O tubarão-branco, também chamado de grande branco, tem a fama de ser o mais feroz e agressivo de todos os tubarões, característico por atacar quem encontra pela frente e acompanhar navios oceanos afora, o que o tornaria um flagelo nos naufrágios.
Entre todos os predadores dos mares, o tubarão mais perigoso do mundo é o grande tubarão branco (Carcharodon carcharias). A informação é do Arquivo Internacional de Ataque de Tubarões (ISAF, na sigla em inglês), do Museu de História Natural da Flórida (Estados Unidos).
Seja por seu tamanho (ele pode chegar a 6,4 metros de comprimento) ou por seu comportamento predador, o tubarão-branco permanece no topo da lista de tubarões mais temidos. Não à toa, recebeu a alcunha de "rei dos oceanos", uma comparação ao leão, predador terrestre conhecido como "rei da selva".
A maioria dos ataques não provocados a humanos onde uma espécie é identificada envolve três grandes culpados: os grandes tubarões-brancos, tubarões-tigre e tubarões-touro.
O cação-lixa (Ginglymostoma cirratum), também encontrado no litoral nordeste, o pequenino cação-frango (Rhizoprionodon lalandii) e o tubarão-martelo (Sphyrna sp.), presentes na costa sul e sudeste, são reconhecidamente inofensivos, assim como muitas outras espécies.
2. Tubarões-Baleia São Filtradores. Sendo filtradores, tubarões-baleia não podem morder nem mastigar – eles são verdadeiramente os gigantes gentis do oceano.
Acredita-se que essa primeira bocada seja uma maneira de testar o valor nutritivo da refeição. Nessa "degustação", o branco dá uma mordida capaz de comer um cão de tamanho médio.
Qual é o tubarão que tem a mordida mais forte do mundo?
A conclusão foi que, em relação ao tamanho do corpo, os tubarões touro (Carcharhinus leucas) têm a mordida mais forte (cerca de 6.000 newtons de força), superando inclusive tubarões maiores. Esta espécie tem, em média, mais mais de dois metros de comprimento, mas, em alguns casos, pode ultrapassar os três metros.
Presente no imaginário popular quando se fala em ataque de tubarão, o grande tubarão-branco é historicamente o principal causador de ataques letais contra os seres humanos. A espécie pode atingir até 6,4 metros de comprimento e pesar 2,5 toneladas.
Os tubarões-brancos não são caçadores implacáveis (aliás, os seus ataques são cautelosos), nem sempre são solitários e podem ser mais inteligentes do que os especialistas pensavam.
Os animais que podem provocar acidentes nas praias são os ouriços-do-mar, as águas-vivas e caravelas e alguns peixes venenosos como os bagres e, mais raramente, as arraias e os peixes-escorpião. Outros peixes podem causar traumatismos graves, como os tubarões ou moréias, em situações ainda mais raras.
Conhecido como tubarão-mako, animal pode atingir até 70 km/h e foi flagrado próximo à Ilhabela. Mais um registro emocionante para quem gosta da vida marinha — ainda mais em águas brasileiras.
O tubarão mais perigoso do mundo é o grande tubarão branco ( Carcharodon carcharias ). Isso segundo o Arquivo Internacional de Ataque de Tubarões (Isaf, na sigla em inglês), do Museu de História Natural da Flórida (Estados Unidos).
Os "shark shields" são dispositivos que emitem ondas eletromagnéticas e interferem em receptores sensoriais dos tubarões. Eles são chamados de Ampolas de Lorenzini, que ficam nos focinhos desses animais.
Tanto quanto o sangue, qualquer odor e fluido corpóreo é sentido facilmente pelos tubarões há distâncias consideráveis. Fazer xixi na água também pode atraí-los.
Desloque a menor quantidade de água possível. Tente não se debater e mergulhar enquanto nada gradualmente para trás em direção à costa. “Você deve tentar manter o animal à vista e lentamente e gentilmente tentar nadar para trás e entrar em águas rasas.
Do que um tubarão branco teria medo, afinal de contas? Pois um novo estudo resolveu responder essa pergunta, e descobriu que há sim um animal de quem até mesmo os tubarões brancos têm medo: as orcas.
Um tubarão branco gigante tem tamanho máximo estimado de 6 metros, vive em mares temperados ao redor de todo o planeta e pode ser popularmente conhecido como “tubarão devorador de homens”, de acordo com o site Arquivo Internacional de Ataque de Tubarão (International Shark Attack File ou na sigla Isaf), do Museu de ...
Pouco se sabe sobre o tubarão-baleia, e por isso, há muitos cientistas interessados em estudá-los. Entretanto, o temperamento manso desse tubarão faz dele um alvo fácil para caçadores inescrupulosos. Essa espécie já é protegida em diversos países, pois já está ameaçada de extinção.
A espécie pode alcançar até três metros de comprimento, mas o exemplar encontrado na Escócia media 1,82 metro. Com aparência estranha, esse tipo de tubarão é constantemente comparado ao "o 'peixe-bolha", que foi chamado de o mais feio do mundo em 2013.
A praia da Boa Viagem é a que tem maior quantidade de ocorrências com tubarões no Brasil. Boa Viagem, a praia urbana mais famosa de Recife é a que lidera os registros de ataques de tubarões no Brasil, desde 1992 já foram registrados mais de 60 ataques.
Embora orcas já tenham sido documentadas caçando tubarões, golfinhos e até outras baleias sozinhas, acredita-se que esta seja a primeira vez que uma orca solitária caçou o maior peixe predador do mundo.