O único metal elementar líquido estável à temperatura ambiente é o mercúrio (Hg), que é fundido acima de −38,8°C. Três metais elementares mais estáveis derretem logo acima da temperatura ambiente: césio (Cs), que tem um ponto de fusão de 28,5°C; gálio (Ga) a 30°C; e rubídio (Rb) a 39°C.
Como o mercúrio é obtido, se é líquido no estado natural? O mercúrio é o único metal líquido á temperatura ambiente porque seu ponto de fusão é muito baixo: menos 38 graus centígrados. Isso quer dizer que somente abaixo dessa temperatura ele é sólido, se não estiver combinado com outros elementos.
O que é MERCÚRIO? O Metal LÍQUIDO. Conheça suas propriedades e aplicações. A História do Mercúrio.
Onde é extraído o mercúrio?
O mercúrio é encontrado na crosta terrestre, em quantidade média de 0,08 gramas por tonelada de rocha. Há cerca de 25 minerais conhecidos que contêm mercúrio, mas a extração apenas é economicamente viável por meio do cinábrio (HgS) ou sulfeto vermelho, formado por cerca de 86% de mercúrio.
O MERCURIO é perigoso para a saúde porque quando ele entra no cor- po humano, vai para algumas partes do organismo e, com o tempo, pro- voca doenças. volta para as águas dos rios, contaminando peixes e plan- tas. Quando a pessoa come alimentos destas águas (pei- xes, verduras), pode se conta- minar.
O mercúrio é um elemento químico em forma de metal líquido e pesado que, sob condições normais, é encontrado em baixas concentrações no ambiente. Ele é naturalmente liberado devido a processos erosivos e erupções vulcânicas.
Mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente, conhecido desde os tempos da Grécia Antiga. Também é conhecido como hidrargírio, hidrargiro, azougue e prata-viva, entre outras denominações.
É o único metal líquido à temperatura ambiente (Ponto de Fusão = -38,8 ºC e Ponto de Ebulição = 356,7 ºC). É tão denso que um adulto poderia ficar sentado sem afundar em uma piscina cheia de mercúrio (densidade(Hg) = 13,534 g/cm3 a 20 ºC; para comparação, densidade(H2O) = 0,99 g/cm3 a 20 ºC).
O gálio é um metal líquido quando acima dos 29,76 °C. Se, nesse estado, o gálio mantiver contato com o alumínio durante dias, uma liga entre ambos pode ser formada, o que deixa o alumínio quebradiço.
Chamado de Hermes pelos gregos, Mercúrio é filho do deus Zeus e da ninfa Maia e irmão de Apolo. Por ter gênio para a permuta desde o nascimento, Mercúrio é também o deus do Comércio. Seu talento com as palavras rendeu-lhe o título de deus da eloquência e a função de mensageiro de Zeus.
Este possui número atómico 80 e massa atómica 200,59 e é o único metal que, à temperatura ambiente, se encontra no estado líquido. O mercúrio é conhecido desde cerca de 1500 a. C. O nome mercúrio deriva do latim hydrargyrum que significa prata líquida.
O que muita gente não sabe, no entanto, é que o contato desse elemento metálico com o organismo pode causar lesão ao sistema nervoso. De acordo com o coordenador do curso de Medicina da Univates, o médico Luís Fernando Kehl, em níveis excessivos, o mercúrio pode causar danos teciduais no organismo humano.
A inalação ou ingestão de grandes quantidades de mercúrio, no entanto, pode resultar em sérias consequências neurológicas. Os sintomas podem incluir tremores, insônia, perda de memória, dores de cabeça, fraqueza muscular e — em casos extremos — morte.
O mercúrio é um metal obtido através da ustulação de sulfetos e outros minerais. Ele é utilizado em garimpos, em antigas fábricas de cloro e soda (como catalisador em alguns processos químicos) e em pilhas de óxido de mercúrio.
Pegar o mercúrio com a mão não provoca consequências visíveis na hora, mas o metal vai entrar pela pele e ficar dentro do corpo, prejudicando sua saúde. E o pior nem é o mercúrio que você vê, mas aquele que você respira ou come sem saber.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera exposto o indivíduo que apresenta níveis de mercúrio no sangue acima de 10μg/L (microgramas de mercúrio por litro de sangue). “Cerca de 65% dos participantes apresentaram níveis de mercúrio acima de 10μg/L, ou seja, a grande maioria está exposta.
O que têm a maior quantidade de mercúrio são: tubarão, peixe-espada e agulha. Os que têm alta concentração de mercúrio, mas menos do que os anteriores: cavala, corvina (do Pacífico), bacalhau-negro, robalo chileno e atum. Os que têm uma quantidade moderada: robalo riscado, carpa, lagosta, tambaril e peixe-búfalo.