Para locais com materiais combustíveis variados e risco de incêndios elétricos, o extintor ABC é a escolha mais segura. Já em ambientes com equipamentos eletrônicos sensíveis e sem grande presença de materiais da Classe A, o extintor CO2 pode ser a opção mais adequada.
O extintor co2 tem em sua composição dióxido de carbono que ao ser utilizado afasta o oxigênio que alimenta o incêndio e age de maneira segura, por meio de abafamento.
Extintores de CO2 não possuem Manometro. Por quê ? 4m
Quais os componentes do extintor ABC?
Os extintores ABC são feitos de Pó Químico Seco (PQS) e possuem um componente químico chamado monofosfato de amônia. Este componente é o principal responsável por extinguir o fogo. Nos incêndios de classe A, ele consegue isolar o comburente – um dos pilares do fogo – e sanar as chamas.
O extintor mais comum em edificações residenciais é o de pó químico seco (PQS), pois o mesmo serve para vários tipos de fogo e, além disso, é em geral mais barato que os demais. A média de valores encontrada no mercado é de R$ 80,00 para extintores de PQS BC e de R$ 115,00 para PQS ABC.
O pó químico ABC consegue extinguir princípios de incêndio causados pela combustão da madeira (A), Combustão de Gasolina e outros líquidos inflamáveis (B) e ainda queima de equipamentos elétricos (C), sem colocar em risco a vida do operador.
Este tipo de extintor extingue fogos originados pela queima de líquidos e gases inflamáveis, como gasolina e outros combustíveis (incêndio do tipo B) e também originários em equipamentos elétricos energizados (incêndio do tipo C). Também pode ser eficaz quando a origem é um material sólido, como papel.
Já os extintores de incêndio de alta pressão, que são aqueles com carga de dióxido de carbono (CO2) não utilizam indicador de pressão, por questões técnicas.
Os extintores à base de água não são permitidos nesse caso; C - Equipamentos elétricos energizados: motores, geradores, cabos, etc. Extintores de pó químico e Dióxido de carbono são os indicados para esse tipo de incêndio.
O dióxido de carbono é um agente extintor não condutor de eletricidade, o que o torna adequado para lidar com incêndios em equipamentos elétricos energizados. Uma grande vantagem do extintor de CO2 é que ele não deixa resíduos após a aplicação.
Repare que o extintor de CO2 na esquerda possui um objeto acoplado ao final da mangueira, que é o dissipador, já o extintor de incêndio ao lado não o possui. Isso é uma diferença importante que facilita muito sua identificação e diferenciação com os demais tipos de extintores de incêndio.
Ele ocorre quando o gás sofre a queda de pressão na válvula reguladora da pressão de entrada para uma pressão de entrega abaixo de 60 psig, surgindo como uma mistura de CO2 gasoso e sólido a uma temperatura na faixa de -70°F a 60 psig a -100°F nas pressões mais baixas.
Recomenda-se a utilização de extintores com pó químico seco BC ou ABC, bem como os com base de gás carbônico (CO2). Os extintores com espuma mecânica também podem ajudar, em casos de líquido sob pressão, derramamento em gravidade, etc — somente se o incêndio não for tridimensional.
EXEMPLO: Um extintor de Pó Químico ABC de 4 kg, tem uma capacidade extintora de 2-A:20-B:C, mas o que significa isso? As letras fazem referência a classe de incêndio; Os ":" (dois-pontos) separam as classes; E os números indicam justamente a capacidade dentro de cada classe.
Agente Extintor Indicação Água (H2O) É indicado para incêndios da classe A. Seu princípio de extinção é por resfriamento e age em materiais como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos e fibras orgânicas.
Os elementos que compõem o fogo são combustível, comburente e calor. Estes formam o Triângulo do Fogo. Quando ocorre a reação em cadeia desses três elementos, tem-se o quadrado do fogo, ou Tetraedro do Fogo, que substitui o Triângulo do Fogo.
Os principais tipos que são indicados para uso residencial são: Extintor de pó: são efetivos contra incêndios de classe A (materiais como papel, madeira, tecido, plástico e borracha), B (líquidos inflamáveis) e C (equipamentos e instalações elétricas), os quais são os principais causadores de incêndios domésticos.
Qual extintor é ideal para o incêndio de classe C?
GÁS CARBÔNICO (CO2): O extintor composto por dióxido de carbono é indicado para incêndios de classe C, pois não conduz eletricidade. Além disso, pode ser utilizado também em incêndios de classe B. Ele age por abafamento e por resfriamento em ação secundária.
Extintor de incêndio portátil de água pressurizada (AP) é utilizado no combate a incêndio da classe A (combustíveis sólidos, por exemplo, madeira, papel, tecidos, etc.) em áreas residenciais, comerciais e industriais. Capacidade extintora: 2 –A. O produto é certificado pela ABNT norma NBR 11715 e pelo INMETRO.
O pó ABC apaga todos os tipos de incêndio em veículos com eficiência e segurança. Este produto é largamente utilizado na Europa e Estados Unidos. Não é nocivo à saúde. Seu principal componente é o Fosfato Monoamônico, produto utilizado na fabricação de fertilizantes para o uso agrícola.
Extintor de incêndio sobre rodas de uso múltiplo com carga de Pó a base de monofosfato de amônia siliconado, utilizado no combate a incêndio das classes ABC.