chamado de refluxo ácido ou regurgitação de ácido porque os sucos digestivos do estômago contém ácido.
A Companhia Paulista de Força e Luz surgiu em 1912, com a fusão da Empresa Força e Luz de Botucatu, Empresa Força e Luz de São Manoel, a Companhia Elétrica do Oeste de São Paulo e a Empresa Força e Luz Agudos Pederneiras.
Pangastrite é uma inflamação que acomete todas as regiões do estômago. Também é conhecida como gastrite enantematosa. Uma inflamação que provoca dor, desconforto abdominal e até refluxo. Essa é a pangastrite, que, ao contrário da gastrite, não atinge somente uma parte do estômago, mas toda sua mucosa.
Há diferentes tipos de azia: Azia não complicada: é a mais comum. Tipicamente leve, não frequente (menos de duas vezes por semana), intermitente ou episódica. O início do sintoma geralmente acontece após a ingestão de alimentos, durante o exercício físico, na posição de decúbito ou durante a noite.
Causas. A azia está associada a alguns hábitos alimentares, como a ingestão de alimentos gordurosos, bebidas com cafeína, chocolate, álcool, líquido durante as refeições, fritura, carnes processadas, comida pronta congelada, pimenta, frutas cítricas e ingestão de um volume grande de comida de uma só vez.