A resposta é sim! Sabemos que esses animais enxergam diferentes tons porque eles possuem as células responsáveis por captar cores nos olhos, que são os cones. Os humanos possuem três variedades desses cones, já os coelhos, somente duas. Isso significa que eles enxergam com uma paleta mais reduzida de cores do que nós.
Entre vertebrados, pelo menos alguns peixes ósseos, tartarugas, lagartos e aves podem discriminar cores. Nos mamíferos, apenas o homem e macacos podem discriminar cores, o que nos leva a concluir que o pano agitado pelo toureiro poderia ser de qualquer outra cor."
O rei das cores é o Squilla mantis, um tipo de camarão capaz de enxergar uma gama de cores muito maior que a observada pelo olho humano . Esse crustáceo leva vantagem sobre nós por ter uma retina com mais tipos de cones, os pigmentos que permitem enxergar colorido.
“Durante o dia, as cobras, por exemplo, utilizam seus olhos de maneira similar aos humanos, com os cones e bastonetes. Mas esses animais só enxergam em tons de verde e azul”, exemplifica o biólogo.
Os macacos-da-noite, por exemplo, têm hábitos noturnos e possuem apenas um tipo de receptor, sendo chamados de monocromatas. Esse tipo de animal parece enxergar em preto-e-branco, e não há problema, porque à noite o papel da cor é secundário - o cheiro é mais importante para os animais.
Em comparação com nós, os cães enxergam bem menos cores, apenas o amarelo, azul e tons de cinza. Bem diferente de uma visão “preta e branca”, que é o que muitas pessoas imaginam. Se quando falamos de cores, nossa visão é superior à dos cachorros, o “jogo vira” ao falarmos da visão na escuridão.
Portanto, eles não percebem as cores vermelha e laranja. Isso significa que a coloração dos tigres é verde para eles, o que lhes permite se camuflar perfeitamente ao meio ambiente, especialmente entre vegetação.
A ideia pronta das pessoas é que o boi não gosta da cor vermelha. Mas a verdade é que ele nem o vermelho consegue enxergar. Segundo o livro “Improving Animal Welfare”, de Temple Gardin, os bois não têm o receptor da cor vermelha na retina. Eles apenas vêem amarelo, verde, azul e tons de violeta.
Os animais enxergam colorido SIM, porém eles não conseguem distinguir todas as cores! Isso porque, eles possuem apenas dois cones (que são os receptores de cor) enquanto nos humanos possuímos três.
Qual é o animal mais inteligente do mundo inteiro?
Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra. Esse mamífero pode ser encontrado em regiões da África Central e Ocidental.
Entretanto, não têm boa capacidade para diferenciação entre tonalidades, tendo neste aspecto habilidade inferior àquela que possuímos. As cores que melhor visualizam, em ordem decrescente de discernimento, são amarelo, laranja, vermelho, azul, cinza e verde.
Os papagaios veem o mundo com visão ultravioleta. Na prática, enxergam cores invisíveis. “Quando eles olham para os pelos de outro papagaio, conseguem saber se é macho ou fêmea”, diz Susan Friedman, especialista em comportamento animal da Universidade do Estado de Utah.
Apesar de parecer que os coelhos enxergam bem, eles possuem dificuldade em diferenciar cores. Na verdade, esses pets só conseguem distinguir azul e verde.
A pomba possui até cinco tipos diferentes de cones, logo percebe mais cores do que um ser humano. A borboleta possui quatro tipos diferentes de cones. Um tipo de camarão tem pelo menos doze classes de células sensíveis à cor e provavelmente seja o animal que mais cores percebam.
Os gatos não são os únicos animais que têm olhos que brilham no escuro. Na verdade, a maioria dos animais noturnos conta com essa característica. Isso acontece porque essas criaturas precisam ficar de olho nos predadores durante a noite, ou caçar suas presas entre o anoitecer e o crepúsculo.
Muitos insetos, aves, répteis e peixes têm um pigmento extra, para a luz ultravioleta, e por isso enxergam coisas para nós invisíveis. Já mamíferos como gatos e cachorros são daltônicos, porque possuem só dois pigmentos – o verde e o azul.
São eles o de onda longa (vermelha), onda média (verde) e onda curta (azul). Já os cães têm apenas dois, correspondendo quase identicamente às sensibilidades de onda curta e de onda longa (azul e amarelo).
A questão é: Os peixes preferem uma cor à outra? Eles podem ver a cor? Estudando o olho do Walleye, o Dr. Dwight, em um relatório bastante extenso, concluiu que este peixe consegue ver, principalmente, as cores laranja e verde-limão.
Quanto às cores, a visão do cavalo não reconhece a cor vermelha, então tudo que ele vê são em tons e misturas de azul, amarelo, verde, preto e branco. Porém, enxergam muito melhor que os humanos quando há pouca luminosidade, durante a noite.
Conclui-se, portanto, que as aves reconheceram o alimento vermelho e o objeto azul, sendo a cor azul a de maior atratividade para pintos de corte em relação à vermelha.
O cavalo enxerga quase em 360 graus em torno de si mesmo. Isso ocorre porque seus olhos estão sobre os lados de sua cabeça. É por isso que ele é capaz de avistar objetos ou movimentos atrás dele, mesmo sem se voltar. Porém, há pontos cegos que o impedem de enxergar certos locais.
“Só cães e bovinos não enxergam cores; ainda assim, eles conseguem perceber diferentes tons de cinza”, ressalta o zoólogo paulista Ladislau Deutsch. A maioria dos bichos tem, sim, visão colorida – as abelhas, por exemplo, detectam até raios ultravioleta, para os quais os humanos são cegos.
Seus olhos têm apenas dois receptores de cores (ao invés dos três no olho humano). Felizmente para os caçadores, eles têm uma grande dificuldade em enxergar o laranja berrante. Mas eles são mais sensíveis que os humanos à luz na ponta azul do espectro.
Nossa retina possui três tipos de cores que são capazes de captar o azul, vermelho e verde, o que permite que enxerguemos uma variedade enorme de cores. Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.